Educação Pessoal, Social e Comunitária
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Browsing Educação Pessoal, Social e Comunitária by Sustainable Development Goals (SDG) "16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes"
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- Gestão de conflitos e prevenção da violência em meio escolar : das percepções dos diferentes "Actores" às práticas mais correntes em duas escolas do 2º ciclo do ensino básico da Região Centro : enquadramento teórico : estudos de casoPublication . Ferreira, Elsa Dulce; Grave-Resendes, LídiaO presente trabalho, situado na área da Educação Pessoal, Social e Comunitária, surgiu na sequência de um estudo exploratório, realizado no ano lectivo de 2001/2002, com o objectivo de contribuir para a avaliação da aplicação de uma técnica de Resolução Alternativa de Conflitos: a Mediação entre Pares, numa Escola do 2º ciclo da Região Centro. Na primeira parte do nosso trabalho de investigação, partindo do enquadramento teórico da discussão em torno das definições atribuídas aos conceitos de conflito, indisciplina e violência, em geral e, em particular, a sua aplicação aos comportamentos disruptivos, atribuídos a um número crescente de crianças e jovens, que frequentam as escolas, de vários países, procurámos fazer o ponto da situação, em Portugal e noutros países da Europa, nomeadamente, a Alemanha, a Espanha, a Grécia e o Reino Unido. Abordámos, em seguida, com algum desenvolvimento, a problemática do bullying entre pares e, por fim, fizemos referência a alguns projectos anti-bullying, com especial relevo para o “Olweus Bullying Prevention Program” (OBPP), pelo seu carácter pioneiro e pelos resultados positivos que obteve. Salientámos, igualmente, algumas das medidas que têm sido tomadas para combater o fenómeno da violência em contexto escolar, muitas delas orientados no sentido de proteger as vítimas. Na segunda parte do Relatório, apresentámos dois estudos de caso paralelos, instrumentais e essencialmente qualitativos (alguns dados tiveram tratamento estatístico) realizados em duas escolas, geograficamente próximas e inseridas em contextos semelhantes, a fim de reduzirmos ao mínimo a interferência de variáveis exteriores à problemática em estudo. Uma das escolas aplicava uma técnica RAC – Mediação entre Pares, para gerir os conflitos entre os alunos; a outra recorria à vigilância e acompanhamento regular dos alunos problemáticos, O nosso objectivo era comparar o clima das duas escolas, do ponto de vista dos sujeitos, identificando a presença e a prevalência de comportamentos disruptivos, as medidas tomadas pelos sujeitos para lhes fazer face e, finalmente, os resultados obtidos, através do sentido de evolução da indisciplina e da violência, nas referidas escolas, ao longo do ano lectivo de 2002/2003. Não pretendendo generalizar os resultados destes estudos a outras escolas e a outros contextos, podemos, no entanto, concluir que para gerir de modo adequado os conflitos entre os alunos e prevenir a indisciplina e a violência, é necessário promover um diálogo aberto e um trabalho cooperativo, entre todos os elementos da comunidade educativa.
- A reconfiguração didáctica : implicações da educação para a cidadania nas práticas da educação geográficaPublication . Miranda, Branca; Ferreira, Manuela MalheiroA sociedade do século XXI vive um período de transição. A conflitualidade social,política e económica pôs em causa o mundo moderno e esboçam-se já novos caminhos, num esforço de atingir a harmonia, ao mesmo tempo que outros indicadores nos remetem para uma maior desigualdade entre regiões e grupos sociais, uma mais acentuada segregação e isolamento das minorias e o aumento dos excluídos. À problemática da exclusão junta-se o desinteresse pela actividade política por parte de uma elevada percentagem da população o que faz despertar a necessidade de repensar o acto educativo, definindo as funções que poderá desempenhar num processo de mudança de mentalidades e os possíveis contributos sociais que dai poderão advir. Partindo de propostas desenvolvidas ao nível do Conselho da Europa, das análises elaboradas por diversos autores bem como de investigações feitas no terreno,procurou-se interpretar os documentos, que a este propósito, foram produzidos nos últimos anos pelo Ministério da Educação. A fragilidade teórica de algumas propostas levanta inúmeras interrogações relacionadas com a sua exequibilidade,questões que são sublinhadas pelos professores entrevistados e que em nenhum momento se sentem à vontade para desenvolver a Educação para a Cidadania no contexto das suas aulas. As características do currículo de Geografia, dos alunos e das escolas são outros tantos entraves que os professores apontam para que se processe uma mudança real no sistema educativo. Procurando responder às necessidades dos professores apresenta-se uma proposta para a Didáctica da Geografia cuja finalidade consiste em explicitar de que modo a Educação para a Cidadania e a Educação Geográfica se entrelaçam e podem estabelecer relações harmoniosas no processo educacional, contribuindo para a formação integral do aluno.