Ciências da Educação | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
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Browsing Ciências da Educação | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- Plano estratégico 2015|2019Publication . Dias, PauloO Plano Estratégico para o quadriénio 2015-2019 constitui o documento orientador para o desenvolvimento da governança e ação da Universidade Aberta ao longo do período em referência. É um documento que emerge do disposto no Programa de Ação, em particular, nas questões estratégicas e nas linhas de ação e que agora se apresenta para apreciação do Conselho Geral, no cumprimento das competências deste órgão e no disposto no artigo 22.º, 2a ) dos estatutos da UAb. Face à natureza deste documento, nomeadamente como instrumento de operacionalização dos objetivos apresentados no Programa de Ação na Candidatura a Reitor da UAb, procedeu-se à sua organização em duas grandes áreas: Questões Estratégicas e Linhas de Ação. A primeira, compreende a contextualização do pensamento estratégico e a definição dos objetivos para a consolidação da missão e ação da UAb, nos planos nacional e internacional, e desenvolve-se nos objetivos orientadores que a seguir se enunciam: i) Consolidar a liderança na investigação e na educação a distância e em rede; ii) Promover a internacionalização da UAb; iii) Fomentar a criação de escala; iv) Reforçar a qualidade no ensino; v) Desenvolver a sustentabilidade; vi) Projetar o consórcio UAb e UC. Na segunda parte deste documento são formuladas as linhas de ação para a operacionalização dos objetivos e respetivas medidas de concretização, linhas de ação que entendo constituírem não só instrumentos para o planeamento estratégico a desenvolver ao longo do quadriénio como também meios para a monitorização dos níveis de realização esperados. Este é um plano de ação que tem como objetivo central consolidar a intervenção da Universidade Aberta nos planos nacional e internacional, dando continuidade aos processos de cooperação em curso e a estabelecer com outras instituições, em particular, no âmbito do consórcio entre a Universidade Aberta e a Universidade de Coimbra, e promover, igualmente, a qualidade nas práticas de educação a distância e em rede nos contextos emergentes da globalização cultural, científica e tecnológica. É um plano estratégico elaborado a partir da conceção de que a sustentabilidade da missão da Universidade Aberta encontra nos processos de inovação pedagógica os meios para a afirmação da atualidade da missão da instituição, o que tem de ser formalizado na liderança da investigação em educação a distância e em rede. A educação a distância e em rede constitui a especialização da Universidade Aberta e a marca de diferenciação desta em relação às restantes instituições da rede de ensino superior português, sendo, deste modo, a liderança na investigação não só um desafio mas sobretudo uma exigência para a qualidade e confiança social no ensino e aprendizagem em rede, enquanto meios para a criação de conhecimento e projeção da língua e culturas portuguesas.
- Plano estratégico 2019-2023: por uma Universidade Aberta ao mundo, inovadora e sustentávelPublication . Oliveira, Carla Padrel deO Plano Estratégico acompanha o programa de candidatura da Reitora eleita e estabelece as linhas estratégicas orientadoras da governação da Universidade Aberta, no quadriénio 2019 a 2023. Inesperadamente, Portugal, à semelhança do resto do mundo, viu-se perante o cenário de pandemia COVID-19, cujo impacto gerou uma crise generalizada em todos os setores da vida quotidiana, nomeadamente no sistema educativo. Assim, a continuidade das atividades de ensino de matriz presencial foi assegurada após a rápida adoção de soluções tecnológicas que permitiram um ensino à distância. Estas soluções, válidas num contexto emergencial, nada têm a ver com o ensino a distância praticado há mais de 30 anos na Universidade Aberta. As exigências que na atual conjuntura impendem sobre a Universidade Aberta, como universidade pública portuguesa de ensino a distância, são elevadas, pelo que esta precisa de ser capaz de se transformar e fortalecer internamente e de estabelecer relações adequadas quer com a tutela e outros setores da governação, quer com instituições e pessoas que prosseguem objetivos convergentes, tanto no campo do ensino a distância como no campo da promoção da língua, cultura e interesses de Portugal no mundo. Sendo o ensino a distância um desafio político, social e, essencialmente, pedagógico, o presente plano estratégico, procura definir, com visão e rigor, as prioridades, linhas de intervenção e ações para o futuro, apostando na flexibilidade da oferta formal, na transversalidade das diferentes áreas científicas e no desenvolvimento de formações não formais, num contexto de aprendizagem ao longo da vida. Enquanto universidade pública com uma missão diferenciada no sistema de ensino superior português, os objetivos e ações deste plano visam um governo socialmente responsável que se deve traduzir num aumento da eficiência de todos os colaboradores – docentes e não docentes – e da eficácia geral da instituição. A política de desenvolvimento que propomos destina-se a criar dinâmicas que envolvam toda a comunidade académica, incentivando a criatividade e fomentando a participação de todos no cumprimento da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nas dimensões de inclusão, responsabilidade ética, acesso aberto, educação científica e comprometimento da cidadania.
- Plano estratégico da Universidade Aberta 2011|2015Publication . Dias, PauloApresenta-se no presente documento o plano estratégico relativo ao quadriénio de 2011-2015, para apreciação do Conselho Geral, no cumprimento das competências deste órgão e no disposto no artigo 2.º, 2 a) dos estatutos da UAb. Face à natureza do documento, a formulação do mesmo decorre substantivamente do plano de ação apresentado no âmbito da candidatura a Reitor da UAb, o qual foi sufragado pelo Conselho Geral aquando do recente processo eleitoral e assim constitui fundamentação para esta opção. Neste sentido, assume-se no presente texto como principal objetivo o compromisso, então apresentado no programa de ação, para a mudança e a inovação, para enfrentar os desafios presentes e liderar o processo de afirmação da Universidade Aberta como uma instituição de referência nacional e internacional. Para cada uma das áreas é enunciado o quadro de referência e análise que fundamenta a proposta de desenvolvimento estratégico, bem como o conjunto de medidas de concretização, contribuindo assim para o planeamento e sustentabilidade do percurso de intervenção e desenvolvimento estratégico a implementar no quadriénio em causa, percurso este que consideramos ser decisivo para a consolidação da atividade da UAb e do reconhecimento nacional e internacional como Universidade de Ensino a Distância e e-learning. Mais do que o planeamento de um percurso, entendemos que deverá apresentar-se como um conjunto de indicadores para a ação de construção coletiva do projeto de universidade virtual e da oferta formativa competitiva para a sociedade digital, baseada na qualidade e na investigação, na cooperação e interação com a sociedade, através da criação de redes e comunidades de partilha, aprendizagem e conhecimento, com particular valorização da internacionalização e da lusofonia. A afirmação da UAb como uma universidade virtual será tanto maior quanto melhor entendermos o potencial das redes para a aprendizagem e o conhecimento, principalmente, porque é na dimensão virtual que se desenvolvem as novas práticas de aprendizagem ao longo da vida que deverão orientar as abordagens e modelos para a pedagogia do e-learning.
- Plano estratégico da Universidade Aberta 2023-2027 : aprender na diferença : afirmar a identidadePublication . Universidade AbertaNos termos dos Estatutos da Universidade, deve o Reitor apresentar ao Conselho Geral o seu Plano de Ação para o Quadriénio 2023-2027, o que agora se concretiza. Entende-se que este Plano deve estar intimamente articulado com o Programa de Ação aprovado pelo Conselho Geral, complementando-o e detalhando-o através de objetivos e metas estratégicas que serão posteriormente desdobrados em ações e iniciativas. O plano que aqui se apresenta tem por base o Programa de Ação intitulado Aprender na diferença | Afirmar a identidade, por mim apresentado e sufragado em Conselho Geral com 94% dos votos expressos. No programa de ação partimos da missão da UAb - formar, capacitar e contribuir para que populações adultas social ou geograficamente condicionadas tenham acesso ao conhecimento e uma educação de nível superior – para chegar a uma visão que se traduz numa instituição comprometida com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030 (ODS), inovadora e aberta ao Mundo que: promove e se adapta à mudança, interna e externa; valoriza aprendizagens significativas; busca a excelência em tudo o que faz; é aglutinadora de vontades, empreendedora e comprometida com a defesa da língua e cultura portuguesas, em diálogo com outras línguas, povos e culturas; tem uma marca identitária forte, aberta a múltiplas áreas do conhecimento e a relações com instituições e pessoas diversas; O perfil institucional da UAb é um fator essencial ao seu bom desempenho. À medida que a educação a distância se torna cada vez mais relevante no cenário educacional global, é crucial considerar como as políticas públicas podem moldar o futuro da instituição.