LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
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Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- Comunidades que cuidam: questionário a jovens. Açores, Portugal. RelatórioPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelNo âmbito do projeto de investigação Frontline Politeia - Take prevention science training to the substance use and crime prevention frontline, cofinanciado pela Comissão Europeia , o CTCYS foi aplicado paralelamente nos países que já tinham essa prática e nos países onde foram diagnosticadas carências de dados sistematizados de suporte à decisão e à intervenção preventiva. Portugal integra-se neste segundo grupo de países onde o questionário foi aplicado com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e apoiar a atuação nas comunidades selecionadas. O CTCYS foi originalmente concebido para ser aplicado a adolescentes e jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, permitindo, assim, a avaliação dos níveis de exposição aos fatores de risco e aos fatores de proteção em idades diferentes. Orientando, deste modo, as intervenções preventivas de modo adequado. Para aplicação do instrumento em Portugal, foi necessário realizar as etapas de tradução e adaptação do questionário. Começamos por realizar uma tradução especializada com adaptação cultural. Esta etapa foi validada através de um pré-teste cognitivo, que consistiu na validação por especialistas em focus group. Seguiu-se um pré-teste piloto do instrumento, validando também os procedimentos de aplicação em sala de aula. Daqui resultou a validação da confiabilidade do instrumento, da validade das escalas, bem como da adaptação cultural e de linguagem dos itens do questionário. No final de todo este processo, ficamos com a versão final para aplicação . Neste processo foi decidido aplicar o questionário online aos alunos a frequentar o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário. O questionário CTCYS foi aplicado na Região Autónoma dos Açores (RAA) aos alunos a frequentar entre o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário, no período compreendido entre março e maio de 2023. Daqui resultaram 1.218 respostas completas.
- Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de PortugalPublication . Costa, Angélica; Morgado, LinaAs tecnologias de informação e comunicação tornaram-se parte integrante da sociedade, e os modos de sua utilização são vitais para nós, cidadãos do século XXI, pois elas fazem parte de nosso cotidiano de vida, trabalho, social, cultural, educacional. No que concerne o uso das tecnologias de informação e comunicação na área da educação, especificamente na formação de tutores para atuarem no universo dos cursos a distância, estas são consideradas potentes, no processo ensino-aprendizagem nestas formações. Para o tutor em processo de formação, a integração e criação de cenários apoiados nas tecnologias de informação e comunicação, fundamentados em estratégias pedagógicas adequadas podem configurar-se como estratégias/dispositivos inovadoras do ponto de vista da mediação, da comunicação e da avaliação. O objetivo do projeto é o de identificar, descrever, avaliar e propor recomendações para o uso de estratégias pedagógicas inovadoras com uso das tecnologias emergentes concernentes aos modelos pedagógicos adotados em dois cursos de sistemas de educação a distância: Curso 1) Curso da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil e Curso 2) Curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta de Portugal. A necessidade de determinar quais as metodologias e estratégias pedagógicas mais adequadas e eficazes na formação dos diferentes agentes educativos (tutores e professores em especial) para a utilização regular das tecnologias de informação e comunicação através de estratégias pedagógicas inovadoras nos processos de ensino e de aprendizagem, como também em diferentes aspetos da vida e da gestão da instituição possibilita novos modos de ensinar e aprender, ao longo dos processos de formação inicial e contínua.