Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web | Master’s Degree in Informatics Engineering and Web Technology - TMEITW
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Browsing Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web | Master’s Degree in Informatics Engineering and Web Technology - TMEITW by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- Contextos virtuais na aprendizagem da informática: um estudo na área de redes de computadoresPublication . Selombo, Tomás Francisco Lucas; Cardoso, VitorA prática da lecionação da disciplina de Redes de Computadores tem revelado algumas dificuldades sentidas pelos estudantes dos cursos de Engenharia Informática e afins. Nota-se uma gritante falta de motivação e baixo aproveitamento. Apontam-se como motivos, a falta de laboratórios especializados, o nível de abstração e pensamento lógico que determinados conteúdos da referida disciplina exigem, essencialmente em temas que visam, para além dos conhecimentos teóricos, também desenvolver competências práticas. A presente proposta teve como objetivo responder a estes desafios pela via da conceção de contextos virtuais em 2D/3D para a aprendizagem de redes de computadores, focando-se no tema do Encaminhamento IP. Para tal, criouse, com recurso ao Unity 3D um jogo sobre a pilha de protocolos da arquitetura TCP/IP; um outro jogo sobre endereçamento IP, utilizando o recurso quizventure do Moodle; e um protótipo de um mundo virtual 3D sobre encaminhamento IP. O desempenho dos participantes durante a realização de atividades no Moodle, bem como a avaliação por eles feita aos contextos virtuais, levaram-nos a concluir que os contextos virtuais podem ser utilizados para minimizar a complexidade de alguns conteúdos e como alternativa à carência de laboratórios de especialidade.
- Desenvolvimento de uma aplicação móvel para acesso às informações do portal da Universidade AbertaPublication . Chimbinde, Francisco Jaime; Rocio, VitorO avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs) tem sido um processo evolutivo e com várias melhorias. As tecnologias passaram a suportar grande parte dos negócios em todo mundo, também tem influenciado nas diferentes formas de trabalho no seio da população. O perfil e exigências sociais do trabalhador atual, tem tendências a uma aposta crescente ao uso de dispositivos móveis devido as facilidades proporcionadas por estes, como exemplo da aplicação destes dispositivos, tem o processo de ensino a distância onde estudantes podem aceder aos conteúdos académicos, na saúde a realização de consultas medicas online, e os pacientes podem interagir com os profissionais de saúde por meio de um celular. Os dispositivos moveis tornaram-se ferramentas poderosas de acesso e partilha de informação. Devido a sua facilidade de mobilidade, passaram a efetuar o papel de salas de aulas virtuais, postos de trabalho, ambientes de laser, casinos e etc. A Universidade Aberta (UAb) vem acompanhando essa evolução, tanto que atualmente usa o moodle e outros sistemas Web como suporte as atividades internas, e para conectar-se aos estudantes. Apesar das aplicações Webs serem executadas em dispositivos moveis, as aplicações moveis nativas podem ser usadas como extensão de acesso aos conteúdos das aplicações webs. No caso da UAb, ainda não dispõe de um aplicativo móvel focado as necessidades dos alunos, na gestão das informações a nível da instituição, por exemplo, os dados do sistema moodle, do sistema de gestão académica (SGA), financeiros e outras, são acedidos de aplicações webs diferentes, o que obriga ao aluno visitar vários endereços eletrónicos e compilar informações de várias plataformas. Pretende-se desenvolver uma aplicação móvel capaz de incorporar informações integradas, existentes no portal e outras plataformas num único aplicativo. A parte front-end da aplicação será desenvolvida com React Native, devido a sua simplicidade, facilidade e possibilidade de desenvolvimento paralelo para as versões iOS e Android, através de um único projeto, enquanto que o back-end será usado o Nodejs, associado as bibliotecas express. Com a implementação desta solução espera-se criar facilidades de conexão aluno versus UAb, de modo que acedam as informações dos sistemas Webs por meio de um aplicativo móvel.
- Laboratórios remotos: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learningPublication . Grilo, Ricardo; Morgado, Leonel; Baptista, Ricardo José VieiraA realização de atividades práticas em contexto laboratorial desempenha um papel essencial no ensino das engenharias e de outras áreas científicas. Neste sentido, os laboratórios remotos e virtuais estão a ganhar importância e destaque nas escolas e universidades, pois permitem a redução de custos em equipamentos e manutenção, possibilitam a realização de experiências práticas no ensino à distância e permitem a partilha de recursos entre instituições de ensino. Todavia, a avaliação e acompanhamento de atividades em contextos não tradicionais é um processo complexo e demorado, que traz novos desafios para os professores. Facto que pode limitar a adoção generalizada deste tipo de ferramentas. A presente dissertação descreve o processo de análise, conceção, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de um laboratório remoto para o ensino de redes de computadores, integrado com a plataforma Inven!RA. Esta, permite a recolha de analytics relevantes durante a realização de planos de atividades, possibilitando assim, que os professores consultem dashboards de acompanhamento que os auxiliem no processo de avaliação da sua intervenção pedagógica, de acordo com o progresso dos alunos, num ambiente integrado com uma plataforma de e-learning. Os resultados obtidos revelam que o protótipo do laboratório criado, permite o desenvolvimento de diversas atividades de redes de computadores, oferece um contributo efetivo ao acompanhamento dos alunos por parte dos professores, acolhe novas dinâmicas de trabalho dentro e fora da sala de aula e promove metodologias ativas de aprendizagem.
- Verificação da validade de certificados criptográficos de unidades em veículos pela geração e distribuição de informação de timestampPublication . Fernandes, Felipe; São Mamede, HenriqueNão muito diferente de outras áreas que aderiram ao movimento de digitalização e conectividade que agora tem que lidar com o surgimento de ataques cibernéticos, a indústria automotiva que até algumas décadas atrás tinha que lidar apenas com segurança em termos de garantir o funcionamento correto do veículo no que se referre a qualidade, agora tem o tema da cibersegurança no centro das atenções. O desafio se torna ainda mais relevante à medida que governos preocupados com os impactos começam a legislar sobre o tema, exigindo que empresas que já estão sob pressão pela reinvenção digital o façam, levando o tema da segurança cibernética muito a sério. No entanto, diferentemente de outros ambientes da informática onde é possível analisar os riscos e depois implementar suas mitigações utilizando os melhores métodos e ferramentas disponíveis no mercado, a indústria automotiva tradicional tem suas arquiteturas eletrônicas baseadas no uso de dezenas de centrais eletrônicas, vindas de diferentes fornecedores e utilizando diferentes tecnologias, onde muitas vezes soluções customizadas são a única saída. A pesquisa deste trabalho tem como foco a identificação de uma solução para a validação de certificados de criptografia de forma segura, garantindo um tempo confiável de informações na central eletrônica no final da rede. Pesquisas durante a revisão literária demonstraram claramente a falta de uma solução pronta para o problema, o que resultou na proposição de uma solução dedicada ao problema dos automóveis. A implementação do artefato comprovou a eficácia da solução proposta contra os principais ataques, mas também demonstrou a limitação do uso da solução em termos de escalabilidade para o gerenciamento de um maior número de casos de uso, deixando uma porta aberta para a continuidade do trabalho.