Gestão e Economia / Management and Economy
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Browsing Gestão e Economia / Management and Economy by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- ComplexitéPublication . Jacquinet, Marc; Caetano, João RelvãoParler de complexité, aujourd’hui, c’est se référer à l’unité de la connaissance scientifique et du monde, ce qui constitue une bonne approximation de l’idée de globalisation. Cette dernière est l’effet – imprévisible, problématique – de l’appétit qu’a la terre entière de satisfaire ses besoins jusqu’à uniformiser, de manière croissante, les moeurs sociales
- Economia e desenvolvimento: notas introdutóriasPublication . Jacquinet, MarcDescrição da matéria a estudar para o módulo de desenvolvimento económico da uc 23003 de seminário de doutoramento avançado em metodologia.
- As organizações e os objetivos do desenvolvimento sustentável: uma introduçãoPublication . Jacquinet, MarcOs Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ou mais conhecidos pela sua forma abreviada, os ODS, já estão formalmente espalhados em muitas políticas públicas de países do Norte e do Sul. No entanto, no caso dos países africanos, em particular, falta não só uma presença nas discussões locais ao nível das comunidades como também ao nível das instituições e organizações públicas e privadas. Se em 2020, já volveram cinco anos depois da publicação dos objetivos, seria importante fazer um ponto da situação sobre os ODS e suas implementações até agora e que perspetivas de futuro, nestes objetivos, podemos esperar até 2030?
- Regulação: evolução recente e desafios presentesPublication . Jacquinet, Marc; Caetano, João RelvãoCom a crise actual e a viravolta dos mercados financeiros e imobiliários, colocam-se dúvidas sobre as modalidades de regulação das actividades económicas, especialmente aquelas que vigoraram ou foram elaboradas nas últimas duas ou três décadas. Sem recuar muito no tempo, podemos considerar a origem das regulações e das políticas modernas entre os anos 1929 e 1960, anos em que em quase todos os países ocidentais, o Estado vem assumir um papel cada vez maior, nas mais diversas áreas da economia. Grande parte das políticas, das organizações e das instituições, que muita importância tiveram para os anos 1960-1980 e até hoje, foram criadas entre 1929 e 1945 para, em primeiro lugar, combater a crise e, em segundo lugar, sustentar o esforço e os custos da guerra; e, desta época, as estruturas institucionais e as normas que resultaram da grande depressão não desapareceram, mas de uma certa maneira reforçaram-se. As estruturas postas para resolver a crise lentamente foram adaptadas e em particular o sentido da expansão do papel do Estado que foi permitido pelo crescimento dos anos 1945-1969; até podemos dizer que este mesmo crescimento facilitou a adaptação e a difusão das instituições e normas do pós-guerra, como o Estado providência, com escalas distintas nos diversos países da OCDE, ou as políticas de regulação dos vários sectores produtivos. No entanto, a partir do final dos anos 1960, as economias ocidentais revelam sinais de abrandamento com crescentes evidências do esgotamento do seu modelo económico. A resposta à crise será demorada. Entre meados dos anos 1970 e 2007, assistimos a uma reforma lenta do Estado, uma reforma mais célere dos modos de regulação da economia, dos mercados e de muitas actividades sociais. A nova regulação de que se fala agora, aponta para uma maior exigência. O que significa? Antes de mais, não deve ser necessariamente entendido como regressar a figurinos passados mas como uma nova “divisão do trabalho” entre entidades reguladoras independentes e o poder político. Um dos desafios é combater a crise sem prejudicar a “boa regulação” de um sector e isto significa tomar em consideração os interesses dos consumidores finais, dos intervenientes e normas de sustentabilidade que se vão formando. Outro é de inovar e aumentar a exigência da regulação sem afogar o dinamismo de determinados sectores produtivos ou sociais. Daremos os exemplos da finança, do crédito e da justiça para ilustrar estes pontos.
- The role of the regulator to promote the sustainability of water supply in PortugalPublication . Almeida, Octávio; Jacquinet, Marc; Martinho, Ana PaulaWater is considered one of the most important natural resources and according to its scarcity and cost, it necessary to implement a sustainable management of its use. One of the reasons for the unsustainable management of the sector in Portugal is the failure of the national Strategic Plan 2006-2013. It is no surprise that, either in relation to coverage ratios, or with respect to the quality of the water supplied, Portugal is meeting the goals set out by the government. The of sustainability of the sector is another one, it’s related to the way the sector is organized and managed. Regarding the reorganization of the sector with a concentration of operators (ending micro operators without technical and financial dimension), the vertical systems (from catchment to home delivery), the desired concentration ranges (in water supply and wastewater treatment), the use of partnerships between the State and the municipalities and a uniform tariff, nothing has been done and none of these aspects of the government objectives have been implemented. It is therefore necessary to create or strengthen the institutions that promote the protection of water resources. Among these institutions the Regulatory Authority and Waste Water Services (ERSAR) plays a central role, with a wide range of functions from defending the quality of the water services, its fair distribution, the sustainability of water resources, the respect of legal mechanisms, the training and information of and on the sector, to the financial and taxes instruments. As Gerlach and Franceys (2010:1229) refer: "the new regulators face the tremendous challenge of stimulating and supporting water service providers to improve their poor performance record, which affects the disproportionately lower income population" and "[...] regulators are required to balance politically potentially sensitive and conflicting efficiency and welfare objectives." The objective of this study is to deepen the knowledge of the framework and role of ERSAR powers, allowing make sustainable management of water supply systems in Portugal, after the high investments made in the sector in the last 20 years. These results will be obtained based on bibliographic research, application of a survey to different entities with competences in water services in European Union (Benchmarking) and application of a Interview to key actors (municipalities) in Setúbal District, in Portugal.