REA | Sociologia
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Sociologia" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | Sociologia by Sustainable Development Goals (SDG) "01:Erradicar a Pobreza"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Combate à pobreza e à exclusão socialPublication . Universidade Aberta; Ribeiro, Teresa; Caixeiro, VandaEmpreendedorismo, inovação e boas práticas como forma de combater a pobreza em Portugal. Alguns contributos da Universidade Aberta. Depoimentos de Edmundo Martinho, coordenador do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, de Joaquim Casado, ex-autarca da Ericeira, de Helena Lima, Sandra Martins, Maria Isabel Elvas, da Orquestra Geração, da Escola EB 2,3 Miguel Torga, da Amadora, de Corália Loureiro, vereadora da Câmara Municipal do Seixal, de José Varela, da Rede Europeia de Ética Empresarial. Participação de Maria do Céu Brandão, orientadora de Estágios da Universidade Aberta e dos professores Hermano Carmo, José Sales e José Porfírio, da Universidade Aberta.
- Introdução à sociologia : exclusão socialPublication . Capucha, Luís; Almeida, João Ferreira de; Trindade, Ana José; Ribeiro, IsabelTrata-se de uma abordagem do problema da pobreza a partir da caracterização das dinâmicas produtoras e reprodutoras do fenómeno, da sua evolução, dos modos de vida que configura e das prioridades políticas que requer.
- Migrações e refugiados no mundo atualPublication . Sousa, Lúcio; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eAtualmente estima-se que haja mais de 65 milhões de migrantes forçados, entre os mais de 21 milhões são refugiados. Em 2015, cerca de um milhão de refugiados dirigiu-se para a Europa - situação que ficou conhecida como a maior crise humanitária, depois da II Grande Guerra. O vídeo aborda: conceito de migrações forçadas; definição do conceito de refugiado; situação atual das migrações forçadas no mundo.
- Migrações e refugiados: conversa com Hendi: ZaytounaPublication . Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eReflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.
- Migrações e refugiados: entrevista a Francisca Gorjão Henriques: Pão a PãoPublication . Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eReflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.
- Migrações e refugiados: entrevista a RafatPublication . Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eReflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.
- Migrações e refugiados: perspectivas do serviço socialPublication . Albuquerque, Rosana; Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eAtualmente estima-se que haja mais de 65 milhões de migrantes forçados, entre os mais de 21 milhões são refugiados. Em 2015, cerca de um milhão de refugiados dirigiu-se para a Europa - situação que ficou conhecida como a maior crise humanitária, depois da II Grande Guerra. O domínio destas matérias permitirá um conhecimento mais reflexivo e uma atuação mais informada sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Paralelamente, serão debatidas algumas problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados – procurando desconstruir representações estereotipadas. O curso destina-se a tod@s que, por motivos profissionais ou académicos, desejam saber mais sobre o tema e, em particular, aprofundar o contributo que cada área das ciências sociais pode dar, nos planos teórico e aplicado.
- Migrações e refugiados: perspetivas teóricas e aplicadas das ciências sociaisPublication . Cordeiro, Ana Paula; Vieira, Cristina Pereira; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eAtualmente estima-se que haja mais de 65 milhões de migrantes forçados, entre os mais de 21 milhões são refugiados. Em 2015, cerca de um milhão de refugiados dirigiu-se para a Europa - situação que ficou conhecida como a maior crise humanitária, depois da II Grande Guerra. O domínio destas matérias permitirá um conhecimento mais reflexivo e uma atuação mais informada sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Paralelamente, serão debatidas algumas problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados – procurando desconstruir representações estereotipadas.