CIAC | Livros / Books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CIAC | Livros / Books by contributor "Marcos, Adérito"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- (DES)conexão: um laboratório de alquimia digitalPublication . Gago, Ana; Marques, Diogo; Santa Cruz, João; Ferreira, Pedro; Marcos, AdéritoMonografia suporte da instalação / artefacto artístico "(Des)conexão". Em (DES)CONEXÃO, o ponto de partida é o ponto de chegada: tecnologia primordial, a pedra gera-se de forma cumulativa, processual, embora num tempo completamente oposto ao do imediato, trazido pelo digital. Para encontrar a pedra há que partir(-se) (n)o gesto de agarrá-la. Numa busca espiralar e potencialmente infinita, entre quatro estados mais ou menos (in)definidos – decomposição (nigredo), modificação (albedo), separação (citrinitas), união (rubedo), forças de tensão e dispersão. Entre o todo e as partes, entre o artefacto e o leitor, e entre este e a sua própria percepção – do artefacto, de si mesmo e dos outros.
- Modalities est Agnus DeiPublication . Mucheroni, Marcos; Manzolli, Jonatas; Marcos, AdéritoModalities est Agnus Dei é uma obra multimodal relacionada à pintura “Agnus Dei” de Josefa d´Óbidos e ao Réquiem de Mozart. Essa instalação foi criada para o VI Retiro Doutoral do Doutoramento em Média-Arte da Universidade Aberta de Portugal e da Universidade do Algarve, Óbidos, julho 2019. A partir da pintura “Agnus Dei” de Josefa d´Óbidos (1630-1684), associamos a modalidade musical à Missa em Ré Menor de Wolfgang Amadeus Mozart (1746-1791), K 626, conhecida como o “Réquiem de Mozart”. A natureza sacra das duas obras nos levou ao conceito de música das esferas celestes, que remonta à Grécia Antiga e aos primórdios do uso do monocórdio por Pitágoras.
- Pontos-G: shakras invertidos: uma saga híper-sensorial em arte tecnológicaPublication . Teles, Paulo César; Prado, Juliano; Marcos, AdéritoA instigação de realizar instalações interativas com aparatos digitais que promovam as movimentações corporais livres de qualquer aparato material ou tecnológico tem sido desafios recorrentes para nós desde 2005. Porém, na ausência de dispositivos que respondessem aos anseios, bem como diante da necessidade de ações simultâneas e de expertises estruturais, parcerias tecnológicas em equipes multidisciplinares tem dado a tônica de nossas realizações. No processo realização da escultura sensorial interativa “Pontos-G – Chakras Invertidos” não foi diferente. Entretanto, de modo diverso ao de todas as obras realizadas por nós até então, lançamo-nos em um desafio de produzir uma estrutura autônoma, do ponto de vista operacional, ainda que a manter a “completude final” da obra a partir dos movimentos do público interator. Este manuscrito nos traz o conjunto de pensamentos e ações que desencadearam a realização desta obra a partir de sua história, seus conceitos-chave, suas logísticas e ações de produção e, por fim, as poéticas sistêmicas nela propostas e contidas.
- Transmediatic architecture of the ode to Christus HypercubusPublication . Manzolli, Jonatas; Mucheroni, Marcos; Marcos, AdéritoThe monograph presents a transmediatic architecture involving music and painting. The composition is inspired by a musical metaphor in which sounds are resonating all over walls and arch of an imaginary Cathedral. Computer-generated animation and sounds, a soprano, a piano player and virtual choir simulate such environment in order to perform the Ode to Salvador Dalí's Christus Hypercubus. The Ode dialogues with the notion of the fourth dimension transferring to the acoustic space a musical projection of the Tesseract or Hypercube. A diffused acoustic field with fragments of sacred music invites the audience to explore meanings of the Catalan's masterpiece.
- You & MePublication . Veiga, Pedro Alves da; Marcos, AdéritoYou&Me (a infinita constelação dos nossos sentidos) é um projeto de arte generativa interativa. Nasce como contracorrente a um crescente encapsulamento dos indivíduos dentro de um casulo tecnológico, que tudo medeia e interliga. Se é verdade que me sinto hoje mais ligado do que nunca a estímulos, informação e conteúdos multimédia de todos os tipos, a verdade é que essa híper-conexão parece inclusivamente sobrepor-se às ligações diretas, não mediadas pela tecnologia, entre mim e os outros, ou até mesmo com o mundo ao meu redor. Este projeto traduz-se, assim, numa vontade de querer questionar esse fenómeno, usando a mesma tecnologia que o promove como arma de combate. Procurei criar uma experiência de comunicação, estética e cognitiva, usando a tecnologia para promover a interação pessoal e local, sem descurar aspetos lúdicos, dinâmicos e estéticos.