REA | Sociologia
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Sociologia" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | Sociologia by Sustainable Development Goals (SDG) "16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- A Casa de Maria FrutaPublication . Horta, Ana Paula Beja; Leão, Helena; Horta, Ana Paula Beja; Ribeiro, JoséA Casa de Maria Fruta conta a história de uma mulher cabo-verdiana, Maria Pires Lopes, que após uma complexa experiência migratória em Portugal, nos Estados Unidos da América e na Alemanha, decide construir a casa dos seus sonhos num bairro marginalizado, na periferia de Lisboa. O documentário explora o carácter contraditório e múltiplo das identidades diaspóricas, articulando questões de identidade pós-colonial e migrações com processos de "self-empowerment" e inovação cultural produzidos em espaços de liminaridade.
- Entre Nós: Cova da MouraPublication . Universidade Aberta; Leão, Helena; Antunes, ElisaEntrevista com Ana Paula Beja Horta, professora e investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta, sobre o Bairro da Cova da Moura.
- Migrações e refugiados no mundo atualPublication . Sousa, Lúcio; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eAtualmente estima-se que haja mais de 65 milhões de migrantes forçados, entre os mais de 21 milhões são refugiados. Em 2015, cerca de um milhão de refugiados dirigiu-se para a Europa - situação que ficou conhecida como a maior crise humanitária, depois da II Grande Guerra. O vídeo aborda: conceito de migrações forçadas; definição do conceito de refugiado; situação atual das migrações forçadas no mundo.
- Migrações e refugiados: conversa com Hendi: ZaytounaPublication . Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eReflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.
- Migrações e refugiados: entrevista a Francisca Gorjão Henriques: Pão a PãoPublication . Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eReflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.
- Migrações e refugiados: entrevista a RafatPublication . Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eReflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.
- Migrações e refugiados: perspectivas do serviço socialPublication . Albuquerque, Rosana; Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eAtualmente estima-se que haja mais de 65 milhões de migrantes forçados, entre os mais de 21 milhões são refugiados. Em 2015, cerca de um milhão de refugiados dirigiu-se para a Europa - situação que ficou conhecida como a maior crise humanitária, depois da II Grande Guerra. O domínio destas matérias permitirá um conhecimento mais reflexivo e uma atuação mais informada sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Paralelamente, serão debatidas algumas problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados – procurando desconstruir representações estereotipadas. O curso destina-se a tod@s que, por motivos profissionais ou académicos, desejam saber mais sobre o tema e, em particular, aprofundar o contributo que cada área das ciências sociais pode dar, nos planos teórico e aplicado.
- Migrações e refugiados: perspetivas teóricas e aplicadas das ciências sociaisPublication . Cordeiro, Ana Paula; Vieira, Cristina Pereira; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eAtualmente estima-se que haja mais de 65 milhões de migrantes forçados, entre os mais de 21 milhões são refugiados. Em 2015, cerca de um milhão de refugiados dirigiu-se para a Europa - situação que ficou conhecida como a maior crise humanitária, depois da II Grande Guerra. O domínio destas matérias permitirá um conhecimento mais reflexivo e uma atuação mais informada sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Paralelamente, serão debatidas algumas problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados – procurando desconstruir representações estereotipadas.
- Sociologia das migrações: entre imagensPublication . Rocha-Trindade, Maria Beatriz; Horta, Ana Paula Beja; Ribeiro, José; Ribeiro, José; Horta, Ana Paula BejaO videograma aborda a problemática das comunidades imigrantes em Portugal e mais especificamente o papel das Associações no processo de integração dos imigrantes mais jovens na sociedade portuguesa. Optou-se assim pelo estudo de caso da Associação Moinho da Juventude do Alto da Cova da Moura, Concelho da Amadora, uma organização bem estabelecida, com um largo espectro de ação e de influência no bairro, que articula um conjunto de programas visando a valorização da identidade cultural e a inserção dos jovens de origem africana. É dada particular atenção às dinâmicas sociais e culturais que são criadas e desenvolvidas pela Associação contrapondo-se ao discurso social daqueles que nela atuam. É na fronteira entre o poder institucionalizado e a comunidade que se propõe ao espectador uma interpretação das estratégias e das lógicas de funcionamento da associação. No quadro das suas dinâmicas equacionam-se experiências pessoais e revelam-se espaços de negociação e de ambiguidade resultantes da interação entre os vários atores sociais.