CEMRI | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
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Browsing CEMRI | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- A abordagem da problemática sexual no deficiente mentalPublication . Ramos, Natália; Serrano, AnaO artigo apresenta, de forma genérica, algumas questões que se colocam na abordagem da problemática da sexualidade na pessoa com atraso mental, apresentando igualmente resultados de investigações sobre a temática, implicações psicológicas e sociais, bem como algumas atitudes e procedimento a ter em conta na abordagem da problemática, a qual exige uma análise integrada, aprofundada e individualizada, adaptada a cada caso específico.
- Nacionalismos de hoje, ideias de ontem e direitos linguísticosPublication . Silva, Mário Filipe daA Europa constitui historicamente um espaço de uma grande diversidade de muitos povos e Nações. A emergência de nacionalismos fundados na identidade dos povos que maioritariamente habitam o espaço geográfico dos Estados que historicamente se foram constituindo, não é um fenómeno recente. Discursos identitários, nacionalistas, que invocam a premência da defesa das maiorias ameaçadas, são roupagens novas para discursos antigos.
- Política de língua portuguesa no contexto migratório europeu (2010-2015)Publication . Silva, Mário Filipe daO artigo pretende ser uma breve contribuição para o estudo da evolução da Política de língua adotada pelos Governos de Portugal no Período 2010-2015. As referências de contextualização que abrangem o período pós-25 de Abril, no que respeita à difusão e ensino Língua Portuguesa no contexto migratório europeu e da UE em particular, das políticas da UE e dos países de acolhimento servem o propósito, ainda que de forma breve e concisa, de situar o quadro em que a política de língua externa de Portugal para o Ensino Português no Estrangeiro (EPE) se posicionou e agiu.
- Sobre o ethos na educação: dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa SantosPublication . Teixeira, Leônia Cavalcante; Ramos, NatáliaO momento civilizatório atual define-se como de crise epistémica, antropológica, ontológica e ética. Ratificando o espaço educacional como locus privilegiado de constituição de subjetividades, este estudo centra-se sobre as conceções de Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. As articulações entre filosofia, sociologia e educação iluminam a escola como território de construção subjetiva pela via da interdisciplinaridade. Habermas, em diálogo com a teoria kohlberguiana do julgamento moral, questiona o tecnicismo ao retomar uma ética iluminista cosmopolita emancipatória. Baseando-se na consideração da atualidade como momento de transição paradigmática, Santos posiciona-se contra as perspetivas iluministas antropológica, epistêmica e ética, propondo cartografias da experiência subjetiva que conduzam à emancipação por um ethos que se norteie pelo senso comum solidário. A discussão entre os autores dar-se-á considerando as relações entre ética e subjetividade no campo da educação, privilegiando os lugares do ensino-aprendizagem e do educador na instituição escolar. Mesmo a partir de perspetivas teóricas distintas, Habermas, apoiando-se em Kohlberg, e Santos afirmam-se como solidários à ideia de movimento, de emancipação e de resistência sociais, vislumbrando espaços de acolhimento da estranheza e pluralidade que caracterizam o alteritário, inclusive aí situando possibilidades de mudanças. Ao reivindicar-se um ethos para a educação, insiste-se na instituição educacional como locus forjador de subjetividades, acolhedor das diversidades, pluralidades, interculturalidades e vicissitudes humanas, da heterogeneidade, da singularidade, da diferença, da ambivalência, da contradição e do paradoxo que marcam o sujeito que, de modo algum, se reduz ao racional, ao biológico e ao homogéneo. Há que acolher uma mudança paradigmática no campo da educação, tanto epistemológica quanto metodológica, onde profissionais, familiares, alunos e sociedade em geral possam construir modelos de pertença do diferente, da diversidade e da complexidade na rede social e educacional.