Sociologia | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
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Browsing Sociologia | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "17:Parcerias para a Implementação dos Objetivos"
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- A ecologia cívica, participação, classes e desigualdades: uma abordagem crítica do empoderamentoPublication . Jacquinet, MarcNa base de vários estudos de caso e de um trabalho de terreno, na Europa e na África - mas também com reflexões comparativas em outros espaços de outros continentes, apresenta-se a questão da ecologia cívica desde uma perspetiva sociológica crítica e complexa em sociedades díspares. Nesta perspectiva, duas vertentes são aprofundadas: a da desigualdade e das classes sociais e a da interculturalidade e de meios multi-étnicos, que se apresentam como culturalmente e linguisticamente diversos. Os objetivos do projeto - ou de quatro projetos - foram vários nas suas distintas periodizações. O primeiro foi de perceber os problemas e as dinâmicas sociais de zonas urbanas degradadas (em termos ambientais mas também em termos económicos e sociais) e este objetivo se manterá até ao fim. O segundo objetivo era de aprofundar algumas questões em termos de pesquisa-acção (research action) integrando vários tipos de especialistas (além de sociólogos, economistas, antropólogos, engenheiros do ambiente, biólogos e outros responsáveis de urbanismo) e moradores dos diferentes espaços. O terceiro objetivo era integrar algum conhecimento disperso em termos disciplinares. O quarto objetivo era intervir nos locais em termos de “facilitadores”. A metodologia seguida, nas fases preliminares, foi a realização de entrevistas de informadores ou atores privilegiados nas áreas de intervenção. A seguir, procedeu-se a entrevistas e observações in loco assim como o estudo dos problemas sociais e sua percepção por decisores, habitantes das comunidades e das vizinhanças. Houve ainda entrevistas, participação em atividades e grupos de foco (focus groups).
- Universidade intercultural dos povos: articulando saberes para vidas sustentáveis e justas: policy briefPublication . Alves, Fátima; Castro, Hermano AlbuquerqueAcaba de ser publicado o Policy Brief Universidade Intercultural dos Povos: Articulando Saberes para Vidas Sustentáveis e Justas Autoria: Fátima Alves do Societies and Environmental Sustainability Research Group do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, Laboratório Associado Terra da Universidade de Coimbra e da sua Extensão na Universidade Aberta de Portugal que resulta do pós-doutoramento da investigadora realizado na ENSP/FIOCRUZ no âmbito do Programa CAPES-PRINT. O documento assenta num processo participativo e intercultural, desenvolvido com povos originários e comunidades tradicionais em dois territórios: Brasil: Parque Nacional da Serra da Bocaina e Serra do Mar, com o Observatório dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis (OTSS/FIOCRUZ); Portugal: Serras da Gata e da Malcata, com base em Vilar Maior. Prevê-se que esta articulação se amplie a outros contextos nacionais e internacionais. Com base em epistemologias plurais e inspirada nas cosmologias do Buen Vivir e da saúde coletiva, a Universidade Intercultural dos Povos (UIP) propõe: Co-produzir conhecimento com comunidades e territórios como resposta às desigualdades em saúde e ambiente; Democratizar os saberes indígenas, tradicionais e locais no ensino superior; Valorizar a natureza como sujeito de cuidado, reciprocidade e pertença. O Policy Brief identifica desafios centrais para esta transformação: Barreiras à inclusão de saberes não-hegemónicos na academia e nas políticas públicas Falta de reconhecimento formal dos conhecimentos locais Sub-representação das comunidades nas decisões que afetam os seus modos de vida Por isso, avança com recomendações de política pública concretas: Apoio governamental à UIP como modelo de educação intercultural Legislação inclusiva para a proteção da sociobiodiversidade e dos direitos da natureza Investimento em inovação educativa Parcerias internacionais sólidas Reconhecimento dos saberes tradicionais e locais nas agendas de investigação e desenvolvimento sustentável Aceda ao documento completo através do link abaixo e junte-se à conversa sobre um futuro mais inclusivo e resiliente.