CEMRI | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEMRI | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Chinese community in Portugal: history, migration, and businessPublication . Rocha-Trindade, Maria BeatrizThis text explores the presence of the Chinese community in Portugal, considering its specific characteristics and its evolution. Moreover, the individuality of this community motivated our interest in pursuing a research project, centred on the business community group established in this country. This study led to a transnational vision of the networks that interact in this field. The diversity of the migratory flows involved and the economic dimension prevailing throughout the entire Chinese diaspora compelled the analysis of their relationship in terms of European networks and the institutional link maintained with China itself.
- Economia solidária, plural e ética, na promoção do emprego, da cidadania e da coesão socialPublication . Ramos, Maria da Conceição PereiraAtravés de uma abordagem multidisciplinar, propomos caracterizar a economia social e solidária, terceiro sector, organizações sem fins lucrativos, mostrando a sua importância nas sociedades contemporâneas e a sua visibilidade crescente nas ciências sociais. Apresentamos diferentes conceptualizações e abordagens teóricas da economia solidária; especificidades desta economia plural no desenvolvimento local e seu potencial de emprego; responsabilidade social e ética no financiamento solidário, na promoção da cidadania e equidade e na construção de um paradigma económico alternativo; papel da cidadania empresarial na inclusão social e desenvolvimento de iniciativas que promovem o empreendedorismo social, o microcrédito e o voluntariado. Concluímos que a sedimentação de uma economia alternativa não é apenas de importância económica, mas também ética e política. A acentuada crise no mercado de trabalho, as fortes desigualdades e os riscos de exclusão social exigem dos diferentes atores da sociedade, públicos e privados, novas formas articuladas de intervenção social e comunitária. As potencialidades da economia solidária são múltiplas: valorizar a promoção do emprego e do empreendedorismo, o desenvolvimento social e territorial, o reforço da coesão social e da cidadania, a luta contra o desemprego e a pobreza. Esta economia coloca assim desafios e oportunidades de inovação nas suas relações com o Estado e a sociedade civil, e na reinvenção do próprio Estado-Providência.