Psicologia | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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Browsing Psicologia | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
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- Relações interpessoais, satisfação no trabalho e estresse no âmbito hospital: como avaliar?Publication . Sousa, Luiza Araujo Amancio; Amorim, Maria Marta Amancio; Ramos, Natália; Couto, GleiberO hospital, de maneira geral, é reconhecido como um ambiente de trabalho complexo, perigoso e de risco, sendo local privilegiado para adoecimento e estresse dos profissionais de saúde. Assim descrever instrumentos empregados no mapeamento das relações interpessoais, satisfação no trabalho e estresse de profissionais da saúde que atuam na área hospitalar é importante e constitui o objetivo desse estudo. Realizou-se uma revisão na base de dados da Medline, Lilacs e PubMed dos temas do estudo. Os instrumentos para avaliar essas variáveis, Check List of Interpersons Transations II, Questionário de Satisfação no Trabalho S20/23 e a Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho são recomendados, pois foram traduzidos, revisados e validados para uso no Brasil. Aplicando esses instrumentos os gestores podem identificar elementos que interferem nas relações interpessoais, satisfação ao trabalho e estresse de profissionais da saúde que atuam na área hospitalar e melhorar o clima organizacional do hospital, bem como a sua saúde e bem-estar.
- Relações interpessoais, satisfação no trabalho e vulnerabilidade ao estresse em um hospitalPublication . Sousa, Luiza Araújo Amancio; Amorim, Maria Marta Amancio; Ramos, Natália; Couto, GleiberAnalisar as relações interpessoais e a sua interação com a satisfação no trabalho e vulnerabilidade ao estresse de profissionais de saúde de um hospital é o objetivo deste estudo. Participaram 111 enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e assistentes social dos setores Unidade de Terapia Intensiva, Clínica Médica e Pronto Atendimento de um hospital público estadual. Coletaram-se dados sociodemográficos e socioeconômicos, Check-List of Interpessoal Transactions II, Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho, Questionário de Satisfação no Trabalho. Utilizaram-se análise descritiva simples, Teste t de student, Coeficiente de Correlação de Pearson e correção por atenuação. Os profissionais do pronto atendimento e clínica médica assumem padrões de comportamentos mais intensos, enquanto que na unidade de terapia intensiva os profissionais são menos intensos em suas condutas. Na clínica médica, unidade de terapia intensiva e pronto atendimento os profissionais possuem tendência para a amigabilidade, enquanto que os observadores de cada grupo os percebem amigáveis, seguros e dominantes. Os profissionais que trabalham na unidade de terapia intensiva tendem a serem mais frios afetivamente e inseguros nas suas relações, ao contrário do pronto atendimento e clínica médica que tendem a ser mais deferentes, exibicionistas e sociáveis. As posições interpessoais em relação aos fatores do Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho apresentaram correlações positivas, estando mais vulneráveis ao estresse sob o ponto de vista do clima e funcionamento organizacional, pressão no trabalho e infraestrutura e rotina. As relações das posições interpessoais com os fatores de satisfação no trabalho apresentaram correlações negativas, estando mais insatisfeitos com as relações hierárquicas, satisfação com o ambiente físico de trabalho e a satisfação intrínseca. Os trabalhadores mais satisfeitos desempenharão melhor as suas atividades e responsabilidades correndo menor risco de estarem expostos a algum agravo à saúde, como por exemplo, ao estresse.