Sociologia | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
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Browsing Sociologia | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- Comunidades que cuidam: questionário a jovens. Açores, Portugal. RelatórioPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelNo âmbito do projeto de investigação Frontline Politeia - Take prevention science training to the substance use and crime prevention frontline, cofinanciado pela Comissão Europeia , o CTCYS foi aplicado paralelamente nos países que já tinham essa prática e nos países onde foram diagnosticadas carências de dados sistematizados de suporte à decisão e à intervenção preventiva. Portugal integra-se neste segundo grupo de países onde o questionário foi aplicado com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e apoiar a atuação nas comunidades selecionadas. O CTCYS foi originalmente concebido para ser aplicado a adolescentes e jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, permitindo, assim, a avaliação dos níveis de exposição aos fatores de risco e aos fatores de proteção em idades diferentes. Orientando, deste modo, as intervenções preventivas de modo adequado. Para aplicação do instrumento em Portugal, foi necessário realizar as etapas de tradução e adaptação do questionário. Começamos por realizar uma tradução especializada com adaptação cultural. Esta etapa foi validada através de um pré-teste cognitivo, que consistiu na validação por especialistas em focus group. Seguiu-se um pré-teste piloto do instrumento, validando também os procedimentos de aplicação em sala de aula. Daqui resultou a validação da confiabilidade do instrumento, da validade das escalas, bem como da adaptação cultural e de linguagem dos itens do questionário. No final de todo este processo, ficamos com a versão final para aplicação . Neste processo foi decidido aplicar o questionário online aos alunos a frequentar o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário. O questionário CTCYS foi aplicado na Região Autónoma dos Açores (RAA) aos alunos a frequentar entre o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário, no período compreendido entre março e maio de 2023. Daqui resultaram 1.218 respostas completas.
- From voices to action: empowering participatory governance (Third Policy Brief)Publication . Alves, Fátima; Vidal, Diogo GuedesEste policy brief surge num momento crucial em que os discursos sobre participação cidadã proliferam, mas os dispositivos institucionais ainda resistem a integrar verdadeiramente as vozes plurais da sociedade nos processos de decisão. A análise desenvolvida nas Comissões Territoriais para o Co-Design (TCCDs) revela não apenas o enorme potencial da participação pública para enriquecer e legitimar as políticas no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, mas também os seus desafios estruturais: Persistem lacunas de representação, sobretudo de jovens, comunidades rurais e grupos marginalizados; A fadiga participativa desafia a sustentabilidade dos processos deliberativos; Falta vinculação institucional real dos resultados dos processos participativos às políticas públicas. Mas há também sinais fortes de esperança: A participação ativa aumenta a literacia política e ecológica dos cidadãos; Processos colaborativos despertam sentido de pertença, responsabilidade cívica e confiança mútua; Os modelos híbridos (digital/presencial) ampliam a acessibilidade e inclusão, desde que haja suporte adequado. As recomendações avançadas são claras: Compensar a participação com tempo, transporte ou apoio social; Reforçar os canais de comunicação contínua e transparente; Integrar resultados nas decisões desde o início, com envolvimento político real; Promover uma cultura de avaliação reflexiva e adaptativa. Para que a transição ecológica seja justa, precisa também de ser democrática e co-criada.