Gestão | Management
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Browsing Gestão | Management by Sustainable Development Goals (SDG) "12:Produção e Consumo Sustentáveis"
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- Contributo para a concepção de um modelo de classificação racional das operações empresariais e seu tratamento contabilístico (POC)Publication . Caiado, António Campos Pires; Ferreira, Rogério Fernandes; Gonçalves, AmílcarA Contabilidade, ao longo dos séculos, tem procurado dar resposta às crescentes solicitações de informações de cariz contabilístico suscitadas pelos seus diversos destinatários. A divulgação nos finais do século XV, do conhecimento contabilístico decorrente da adopção do método das partidas dobradas, inserto num tratado de matemática, representou um marco decisivo na evolução da Contabilidade. Em consequência do significativo aumento dos fenómenos empresariais decorrentes da Revolução Industrial, a Contabilidade teve avanços importantes durante o século XIX, época em que surgiram diversas correntes doutrinárias – as denominadas escolas contabilísticas. O aparecimento do computador, em meados do século XX, não proporcionou alterações imediatas no processamento de dados contabilísticos. Tal só veio a ocorrer nas últimas duas décadas, com a introdução generalizada do computador junto das empresas, designadamente as de menor dimensão. Entretanto, um outro movimento veio dar impulsos decisivos à Contabilidade – a harmonização ou normalização contabilística –. Após a coexistência de vários modelos estamos a assistir a um movimento de normalização contabilística à escala internacional. O tradicional dualismo, inerente ao método das partidas dobradas, pode ser alargado a outras perspectivas contabilísticas. Para além da determinação de posição financeira e do apuramento dos resultados na óptica do acréscimo, importa ainda calcular e repartir os custos na óptica interna da gestão e elaborar a demonstração dos fluxos de caixa. Tendo em vista a obtenção simultânea das informações, em consequência das mencionadas perspectivas contabilísticas, apresentamos um contributo para a definição de um modelo de classificação racional das operações empresariais e do seu tratamento contabilístico na óptica do Plano Oficial de Contabilidade (POC). O modelo prevê a identificação, codificação e apresentação das operações empresariais subjacentes às contas do POC e dos correspondentes lançamentos contabilísticos simples ou de primeira fórmula e a sua relação com os lançamentos a débito e a crédito das contas das classes da Contabilidade Geral ou Externa, Interna e de Fluxos de Caixa. Tratando-se de um modelo descritivo e de natureza teórica e considerando as diversas linguagens informáticas possíveis para o tratamento automático do modelo, não se apresenta qualquer caso concreto de aplicação da metodologia. No entanto, é possível antever que a informatização e tratamento das operações empresariais, segundo as ópticas referidas, irá facilitar as tarefas adstritas aos profissionais da Contabilidade, designadamente nos procedimentos de entrada, de processamento, de produção e de análise dos dados e dos relatórios. Por último, importa assinalar que é relativamente fácil adaptar o presente modelo a qualquer outro plano de contas, o que pode trazer benefícios significativos à estruturação da Contabilidade.
- Do efeito país de origem ao uso da origem Portugal como estratégia de marca : contributo das atitudes dos consumidores portugueses relativamente ao tomate processado e ao azeite nacionaisPublication . Silva, Carlos António Pinheiro Francisco e; Porfírio, José; Almeida, Maria do Rosário
- A integração dos portos nacionais e do "Ro-Ro" nos sistemas logísticos globais do automóvel : a formação de bipolaridadesPublication . Dias, João Carlos Quaresma; Gonçalves, AmílcarA emergência da globalização das economias e a explosão das redes da informação, está simultaneamente a globalizar e a acelerar a circulação física das mercadorias e produtos que, neste inicio de século e de milénio, assume proporções nunca antes imaginadas A racionalização dos recursos que intervêm nos diversos processos da produção e distribuição, já não é hoje vista apenas no âmbito estrito de cada um dos elementos que compõem o respectivo segmento, mas sim de uma forma integrada, de maneira a obter-se um processo global optimizado, ou seja, uma cadeia logística harmoniosa, sem atritos e tão porta-a-porta quanto possível. Uma cadeia optimizada em termos dos recursos consumidos, dos custos e dos tempos de circulação, e que, fundamentalmente, acrescente valor satisfazendo o cliente final que é a entidade que puxa toda a cadeia e promove o arranque de todos os ciclos nos respectivos sistemas logísticos. Tais sistemas, que quando se destinam à produção e distribuição de veículos automóveis, correspondem a um dos exemplos mais paradigmáticos desta movimentação logística global. Portugal, país ribeirinho, apesar de funcionar actualmente e em termos económicos, como periferia do centro, participa nas cadeias de valor deste produto cada vez mais popular e personalizado, o veículo automóvel e consegue, ainda, integrar a ligação por transporte marítimo entre a produção e o consumo deste bem. Consideramos que a investigação mostrou que, para o caso português, existe um modelo funcional de integração do transporte marítimo de curta distância nas cadeias logísticas dos veículos automóveis o qual reside na formação de bipolos logísticos entre pólos portuários e plataformas logísticas terrestres. Finalmente, espera-se que os diversos níveis de decisores possam encontrar neste trabalho informação útil à formulação das estratégias que, a bem da competitividade da economia nacional, é necessário implementar.
- As melhores práticas de gestão para a melhoria da fiabilidade operacionalPublication . Canuto, Rui Manuel Ferreira; Pereira, Filipe José Didelet; Gonçalves, AmílcarAs funções e as práticas operacionais industriais da produção e da manutenção inerentes à exploração dos equipamentos produtivos devem garantir o conhecimento e a avaliação dos riscos de avaria para maximizar a fiabilidade operacional e a disponibilidade dos equipamentos assim como a redução dos custos operacionais. Numa actividade industrial tão relevante para a economia do país como a da produção de pasta para papel a gestão operacional tem um papel decisivo na sustentação da produção, na criação do valor, na competitividade, na garantia ao trabalho e, consequentemente, no desenvolvimento sustentado. Assumem, deste modo, uma importância decisiva os modelos de gestão que aglutinem desenvolvimentos científicos e tecnológicos bem como as necessárias capacidades pessoais que visem desenvolver as Organizações para a satisfação de todos os seus intervenientes. Na perspectiva da gestão operacional da manutenção industrial considerada como um dos factores chave para a melhoria da fiabilidade operacional das Organizações (empresas) de fluxo e laboração contínuas, em particular nas de produção de pasta para papel, experimenta-se, aplica-se e desenvolve-se neste trabalho o resultado de modelos parciais distintos mas que se conjugam e integram entre si para reduzir os custos e aumentar a eficiência e a eficácia operacional. Um dos modelos, o dos riscos proporcionais, é um modelo de fiabilidade semi-paramétrico que determina a contribuição de cada uma das variáveis independentes ao longo dos intervalos do tempo de funcionamento dos equipamentos em risco de avariar. Tratando-se de um processo produtivo contínuo do tipo flow shop onde a maximização da disponibilidade dos equipamentos é privilegiada o atendimento das notificações efectuadas à manutenção para a detecção de falhas ou para a reparação das avarias segue uma disciplina do tipo first-in first-out. Assim, os outros dois modelos parciais paramétricos, um deles suportado pela teoria das filas de espera e o outro pelas oportunidades de subcontratação, visam dimensionar respectivamente as equipas a afectar directamente os diferentes serviços de manutenção em regime de insourcing e em outsourcing pontual durante as paragens programadas ou de oportunidade das instalações produtivas para, em conjunto, reduzirem os custos operacionais. Com o presente trabalho pretende-se trazer ao conhecimento mais dados e resultados sobre a realidade operacional e com estes demonstrar que é preferível para diminuir os custos de manutenção de grandes empresas de processo recorrer a recursos internos e externos de manutenção em vez de recorrer apenas a recursos externos. São considerados no presente estudo os dados que foram recolhidos entre 2004 e 2005 em regime de outsourcing da manutenção das diferentes famílias de equipamentos classificados de rotativos, estáticos, lineares e os de regulação e controlo. Em presença dos resultados obtidos relativos a cada valor das variáveis significativas encontradas implementaram-se entre 2006 e 2007 medidas de forma a minimizar a “intensidade” desses valores e, tomando em consideração as tarefas/acções sistemáticas antes efectuadas pelas funções manutenção e produção sobre os equipamentos, reformularam-se as equipas, as tarefas/acções e as respectivas periodicidades já num novo regime de gestão entre o insourcing e o outsoursing (bestsourcing) da manutenção, no sentido de reduzir o efeito das variáveis significativas encontradas e transformá-las em maior valor acrescentado para a Organização. Em consequência das alterações levadas a efeito no processo operacional da linha de produção de pasta de papel (na área do branqueamento) já durante o final do 2º semestre de 2006 e o 1º trimestre de 2007 obtiveram-se novos resultados que conduziram, simultaneamente, à diminuição da probabilidade da ocorrência de avarias nos equipamentos produtivos estudados e dos custos operacionais. Paralelamente foram também detectadas lacunas de competências em diferentes especialidades dos serviços de manutenção, redimensionaram-se os recursos internos (insourcing) para o atendimento diário das avarias fortuitas e os serviços externos contratados (outsourcing) para o atendimento pontual dos trabalhos de manutenção a aguardar paragens programadas dos equipamentos fabris. Procurou-se e conseguiu-se ainda extrapolar alguns dos resultados obtidos, nomeadamente os respeitantes aos tempos médios das chegadas dos pedidos de reparação e os respectivos tempos médios de reparação, para o dimensionamento esperado das equipas de manutenção das restantes áreas fabris da linha de produção de pasta para papel.
- Modelo funcional de gestão da manutenção baseado na fiabilidadePublication . Sena, Francisco Manuel Vicente; Pereira, Filipe José Didelet; Gonçalves, AmílcarA manutenção e a sua gestão assumem uma importância primordial no contexto produtivo devido, fundamentalmente, ao aumento da complexidade dos sistemas técnicos e à rede relacional estabelecida por estes com outros sistemas existentes na sua envolvente. O relacionamento com os sistemas na envolvente poderá fazer-se num ou em ambos os sentidos. Torna-se fundamental, para uma gestão completa dos sistemas tecnológicos complexos, que haja da parte dos operadores o conhecimento claro e conciso das potenciais condições e consequências de exploração normal e em falha. Para o desenvolvimento de uma estratégia de manutenção baseada na fiabilidade, será o ponto essencial de partida. É fundamental o conhecimento do sistema e da sua relação com os componentes físicos. Assim, para que a estrutura funcional possa manter a sua capacidade normal é necessário identificar e caracterizar tarefas de manutenção preventiva dirigidas aos componentes. As falhas funcionais nos sistemas complexos poderão ocasionar consequências em termos de segurança, de ambiente e de custos de perda de operacionalidade e de qualidade. O aprofundamento da modelação funcional de sistemas complexos permite a construção de modelos hierárquicos funcionais formais, possibilitando, na sua sequência, a criação de modelos do sistema em que os processos de manutenção serão baseados na função e na fiabilidade. A estrutura hierárquica funcional será desenvolvida por diversos níveis sendo as subfunções na base da árvore funcional, pela sua negação, usadas como os eventos de topo das árvores de falhas. As árvores de falhas ligarão de forma lógica e sistemática as falhas funcionais (eventos de topo) com as falhas de componentes físicos (eventos básicos) responsáveis por aquelas falhas. A criação de diagramas de decisão específicos permitirá a definição de critérios e a sistematização na escolha das tarefas de manutenção adequadas para a eliminação ou atenuação das falhas dos componentes físicos. Na escolha das tarefas de manutenção serão consideradas as consequências das falhas, a importância das falhas e as alternativas de operação face à ocorrência das falhas. O modelo desenvolvido no trabalho será aplicado a um navio de transporte de produtos petrolíferos.
- A relevância da informação financeira e não financeira na tomada de decisões de investimento : uma análise no mercado de capitais em PortugalPublication . Cravo, Maria de Fátima Rodrigues; Almeida, José Joaquim Marques deNa presente dissertação avaliamos a aptidão da informação financeira para influenciar as decisões de investimento no mercado de capitais português e identificamos as avaliações de desempenho não financeiro mais importantes para a valorização do preço de mercado das acções. Na primeira parte, analisamos de forma comparativa diversos estudos que se debruçaram sobre esta temática. Identificamos os factores condicionantes da perda de relevância da informação financeira e expõem-se os efeitos adversos daí resultantes para as empresas e para a economia. Analisamos, também, a informação não financeira mais importante para os participantes no mercado de capitais, a sua influência na avaliação das acções e nas decisões de investimento e explicitam-se as metodologias mais recentes para a sua mensuração e divulgação. Na segunda parte avaliamos a relevância da informação financeira e não financeira no mercado de capitais em Portugal. O nosso estudo centra-se na análise da capacidade informativa daquela informação segundo duas perspectivas: a quantitativa e a qualitativa. Na primeira, a quantitativa, a metodologia seguida foi a análise de regressão linear. As nossas hipóteses de estudo foram testadas com base numa amostra constituída pelas sociedades que em 2005 integraram o índice PSI 20 e a análise abrangeu o período compreendido entre 2000 e 2007. Verificámos que a informação financeira influenciou significativamente a tomada de decisões de investimento. Observámos que o capital próprio apresenta uma relevância superior à do resultado contabilístico e que esta variável é menos informativa nas empresas que investem expressivamente em intangíveis. Na perspectiva qualitativa centrámos a análise na informação não financeira. O método de recolha da informação consistiu no envio de um questionário para as sociedades de intermediação financeira que elaboram relatórios de research e/ou emitem recomendações de investimento. Verificámos que esta informação é tida como muito útil, sendo largamente utilizada pelos analistas financeiros.