Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP
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Browsing Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP by Subject "3º Ciclo"
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- A educação para o desenvolvimento sustentável em manuais escolares da área científica de ciências da natureza : um estudo transversal (2º e 3º ciclos do Ensino Básico)Publication . Alves, Fátima da Ascenção Medeiros Botelho; Amador, FilomenaA consciência da impossibilidade de um crescimento contínuo num planeta finito e a necessidade de preservar os recursos naturais e ambientais, de modo a que as gerações futuras disponham do máximo de opções para maximizar o seu bem-estar e qualidade de vida, fez emergir a noção de Desenvolvimento Sustentável (DS). Isto pressupõe uma mudança de valores e atitudes em relação ao ambiente e ao progresso, tendo a educação um papel primordial nessa mudança. É neste contexto que surge a noção de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O DS possui várias dimensões, sendo a dimensão ambiental uma delas e que se encontra mais directamente relacionada com as Ciências Naturais. Sabendo ainda, que os professores de Ciências, na sua prática pedagógica, são influenciados pelo manual escolar e que este é um dos recursos mais acessíveis ao aluno, decidimos efectuar um estudo sobre a forma como a EDS é abordada nos manuais escolares de Ciências da Natureza no 2º ciclo e de Ciências Naturais do 3º ciclo. Como dispúnhamos de pouco tempo, optámos por analisar os dois manuais de cada ano escolar mais adoptados em 2008-2009. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo e os resultados a que chegámos indicam que há a preocupação de introduzir temas de EDS nos manuais e de ir ao encontro do Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB) que preconiza essa introdução. Porém, verifica-se alguma discrepância entre manuais do mesmo ano escolar no que diz respeito à frequência com que são referidos os temas de EDS. Constatámos também que em todos os manuais é dado um destaque maior à dimensão ambiental em detrimento das restantes dimensões do DS (social, económica e institucional). Verifica-se ainda que a abordagem dos temas de EDS não está bem distribuída pelos anos escolares dos dois últimos ciclos do ensino básico.
- Environmental sustainability in portuguese middle and high-schools : attitudes, perceptions and implementationPublication . Ferreira, José Rocha; Caeiro, SandraTendo em conta os atuais desafios ambientais, sociais e económicos com que os cidadãos se deparam numa base diária, existe uma exigência imposta aos jovens de hoje e decisores do futuro no que concerne à sua preparação para lidar com os desafios de sustentabilidade ambiental vindouros. Impõe-se por propósitos ambientais, sociais e económicos, uma análise do atual estado da educação na sua componente ambiental, não estritamente curricular, e numa etapa menos destacada - o terceiro ciclo e ensino secundário. O atual estudo explora de uma forma global a sustentabilidade ambiental implementada e percecionada nas instituições de ensino de terceiro ciclo e ensino secundário Portuguesas, recorrendo a uma análise quantitativa e qualitativa. Os resultados do presente ensaio, discussão e conclusões, suportam-se num conceito de triangulação de dados. A recolha de dados baseou-se na aplicação e estudo de um inquérito por questionário enviado por correio eletrónico às diversas instituições de ensino do país e na realização e análise de um conjunto de entrevistas telefónicas a instituições selecionadas, tendo por base a primeira recolha dos dados do questionário. A discussão realizada e resultados obtidos, pela baixa taxa de retorno, não permitem compreender de forma fiável o panorama nacional, mas deixam antever grande heterogeneidade e o pequeno número de iniciativas ambientais realizadas pelas instituições escolares. A reduzida sensibilização em relação à temática é também comum. A sustentabilidade ambiental implementada é muitas vezes mínima, tendo frequentemente na sua génese a simples redução de custos, sem qualquer planeamento ambiental e integração associados. A interação entre as entidades de ensino e o tecido empresarial envolvente, juntas de freguesia, câmaras municipais e mesmo governo central, em relação a iniciativas de sustentabilidade ambiental, é diminuta. A existência de sistemas de gestão ambiental é escassa e frequentemente muito simplificada. Falta de motivação, orientação e fraca sensibilidade ambiental são problemas reconhecidos. No curto e médio prazo, no entanto, muitas soluções estão disponíveis, sendo propostas neste trabalho.