Centro de Estudos Globais | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Centro de Estudos Globais | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Bem Me Quero. Relatório de avaliaçãoPublication . Henriques, SusanaBem Me Quero é um programa de prevenção universal desenvolvido em CATL – Centros de Tempos Livres de Ponta Delgada e Ribeira Grande, com crianças entre os 6 e os 10 nos. O objetivo é o de contribuir para a promoção da saúde / prevenção de comportamentos de risco, através da promoção de competências socio emocionais das crianças que frequentam o CATL envolvidos no ano letivo de 2022/2023.
- Comunidades que cuidam: questionário a jovens. Açores, Portugal. RelatórioPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelNo âmbito do projeto de investigação Frontline Politeia - Take prevention science training to the substance use and crime prevention frontline, cofinanciado pela Comissão Europeia , o CTCYS foi aplicado paralelamente nos países que já tinham essa prática e nos países onde foram diagnosticadas carências de dados sistematizados de suporte à decisão e à intervenção preventiva. Portugal integra-se neste segundo grupo de países onde o questionário foi aplicado com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e apoiar a atuação nas comunidades selecionadas. O CTCYS foi originalmente concebido para ser aplicado a adolescentes e jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, permitindo, assim, a avaliação dos níveis de exposição aos fatores de risco e aos fatores de proteção em idades diferentes. Orientando, deste modo, as intervenções preventivas de modo adequado. Para aplicação do instrumento em Portugal, foi necessário realizar as etapas de tradução e adaptação do questionário. Começamos por realizar uma tradução especializada com adaptação cultural. Esta etapa foi validada através de um pré-teste cognitivo, que consistiu na validação por especialistas em focus group. Seguiu-se um pré-teste piloto do instrumento, validando também os procedimentos de aplicação em sala de aula. Daqui resultou a validação da confiabilidade do instrumento, da validade das escalas, bem como da adaptação cultural e de linguagem dos itens do questionário. No final de todo este processo, ficamos com a versão final para aplicação . Neste processo foi decidido aplicar o questionário online aos alunos a frequentar o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário. O questionário CTCYS foi aplicado na Região Autónoma dos Açores (RAA) aos alunos a frequentar entre o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário, no período compreendido entre março e maio de 2023. Daqui resultaram 1.218 respostas completas.
- Governance and globalization: navigating the paradox of authority in an interconnected worldPublication . Jacquinet, MarcThe relationship between governance and globalization represents one of the most complex and contested issues in contemporary political science and international relations. This essay examines the multifaceted tensions arising from the simultaneous expansion of global interconnectedness and the persistence of territorially bounded governance structures. Through a comprehensive analysis of theoretical frameworks, empirical evidence, and case studies, this investigation explores how globalization challenges traditional conceptions of state sovereignty while simultaneously creating demands for new forms of governance at multiple scales. The analysis reveals that rather than simply eroding state capacity, globalization has transformed governance into a multi-layered, networked phenomenon that operates across local, national, regional, and global levels, creating both opportunities for enhanced coordination and risks of democratic deficits and accountability gaps.
