Educação Multicultural
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Browsing Educação Multicultural by Sustainable Development Goals (SDG) "16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes"
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- Mães e crianças em contexto prisional : dos trilhos da exclusão e reclusão aos processos de desenvolvimento e educaçãoPublication . Afonso, Olga Maria Guerreiro da Palma; Ramos, NatáliaO presente estudo, efetuado no Estabelecimento Prisional de Tires, pretendeu investigar a Casa das Mães – local onde se encontram as mães reclusas, grávidas e com os seus filhos até aos 3 anos de idade e também a Creche, contexto educativo onde as crianças são acompanhadas por educadoras de infância. Este estudo emergiu pelo fato de se constatar o aumento de mulheres nas instituições prisionais, provenientes de várias regiões do mundo, sobretudo ligadas ao correio e consumo de drogas, algumas grávidas e do número de crianças que nascem e acompanham as suas progenitoras até aos 3 anos de idade. Assim, reconhecendo a importância dos primeiros anos de infância no desenvolvimento da criança, este estudo pretendeu perceber como se processava esse desenvolvimento e a sua educação, tendo em consideração os contextos e as influências no Estabelecimento Prisional de Tires. Neste estudo exploratório e nos primeiros quatro capítulos, foram abordados vários assuntos relacionados com a primeira infância e a ligação à figura materna. Por estar inserido na Área da Educação Multicultural, foi dedicado um capítulo à Sociedade e Culturas. Sendo este estudo, o meio prisional, o último capítulo foi dedicado ao sistema prisional, no qual se analisaram as prisões femininas no nosso país e na Europa, focalizando sobretudo a situação das reclusas grávidas ou com filhos em idade precoce. Os contextos analisados foram a Casa das Mães e a Creche. Tendo em consideração os vários condicionalismos inerentes a um estabelecimento prisional, a amostra deste estudo foi constituída por 15 díades, agrupadas da seguinte forma – reclusas grávidas 4 díades; mães e respetivos filhos até 6 meses – 3 díades; mães e respetivos filhos com mais de 6 meses e que já frequentavam a creche – 8 díades. Tendo por base o paradigma qualitativo, foram utilizadas a observação participante, as entrevistas e histórias de vida. Pelo estudo efetuado nestes contextos, em que se verificaram condições de habitabilidade e de apoio a mães – reclusas e seus filhos, são, de facto, modelos a criar noutros EPs do país, de forma a melhorar o atendimento a esta população. Este estudo levanta questões que interpelam a sociedade que somos todos nós, implicação que deverá começar no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso país e numa área muito precoce e muito sensível que é a Educação de Infância. Para que haja sociedades mais justas e mais saudáveis, são necessárias medidas preventivas e interventoras na saúde materno-infantil, na educação parental e sobretudo na proteção familiar e social.
- Música, educação artística e interculturalidade : a alma da arte na descoberta do outroPublication . Sousa, Maria do Rosário Pinto da Mota Ribeiro de; Martins, AmílcarA tese de doutoramento que se apresenta tem como foco principal uma investigação-acção cuja problemática se situa na procura de percursos pedagógico-didácticos que contribuam para a abertura e transformação intercultural das escolas, permitindo uma melhor inclusão social. Escolhemos a trilogia música, educação artística e interculturalidade para responder à problemática central desta pesquisa. Nesta perspectiva concebemos, implementámos e avaliámos um Programa Musical Intercultural em três escolas portuguesas do Ensino Básico, respectivamente em três turmas dos 4º, 6º e 9º anos de escolaridade. As principais linhas de força que nortearam este Programa estão vinculadas a quatro vertentes, as quais constituem o quadro teórico-conceptual desta pesquisa: a educação artística como uma prioridade na educação; a educação intercultural como resposta à diversidade cultural crescente do mundo moderno; o papel da música como instrumento e metodologia potenciadora da comunicação intercultural; os programas de artes como impulso globalizador do desenvolvimento humano e do património cultural dos povos. O trabalho empírico assenta numa metodologia de análise qualitativa tendo como estrutura organizativa o modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (1993, 2005), conjugado com a influência marcante da antropologia visual. Esta metodologia permitiu-nos apreender e reconstruir as narrativas vivenciais das viagens artísticas e culturais efectuadas ao longo das 36 sessões — sendo 12 realizadas em contexto de sala de aula para cada uma das turmas —, as quais culminaram na Festa da Música Intercultural no Auditório Municipal de Gondomar, com a participação de todos os alunos, professores,doutoranda e orientador, aberta a toda a comunidade educativa. As narrativas reconstruídas e analisadas, a partir de jornais de bordo, de grelhas de observação, de imagens videográficas, fotográficas e sonográficas, descrevem e explicam as diferentes dimensões de que se revestiu o Programa. Os resultados obtidos são indicadores do grau elevado de relevância e de participação atingidas, bem como do impacto transformador desta investigação-acção, enquanto via facilitadora da comunicação e da educação interculturais no seio das comunidades educativas. A Mandala da Educação Musical Intercultural e o Hino da Música Intercultural traduzem a síntese interpretativa do Programa e transmitem o timbre dos valores humanos e pedagógicos que quisemos transmitir.