História, Arqueologia e Património | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing História, Arqueologia e Património | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by resource type "conference object"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A Agência Radio e a Lusitânia: contributos para o estudo das agências noticiosas em PortugalPublication . Sales, José das Candeias; Mota, SusanaPartindo de uma investigação em Recepção da Antiguidade, demonstramos o caminho percorrido para caracterizar a realidade obscura das agências de notícias a actuar em Portugal nos anos da década de 20 do século XX, com especial enfoque para duas agências cuja presença ofuscava, claramente, a suposta exclusividade da Havas: a Agência Rádio e a Lusitânia.
- Alejo Carrera Muñoz (1893-1967): uma vida contada pelos jornaisPublication . Sales, José das Candeias; Mota, SusanaAlejo Carrera Muñoz (1893-1967) trabalhou, em Portugal e Espanha, como jornalista, correspondente de diversos jornais, e como empresário, político, homem da cultura e representante da comunidade galega em Portugal. Este texto pretende traçar, em linhas gerais, o seu percurso profissional de acordo com o que foi publicado nos jornais.
- A decoração do pronaos do túmulo de Petosíris: temas, cenas, estilos e técnicasPublication . Sales, José das CandeiasDescoberto no final do ano de 1919, em Tuna el-Guebel, o túmulo de Petosíris foi imediata e metodicamente escavado até 8 de Março de 1920 por Gustave Lefebvre e desde então reconhecido como detendo um valor excepcional para a história da arte do século IV a.C. quando as escolas indígenas produzem os seus últimos exemplares e quando aparecem no Egipto as primeiras manifestações da arte grega. No que diz respeito à decoração interna do pronaos, se, por um lado, o túmulo de Petosíris denota a forte influência grega no estilo e na técnica dos coloridos baixos-relevos, por outro, reproduz temas e cenas existentes, por exemplo, na decoração dos túmulos menfitas do Império Antigo e dos túmulos tebanos do Império Novo. Os temas tratados denotam, portanto, uma continuidade histórica digna de registo que nos interessa tratar, num quadro de similaridades/ originalidades a eles subjacente.