CIAC | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CIAC | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "11:Cidades e Comunidades Sustentáveis"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Ciberperformance: da transposição à inovaçãoPublication . Veiga, Pedro Alves daEste artigo visa explorar e identificar formas de ciberperformance nativas do meio digital e/ou telemático, com especial ênfase nas surgidas durante o período pandémico. As tecnologias digitais contribuem para a alteração ou disrupção de práticas estabelecidas, criando oportunidades de inovação em toda a economia criativa. Este fenómeno foi potenciado pela pandemia do COVID-19, que ao dificultar a fruição dos espaços públicos, contribuiu para um aumento significativo de experiências ao vivo nas principais redes sociais. Para tal, a resposta imediata de artistas e instituições das artes foi a transposição literal dos seus eventos e criações para sistemas de videoconferência ou videodifusão, como Zoom, Microsoft Teams ou Google Meet. No entanto, os nativos digitais encontraram caminhos e motivações para ir além da simples transposição da exibição ou performance tradicional para as redes sociais e media digitais, dando origem ao que se pode designar por ciberperformance nativa, constituindo novos formatos artísticos e produtos culturais, cuja criação é moldada pelas próprias tecnologias e redes de informação. Importa, pois, explorar a natureza da literacia digital artística, criativa e performativa. E importa entender como a experiência estética, participativa e de interação social das audiências é moldada pela fruição artística destas ciberperformances nativas.
- Visualizing science: crafting memes in design pedagogyPublication . Barreto, Susana; Alvelos, Heitor; Lima, Cláudia; Carneiro, José; Veiga, Pedro Alves da; Penedos-Santiago, Eliana; Fernandes, Marta; Martins, Nuno; Dolbeth, JúlioThis paper details and analyses the methods and outcomes of nine pedagogical workshops in design courses at Portuguese universities, centered on the unlikely mix of online memes and scientific knowledge. The workshops took place between March and July 2023, were conducted within the exploratory project ‘Sci-Bi: An Infodemic of Disorientation: Communication Design as a Mediator Between Scientific Knowledge and Cognitive Bias.’ The project posits that communication design may play a role in translating and visualizing scientific information in clear, accessible, and engaging manners. An example of this is evident in the creative outputs produced by students, showcasing innovative ways to communicate scientific information. The output of these workshops consisted of infographics, reels, and memes, to be presented to the public for external validation in two forthcoming exhibitions in 2024.