Ciências da Educação / Educational Sciences
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Ciências da Educação / Educational Sciences por contribuidor "Abelha, Marta"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Desafios e perspetivas da legislação nas práticas docentes inclusivas LGBTQIA+ na educação secundáriaPublication . Jorge Silva Pereira; Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Lopes, Amélia; Pinho, Ana Sofia; Estrela, Elsa; Borges, Germano; Palhares, Lucinda; Figueiredo, Maria; Abelha, Marta; Tavares de Sousa, RitaObjetivo(s): A presente comunicação parte da análise dos Decretos-Lei n.o 54/2018 e 55/2018, enquanto orientadores dos documentos estruturantes de um Agrupamento de Escolas da Zona Centro de Portugal, e das suas potenciais implicações nas práticas pedagógicas inclusivas, com foco nas questões LGBTQIA+ no ensino secundário. Contextualização: Esta investigação insere-se no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica da Universidade Aberta. Parte-se do reconhecimento de que os DL n.o 54/2018 e 55/2018 reconceptualizam a inclusão, alargando-a para além do domínio da Educação Especial. Conhecidos informalmente como “decretos da educação inclusiva”, estes diplomas orientam os documentos estruturantes das escolas, com impacto direto nas práticas docentes. A escola, aqui com foco dirigido para o ensino secundário, exige respostas pedagógicas concretas e inclusivas em relação às problemáticas LGBTIQA+ . Agentes envolvidos: O corpus de análise é composto pelos diplomas legais referidos e pelos documentos estruturantes do Agrupamento de Escolas em estudo, nomeadamente o Projeto Educativo, o Regula- mento Interno e o Plano Anual de Atividades. Ações: Através de uma análise documental categorial, identificam-se os principais elementos que expressam ou omitem uma política de inclusão LGBTQIA+ no AE em questão, e que potencialmente influenciam as práticas pedagógicas inclusivas. Principais resultados: A análise revelou que a inclusão continua a ser tratada, quase exclusivamente, como sinónimo de apoio a pessoas estudantes com NEE, não reconhecendo outras dimensões da diversidade como as vivenciadas pelas pessoas LGBTQIA+. Apesar de referenciar os DL 54/2018 e 55/2018, os documentos estruturantes não contemplam explicitamente a inclusão LGBTQIA+, tornando-a uma “não questão”. Prevê-se, numa fase posterior da investigação, a auscultação de superviso- res pedagógicos, com vista a compreender melhor as implicações desta ausência nas práticas docentes no ensino secundário.
- Gestão e liderança da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva: desenvolvimento de uma escola inclusivaPublication . Oliveira, Susana Clara Monteiro; Henriques, Susana; Almeida, Ana Patrícia; Lopes, Amélia; Pinho, Ana Sofia; Estrela, Elsa; Borges, Germano; Palhares, Lucinda; Figueiredo, Maria; Abelha, Marta; Tavares de Sousa , RitaCom o intuito de investigar as dificuldades advindas dos reduzidos ou falta de meios e recursos humanos e organizacionais específicos que poderão obstaculizar a operacionalização da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), afetando o desenvolvimento de uma escola efetivamente inclusiva. Deste modo, objetiva-se compreender como a gestão e liderança da EMAEI promove uma cultura de escola que visa o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. Concretamente entender o processo de gestão e liderança da EMAEI e a sua influência na cultura e estrutura organizacional de uma escola promotora da inclusão e equidade, atendendo à diversidade discente. Relativamente à abordagem metodológica optar-se-á pelo método qualitativo, recorrendo à observação direta, inquérito por entrevista semiestruturada, entrevista Focus Groups e análise documental com o intuito de analisar, não só do ponto de vista estrutural, como é o caso da criação da EMAEI, mas também organizacional, como as escolas se adaptaram no sentido de conceder resposta educativa ao atual enquadramento legal. Por conseguinte, prevê-se que a investigação de mestrado em fase inicial de desenvolvimento permita perceber práticas, principais dificuldades, perceções dos atores educativos, influência na cultura de escola e desempenho organizacional adaptativo da escola com a incorporação da referida equipa multidisciplinar.
- Supervisão colaborativa entre pares: promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionaisPublication . Henriques, Susana; Oliveira, Susana Clara Monteiro; Lopes, Amélia; Pinho, Ana Sofia; Estrela, Elsa; Borges, Germano; Palhares, Lucinda; Figueiredo, Maria; Abelha, Marta; Tavares de Sousa , RitaEste trabalho de investigação teve como objetivo o estudo da colaboração entre os professores titulares de turma/disciplina e os docentes de Educação Especial. Neste contexto, pretendeu-se investigar o trabalho colaborativo entre os referidos docentes promovido por um processo de Supervisão pedagógica horizontal e multidisciplinar. Deste modo, conferiu-se aos discentes que beneficiam de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, o acesso ao currículo numa abordagem multinível, que os mencionados docentes gerem e adequam no quotidiano em parceria e estreita interação. No desenvolvimento da referida pesquisa optou-se por um estudo de carácter qualitativo, tendo-se adotado a metodologia I-A. Com efeito, recorreu-se à observação de aulas entre pares, análise documental e observação direta. Em última instância, pretendemos averiguar se o trabalho colaborativo entre pares docentes titulares de turma/disciplina e o de Educação Especial contribuiu para o sucesso educativo dos referidos alunos. Os resultados obtidos permitiram-nos evidenciar a relevância do fundamental trabalho colaborativo entre o docente titular turma/disciplina e de Educação Especial na construção e delineação de percursos curriculares diferenciados.
