Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP
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Browsing Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
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- Atitudes e comportamentos das famílias sobre consumo sustentávelPublication . Costa, Glória; Caeiro, SandraAs famílias da actualidade, muito associadas ao consumismo e ao materialismo têm hoje uma pesada herança a receber e a transmitir fruto dos excessos económicos e empresariais. Estudos desenvolvidos noutros países identificam inequivocamente o consumo das famílias como sendo o principal contributo para os problemas ambientais, tais como a mudança climática, a poluição do ar, o uso do solo e a produção de resíduos, colocando assim as famílias no centro do problema, pelo efeito multiplicador das suas atitudes e comportamentos. Este facto não deixa quaisquer dúvidas de que são requeridas mudanças de hábitos e de padrões de consumo para o alcance de um futuro sustentável. Dado ser uma área que ainda não tem grande desenvolvimento em Portugal, pretendeu-se com o presente trabalho contribuir para o estudo dos actuais conhecimentos relativos às atitudes e comportamentos das famílias portuguesas sobre o consumo sustentável. Este estudo centrou-se numa amostra de conveniência, os estudantes da Universidade Aberta, dada a sua abrangência geográfica, tendo sido desenvolvido um inquérito por questionário, de forma a analisar em pormenor a percepção destas famílias portuguesas sobre esta temática. E permitiu perceber de que forma as famílias agem e se comportam nas suas opções domésticas, levando à percepção das áreas onde há mais trabalho a desenvolver, por indução da inacção nessas temáticas. Como foi o caso da compostagem doméstica e dos transportes pessoais, entre outros pontos.
- Atitudes e comportamentos de bancários sobre consumo sustentávelPublication . Ferreira Junior, João; Caeiro, SandraNas sociedades contemporâneas, o consumo exacerbado responde em grande medida, pela exaustão dos recursos ambientais, estudos que compreendam as atitudes e os comportamentos no ambiente familiar, e como estes comportamentos se manifestam no ambiente corporativo são fundamentais, para o desenvolvimento sustentável. O presente trabalho pretendeu contribuir, para o entendimento dessa dinâmica de hábitos ambientais, focalizando uma amostra de conveniência, com funcionários de uma instituição financeira de economia mista, tendo sido desenvolvido a aplicação de um questionário, abrangendo vertentes como: consumo da água; consumo de energia, consumo alimentar, reciclagem, meios de transporte, compras sustentáveis, turismo ecológico, responsabilidade ambiental, e igualmente as práticas de consumo dos funcionários no local de trabalho. O inquérito aplicado com os bancários da instituição financeira permitiu identificar hábitos, que necessitam maior conscientização ambiental no ambiente familiar como uso de transporte alternativo, compra de produtos atuais e separação de recicláveis, como também hábitos mais conscientes no ambiente laboral, o qual oferece cursos e treinamentos para os funcionários na área ambiental, visando adequar-se a mecanismos regulatórios como os Princípios do Equador, cujo objetivo é garantir sustentabilidade, prevenção de impactos sociais, ambientais e de imagem, que possam criar embaraços nos empreendimentos, bem como, reduzir o risco de inadimplência no setor. Não foi possível delinear o gênero ou idade dos inqueridos que são mais conscientes nos termos ambientais e sociais. A manifestação de hábitos socioambientais mais conscientes no ambiente familiar possibilitaria um exercício mais eficiente de cidadania, bem como, contribuiria para redução dos impactos ambientais.
- Os sistemas de gestão ambiental como ferramenta de cidadania e participação no contexto empresarial : um estudo de caso numa indústria gráficaPublication . Nunes, Tânia Isabel Guerreiro Cortez; Caeiro, SandraA implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) provoca mudanças significativas no contexto da organização. As alterações proveem de um conjunto de requisitos normativos e disposições legais que deverão ser colocadas em prática por todos os Colaboradores. Pretende-se com o este trabalho relacionar o aumento de conhecimentos em matéria de ambiente com a alteração de comportamentos por parte dos Colaboradores fora do seu contexto de trabalho. Este estudo pretendeu dar um contributo para que se relacione a mudança de atitude/comportamento dos Colaboradores de um setor específico na vertente ambiental, através do seu envolvimento na implementação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental. Esta mudança de atitudes/comportamentos, a nível empresarial, poderá contribuir para uma mudança no desenvolvimento da Sociedade. Trabalhadores formados são Cidadãos informados. Os dados apresentados são resultado de um estudo de caso realizado numa empresa da indústria gráfica. A partir da análise dos questionários realizados a um grupo de trabalhadores de uma indústria gráfica conclui-se que existe uma ligação entre a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental e a alteração de comportamentos dentro e fora da empresa. As alterações referidas pelos colaboradores focam-se sobretudo na separação dos resíduos ao nível doméstico e melhoria no controlo de consumos (água e energia). Estabeleceu-se ainda um plano de comunicação e participação com o objetivo de potenciar a formação e a sensibilização dos Colaboradores e outras Partes Interessadas no contexto de implementação de um SGA.