RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) / OPEN EDUCATIONAL RESOURCES
Permanent URI for this community
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Conteúdos do Arquivo Audiovisual UAb, recursos institucionais e recursos produzidos pelos docentes no âmbito das suas atividades letivas.
Todos os documentos têm uma licença creative commons que define os termos da utilização, adaptação e distribuição.
A construção do acervo é alimentada de forma colaborativa pela comunidade UAb com base em diretrizes institucionais comuns e rigorosos processos de validação que garantam a curadoria da informação e a qualidade dos conteúdos.
News
Recursos educativos concebidos e produzidos pela UAb disponibilizados em acesso livre e irrestrito. Os conteúdos validados científica e pedagogicamente abrangem diversos domínios do conhecimento e das áreas curriculares UAb e pretendem constituir-se como auxiliar nas estratégias pedagógicas de apoio à aprendizagem.
O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) / OPEN EDUCATIONAL RESOURCES by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 2981
Results Per Page
Sort Options
- 13.º Webinar “Dar Voz à Língua”: production écrite collaborative et dictée numérique en classe de languePublication . Renani, Âzar; Marques, Isabelle SimõesO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 13.º webinar responde-se às seguintes questões: - Como fazer do ditado uma atividade colaborativa, digital e lúdica? - Como evitar o uso de inteligência artificial ao realizar tarefas escritas? - Como dar à ortografia o lugar necessário em cursos virtuais?
- 17.º Webinar “Dar Voz à Língua”: inteligência artificial no ensino do português: desafios e oportunidadesPublication . Moura, Adelina; Seara, IsabelO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 17.º webinar responde-se às seguintes questões: - Que modelo de educação para a era da IA? - Como posso ensinar amanhã sabendo que existem estas tecnologias? - Quais são os benefícios e os riscos da ia na educação? (partilha de práticas)
- 18.º Webinar “Dar Voz à Língua”: introducing critical virtual exchange (cve) based CPDPublication . Hauck, Mirjam; Rodrigues, Cristiana Vasconcelos; Göttsche, KatjaO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 18.º webinar responde-se às seguintes questões: - Como podemos preparar os alunos - incluindo professores estagiários - como cidadãos capazes de se envolver com questões complexas de maneiras equitativas e socialmente justas? ; Por que a alfabetização crítica de diversidade e a alfabetização digital crítica são relevantes? ; Qual é o papel da troca virtual crítica (cve) como uma intervenção pedagógica?
- 19.º Webinar “Dar Voz à Língua”: o vídeo no ensino de português língua estrangeira: abordagens e ferramentasPublication . Pereira, João Paulo; Seara, IsabelO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 19.º webinar responde-se às seguintes questões: - Como tem evoluído as abordagens de exploração didática do vídeo no contexto do ensino de línguas não maternas?; - Como é que se pode tirar partido do vídeo para promover a aquisição de competências linguísticas, mas também outras destrezas relacionadas como o seu carácter multimodal?; - O que nos diz a investigação sobre a aplicação de ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento da compreensão do oral?
- 1º Congresso Internacional "A Guerra Colonial: Realidade e Ficção”. Primeira parte: RealidadePublication . Teixeira, Rui de Azevedo; Leão, Helena; Vaz, Luís ArmandoMomentos da reportagem do 1º Congresso Internacional “ A Guerra Colonial: Realidade e Ficção”, organizado pela Universidade Aberta, em Lisboa, no Instituto da Defesa Nacional, de 13 a 15 de abril de 2000. Sessão de abertura: discursos de Rui de Azevedo Teixeira e de Maria José Ferro Tavares, da Universidade Aberta. Primeira parte: Realidade: comunicações de Carlos Matos Gomes/Carlos Vale Ferraz, de Almeida Bruno, de Rui Carita, de Garcia Leandro, de Pezarat Correia, de Fernando Rosas, de Salvato Trigo, de David Martelo, de A. Costa Pinto, de John Cann, de Alpoim Calvão, de Manuel dos Santos Lima, de Tomé Pinto, de Luís Rosa, de Guilherme de Melo, de Mário Pádua e de José Manuel Barroso.
- 1º Congresso Internacional "A Guerra Colonial: Realidade e Ficção". Segunda parte: FicçãoPublication . Teixeira, Rui de Azevedo; Leão, Helena; Vaz, Luís ArmandoMomentos da reportagem do 1º Congresso Internacional “A Guerra Colonial: Realidade e Ficção”, organizado pela Universidade Aberta, em Lisboa, no Instituto da Defesa Nacional, de 13 a 15 de abril de 2000. Segunda parte: Ficcão: comunicações de Joana Ruas, de Barão da Cunha, de Álvaro Guerra, de Leonel Cosme, de Armandina Maia, de Maria Antónia Fiadeiro (leitura de texto de António S. Viana), de Nelly Novaes Coelho, de Carmo Reis, de Pires Laranjeira e de Rui de Azevedo Teixeira. Encerramento: discurso de Hermano Carmo.
- 1ºs passos das práticas de investigação aberta do investigadorPublication . Morgado, LinaEste recurso apresenta o ponto de situação da publicação depositada na comunidade LE@D no Repositório Aberto da UAb e as estratégias para a sua ampliação e sustentabilidade da mesma.
- 20.º Webinar “Dar Voz à Língua”: diseño de actividades multimedia para la clase de lenguas extranjeras con H5P e inteligencia artificialPublication . Casañ-Nuñez, Juan Carlos; Chenoll, AntonioO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 20.º webinar responde-se às seguintes questões: Qual é o potencial pedagógico do conteúdo interativo h5p? ; Como o H5P pode ser integrado em uma sequência didática para introduzir os ODS na sala de aula de línguas estrangeiras? ; Como podemos usar o chatGPT para acelerar o design de conteúdo H5P?
- 21.° Webinar "Dar a Voz à Língua": new directions in pronunciation instructionPublication . Mason, Julie; Oliveira, Susana M.O grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 21.º webinar responde-se às seguintes questões: What Is The Difference Between Top-Down And Bottom-Up Pronunciation Instruction?; Which Of The Two Is More Effective In The Language Classroom?; What Does This Mean In Terms Of Classroom Activities?
- 40 anos de meteorologia em PortugalPublication . Instituto de Tecnologia Educativa; Azedo, ArturPrograma dedicado aos 40 Anos de Meteorologia em Portugal (1946/1986), realizado pelo Instituto de Tecnologia Educativa em 1986. Participação de Luís Alberto Mendes Victor, diretor do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG).