Ciências da Educação | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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Browsing Ciências da Educação | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Adaptação do Communities That Care Youth Survey para Portugal: um estudo pilotoPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelO questionário Communities That Care Youth Survey (CTCYS) avalia fatores de risco e de proteção, prevendo uma série de problemas de saúde comportamentais, incluindo uso de substâncias psicoativas, violência e delinquência em jovens e adolescentes. Em 2022, o CTCYS foi adaptado para Portugal, incorporando fatores de risco e proteção, associados ao uso de substâncias psicoativas, comportamento antissocial e problemas de saúde mental em quatro dimensões: comunidade, família, escola e indivíduo-pares. O presente estudo investigou as propriedades psicométricas e a aplicabilidade do CTCYS em Portugal. O processo de adaptação envolveu a tradução e o refinamento do US CTCYS complementado de discussões em grupos focais com alunos e especialistas. Realizou-se ainda um pré-teste num dos municípios da Região Autónoma dos Açores (RAA) no sentido de aferir a consistência interna do instrumento. Os resultados indicam que a estrutura do CTCYS adaptado a Portugal capta amplamente os principais fatores de risco e proteção considerados. A versão final foi aplicada a 1218 alunos a da RAA e foi realizada nova análise de confiabilidade e validade dos constructos visando a verificação da confiabilidade dos resultados da pesquisa. De modo geral, a os resultados mostraram-se promissores. Neste artigo apresentamos a análise dos resultados que identificam maiores efeitos para o consumo de substâncias psicoativas nos jovens da RAA. O uso dos resultados do CTCYS na identificação dos fatores de risco mais proeminentes para o consumo de substâncias em adolescentes, demonstra o potencial desta ferramenta para orientação de intervenções comunitárias de prevenção.
- Además del acogimiento ... políticas de integración de niños refugiados sirios en las escuelas portuguesasPublication . Almeida, Ana PatríciaVivimos, actualmente, el mayor flujo de refugiados desde la Guerra Fría. En 2015,un número creciente de personas arriesgó sus vidas atravesando el marMediterráneo en busca de seguridad y protección. Más de un millón de personasllegaron a Europa durante ese año. Hasta el momento, el conflicto armado en Siria ha obligado a millones depersonas a desplazarse desde su residencia y cerca de 5,4 millones a temer por sus vidas y arriesgarse a salir del país (UNHCR, 2018). La situación de losrefugiados sirios se considera una de las crisis humanitarias más graves de estesiglo (UNICEF, 2015). Más de 13,5 millones de sirios han sido afectados por esteconflicto y de ellos, 6 millones son niños (UNICEF, 2017). Como bien subraya elPEARN (2003) “los niños soportan consecuencias desproporcionadas del conflictoarmado” (p. 166). El objectivo de este articulo es describir y analizar cómo Europa respondió a estacrisis humanitaria, a través del análisis de la integración política europea yportuguesa de refugiados sirios y, en particular, a través del análisis de lasmedidas de integración de niños refugiados sirios en las escuelas portuguesas.
- Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação?Publication . Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, Filipa; Pacheco, José A.A Avaliação Externa das Escolas (AEE) em Portugal incide, no seu atual III Ciclo,nos processos de melhoria sustentados nas práticas docentes e introduz o conceito de “regulação e trabalho colaborativo”.Assim,esteestudovisouperceber como esta nomenclatura terá sido traduzida, pelas equipas de AEE, nos seus relatórios.A investigação, apoiada numa metodologia descritiva, interpretativa, de análise de conteúdo,tendo comocorpus de análise dez relatórios de AEE, ressaltou a ambiguidade da expressão “regulação por pares” e evidenciou, entre outrosresultados, a existência de práticasativas de colaboração docente, consideradas mais-valias para a qualidade educativa das suas escolas, mas também limitações. Nestas, o foco foi a dificuldade em assumir a colaboraçãocomo caminho essencial, sendo, em boa parte dos relatórios analisados, um fator a carecer melhoria. Concluiu-se que as práticas de trabalho colaborativocarecem de mais tempo para a sua implementação e que o conceito de regulação por pares necessita de ser discutido e clarificado nas escolas.
- Avaliação externa de escolas: perspetivas dos diretores da Região Norte de PortugalPublication . Seabra, Filipa; Pacheco, José A.Este trabalho insere-se no âmbito do Projeto de investigação «Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino Não-Superior» (FCT PTDC/CPE-CED/116674/2010), desenvolvido por 6 universidades nacionais. Em concreto, situa a sua análise sobre os resultados de um inquérito por questionário enviado a todos os diretores de unidades educativas do continente português. Analisamos, neste texto, os resultados atinentes às perspetivas da Região Norte de Portugal, por ser aquela que está geograficamente mais próxima da Universidade do Minho. Os resultados apontam para uma perceção moderadamente positiva da Avaliação Externa de Escolas
- Before and now: the labour situation of clients in a therapeutic communityPublication . Henriques, Susana; Candeias, PedroThis article aims to identify changes in the work situation among problematic drug users (PDU) clients of an international therapeutic community located in Portugal, after the completion of treatment. In this article, we analyse these changes on the assumption that entry to the labour market is essential for effective social reintegration. To achieve our aim, we carried out a pilot study with an analysis of the administrative records of a therapeutic community and then held telephone interviews with 63 former clients. Different work-related factors were compared, with special attention being paid to the changes registered. We concluded that, after reatment, although there was greater instability, educational qualifications and the number of PDU employees with an occupation increased. There was a decrease in factory workers and an increase in administrative functions. First jobs were obtained via a more formal channel, while the most recent ones were obtained on own initiative. This leads to the conclusion that after an initial period of greater difficulties the PDU participants in this study manage to gain higher autonomy and better integration into the labour market.
- Brief references about teacher training in Portugal: the importance of school associations training centers – CFAE and the collaborative experience between Brazil and Portugal in continuous training through the digital teaching on network coursePublication . Lira, Luiz Alberto Rocha de; Moreira, J. António; Serra, Ilka Maria Ribeiro de Souza; Henriques, SusanaThis article, is a clipping that derives from a post-doctoral research report carried out at the Open University of Portugal in the field of teacher training, it was sought, through a bibliographic and documentary research, approaches and historical evidence, from authors who discuss the theme in an evolutionary process, and also, in the legal basis in the educational context in Portugal. In this sense, it was possible to know the organizational aspects of the basic academic structure of teaching in Portugal with regard to continuous training and specialized training of teachers, whose paths are directed to the possibilities of improvement and professional development throughout the life of these teachers in their careers. It was also considered to analyze the rise and importance attributed to the Training Centers for School Associations - CFAEs, which act as decentralized networks integrating schools, teachers and managers through training plans organized territorially. At the end of the study, we carried out a brief analysis of the Course entitled, Digital Teaching in Network, idealized by the Open University of Portugal, having been applied to Brazilian and Portuguese professors in a collaborative regime through the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the State university of Maranhão (UEMA) and the Open University of Portugal (UAb-PT).
- Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas: um estudo em cursoPublication . Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, FilipaEste artigo avança dados preliminares de um estudo em curso sobre condutas colaborativas como forma de supervisão entre pares direcionada para a melhoria das práticas pedagógicas. A questão enfatizada é: até que ponto e de que forma a nova realidade dos centros escolares, proporcionando a agregação de docentes, terá repercussões nas suas práticas colaborativas e de supervisão. Os dados foram recolhidos em entrevistas de grupo focal a docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico que transitaram de escolas isoladas para centros escolares de um dado agrupamento de escolas. Após breve explanação dos conceitos envolvidos e da metodologia do estudo, discutem-se alguns dados relativos às tendências de resposta face aos tópicos: mudanças nas práticas docentes; perspetivas sobre supervisão colaborativa; e individualismo vs. colaboração. Os participantes tendem a reconhecer a influência da mudança para centros escolares nas práticas colaborativas, mas não tanto na melhoria das suas práticas docentes e não se identificam com a expressão supervisão colaborativa, sugerindo outra terminologia.
- Centros escolares: espaços de colaboração transformadora entre docentes da educação pré-escolar e do primeiro cicloPublication . Miranda, Helena; Abelha, Marta; Seabra, FilipaAs práticas colaborativas docentes têm sido objeto de crescente atenção, particularmente quanto ao impacto na melhoria do desempenho profissional e da qualidade do ensino. O reordenamento da rede escolar, em Portugal, ocorrido há duas décadas, congregou os docentes dos primeiros níveis de educação (anteriormente lecionando estabelecimentos dispersos) em centros escolares. O presente artigo apresenta dados de um estudo de caso realizado em centros escolares portugueses, equacionando se essa agregação estaria a propiciar a observação de práticas entre docentes, o incremento de atitudes de diálogo e de colaboração, e quais as suas repercussões no desenvolvimento profissional docente. Foram realizadas quatro entrevistas em focus group englobando, na totalidade, vinte e oito docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico 5, complementadas por sete entrevistas individuais. Como resultados principais, evidenciou-se o ônus da tradição de individualismo e confirmaram-se as mais-valias do reordenamento escolar. Com efeito, a agregação conduziu a reconfigurações nas interações, nas metodologias de trabalho e nas práticas curriculares dos docentes envolvidos. As conclusões apontam para a viabilidade do papel do centro escolar enquanto recurso formativo privilegiado de fácil acesso, relevando na melhoria do desempenho profissional. Foi reconhecida uma contribuição mais importante ao convívio e ao trabalho entre pares, em detrimento de formações institucionalizadas.
- Collaborative management in schools: experiences on the role of ibero-american networks in health educationPublication . Reis Bomfim, Natanael; Correia, Silvia Letícia Costa Pereira; Henriques, Susana; Rodrigues, ElisabeteHealth education is complex and, in schools, involves not only specific teams, but also management, organizational climate, and curricula. In this context, we understand collaborative management as a model in which school leaders promote the involvement of the school community, are based on open communication processes, and are receptive to innovation. Networking, enhanced by digital technologies, is one of the resources of these collaborative practices in the management of schools that, at the same time, reinforce them. Following a methodological strategy of an exploratory and qualitative nature, we analyze in a comparative perspective the public policies that frame health education in schools. The focus is on two experiences carried out in a network, in Brazil and Portugal. The results allow us to (re)think health education strategies in the school context, based on collaborative management strategies and cooperation networks.
- Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnicoPublication . Costa, Maria da; Guerra, Lícia Flávia Santos; Seabra, FilipaApresenta-se neste manuscrito percepções docentes e discentes sobre práticas pedagógicas desenvolvidas numcursotécnico, visando a convergência destas percepções para a formação do pensamento crítico, do sujeito autônomoe criativo, que associamos ao conceito de práticas pedagógicas transformadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva cujosresultados indicaram que a maioria dos professores sente necessidade de formação continuada para aprimoramento de suas práticaspedagógicas. Na subjetividade dos discentes, observou-se que eles valorizavam mais recursos didáticosdiversificados que estratégias de ensino pautadas pelo requerimento dopapel autônomo no processo de aprendizagem. Infere-se que os alunos apreciam aulas tradicionais que exigem pouco esforço cognitivo.