Ciências da Vida | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications in congreses, conferences, seminars
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ciências da Vida | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications in congreses, conferences, seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da aceitabilidade do uso da lula de babaneira na alimentação escolar em São ToméPublication . António, Dilúvia Boa Morte Viegas d' Abreu; Mendonça, Álvaro Luís Pegado de; António, Meyer Madre de Deus Do Rosário António; Oliveira, Maria Rita Marques de; Moura, Ana Pinto deINTRODUÇÃO: O enriquecimento da alimentação escolar deve ser acompanhado da utilização de produtos agrícolas locais e de baixo custo e que sejam bem aceitos pelas crianças. Em São Tomé e Príncipe, a banana é um dos alimentos mais produzidos, consumidos, e do seu cultivo, existem subprodutos como a lula/flor de bananeira com potencial uso na alimentação. Segundo a Lei n.º 4/2012, Lei do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), para que sejam introduzidos novos ingredientes nos menus escolares, devem ser objeto de testes de aceitabilidade. OBJETIVOS: O objectivo do presente trabalho, foi avaliar a aceitabilidade da introdução e o aproveitamento de lula de bananeira na limentação escolar em São Tomé e Príncipe. METODOLOGIA: foram utilizados os métodos de avaliação sensorial, nomeadamente o teste de escala hedónica facial e duo trio, aonde participaram 106 provadores, sendo o primeiro teste com 92 alunos do ensino básico (6-14 anos) e segundo com 14 mestrandos treinados do Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe. As receitas avaliadas foram aquelas já utilizadas na alimentação escolar sendo, molho de peixe com arroz, salada de feijão e sopa de hortaliças preparadas com as variedades de lula de banana prata e maçã. RESULTADOS: Os resultados revelaram uma aceitabilidade acima do limite mínimo estabelecido pela Lei do Programa Nacional de Alimentação e Saúde do Escolar (PNASE) para inclusão de novas receitas, 85% (molho de peixe com arroz: 88%; salada de feijão: 87%; e sopa de hortaliças: 87%). No teste duo trio, não foram observadas diferenças significativas de sabor entre as variedades de lula de bananeira utilizadas (maçã e prata) (Tabela 1). CONCLUSÕES: A inclusão da lula/flor de bananeira nos menus escolares não é apenas uma alternativa economicamente viável, mas também culturalmente respeitosa e com uma aceitabilidade satisfatória dos alunos, representando uma alternativa promissora para enriquecer os menus escolares.
- Pós-graduação a distância em sistemas alimentares sustentáveis na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: relato de experiência na disciplina “Árvores de Problemas e de Soluções da Malnutrição"Publication . Pacheco, L. F. G.; Moura, Ana Pinto de; Oliveira, M. R.Entender e exercitar o processo de construção de árvores de problemas e de soluções em processos formativos no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e em cenário virtual, tem sido uma experiência desafiadora e enriquecedora pelas possibilidades de trocas e de construção coletiva que tem proporcionado. Este estudo trata-se de um relato de experiência de uma disciplina em curso de pós-graduação a distância desenvolvido com países da CPLP, que visou realizar o planejamento de oficina participativa e a construção de árvores de problemas e de soluções para a má-nutrição. Tem abordagem qualitativa, é descritivo e metodológico no campo da governança das políticas públicas. Referencia-se teoricamente em Paulo Freire na perspectiva da participação social e da Educação Popular. São apresentadas as atividades desenvolvidas, com base em sequência didática, bem como as trocas, discussões e adaptações desenvolvidas ao longo da disciplina. Este relato evidenciou que o desenvolvimento de habilidades para o exercício de metodologias participativas em processos de desenvolvimento comunitários pode ser efetivo em cenários de aprendizagem virtual. Ressaltou também que a diversidade de perspectivas no contexto de propostas para solução de problemas amplifica as possibilidades de respostas e nos faz repensar as formas de ver e estar no mundo.
- Psychometric evaluation of child eating behaviour: a tool to improve education regarding children’s food consumptionPublication . Cunha, Luís Miguel; Moura, Ana Pinto de; Almeida, Ana SofiaThe aim of this study is to measure behavioural traits conferring susceptibility to the obesogenic environment in Portuguese children at form 4 (age 9-10 years) and associate them to the children characteristics such as sex, age or BMI.
- Why consumers eat what they do: an approach to improve nutrition education and promote healthy eatingPublication . Cunha, Luís Miguel; Moura, Ana Pinto deThere is a general scientific agreement that diet and nutrition are important factors in the promotion and maintenance of good health throughout the entire life. It is currently estimated that an unhealthy diet and a sedentary life may be responsible for over 4 million deaths per year in Europe due to cardiovascular diseases. Although people seem to become aware of what healthy eating means, and healthy eating seems to be regarded positively in terms of benefits by general population this may not be translated into practice. Different studies have demonstrated that there is a low level of perceived need among European population to alter their eating habits for health reasons, mainly because people believe that their diets are already adequately healthy. The current article discusses the major barriers to the adoption of a healthy diet and the main factors that influence individual food choice. Different approaches and actions to be taken for modifying consumer’s food intake in the direction of healthy eating are discussed.