CIAC | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
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Browsing CIAC | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
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- Ciberperformance: da transposição à inovaçãoPublication . Veiga, Pedro Alves daEste artigo visa explorar e identificar formas de ciberperformance nativas do meio digital e/ou telemático, com especial ênfase nas surgidas durante o período pandémico. As tecnologias digitais contribuem para a alteração ou disrupção de práticas estabelecidas, criando oportunidades de inovação em toda a economia criativa. Este fenómeno foi potenciado pela pandemia do COVID-19, que ao dificultar a fruição dos espaços públicos, contribuiu para um aumento significativo de experiências ao vivo nas principais redes sociais. Para tal, a resposta imediata de artistas e instituições das artes foi a transposição literal dos seus eventos e criações para sistemas de videoconferência ou videodifusão, como Zoom, Microsoft Teams ou Google Meet. No entanto, os nativos digitais encontraram caminhos e motivações para ir além da simples transposição da exibição ou performance tradicional para as redes sociais e media digitais, dando origem ao que se pode designar por ciberperformance nativa, constituindo novos formatos artísticos e produtos culturais, cuja criação é moldada pelas próprias tecnologias e redes de informação. Importa, pois, explorar a natureza da literacia digital artística, criativa e performativa. E importa entender como a experiência estética, participativa e de interação social das audiências é moldada pela fruição artística destas ciberperformances nativas.
- A influência da média-arte digital no instrumentista e na performance: novos caminhos performativosPublication . Travasso, Rui; Veiga, Pedro Alves da; Gomes, JoséO objetivo deste artigo é identificar e discutir a evolução impulsionada pelo uso das tecnologias digitais na performance musical instrumental. Limitamos o foco à performance musical de instrumentos identificados como pertencentes à família orquestral da tradição ocidental, de modo a auferir as repercussões, quer na performance, quer no instrumentista e considerando três aspetos chave da média-arte digital: interatividade, aleatoriedade controlada, e virtualidade. Por um lado, a junção destas duas áreas - média-arte digital e a performance musical instrumental - proporciona a aquisição de caraterísticas digitais aos instrumentos tradicionais e à sua performance, fornecendo novos caminhos interativos e iterativos. Por outro lado, a mesma junção, favorece também um nível de performance único devido ao elevado nível de especialização dos instrumentistas, possibilitando que a obra seja singular e irrepetível. Tudo isto conduz a uma evolução da notação musical, a uma criação de novas técnicas instrumentais e performativas, novos conceitos, uma ampliação multidisciplinar do papel dos instrumentistas e uma evolução na relação da média-arte digital com a música instrumental. No que concerne à estrutura, o artigo realiza primeiramente uma definição sobre ambas as áreas abordadas e posteriormente desenvolve os três aspetos mencionados com a adição da generatividade como aspeto inerente, identificando as diversas formas em como estas características artísticas se vão relacionando e evoluindo, assim como a sua repercussão na performance musical instrumental.
- Poetics of instability: subversion of gravity through digital performative artPublication . Trigo, Clara; Santana, Ivani; Veiga, Pedro Alves daEste artigo aponta a subversão da gravidade como uma das características da poética de instabilidade, conceito já anteriormente proposto e desenvolvido pelos autores, a partir da seleção e análise de nove artefatos de média-arte digital, cujo mote poético principal é o interesse em desestabilizar as percepções sobre a gravidade. Nesta fase inicial foram analisadas imagens disponibilizadas pelos próprios artistas em plataformas abertas na internet. Interessava saber: que efeitos/sensações são perseguidos e provocados? Quais as estratégias artísticas para realizar a desestabilização? Que diferenças e semelhanças há entre estas iniciativas? Como diferentes estratégias podem provocar diferentes impactos nos processos e nos resultados? Para melhor responder a estas questões foram destrinchadas as estratégias de subversão – ou desestabilização – da gravidade encontradas nos artefatos e foram elaboradas categorias de análise pautadas nas relações entre as variáveis observadas. Os achados estão detalhadamente discutidos e sintetizados em tabelas.