Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE
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Browsing Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais:Ciências da Educação"
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- A biblioteca escolar e a educação literária no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Delgado, Maria João Hintze Ribeiro Cardoso; Bastos, GlóriaA Educação Literária é um novo domínio que desde 2012 passou a integrar as Metas Curriculares de Português, fazendo parte do atual programa de Português e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico. Neste trabalho procurou-se compreender o seu significado e o contributo das bibliotecas escolares, no âmbito da Educação Literária ao nível do 1º CEB. De acordo com o atual programa (à semelhança do que ocorreu com as Metas Curriculares de Português), as bibliotecas escolares são concebidas unicamente como espaço que disponibiliza livros para leitura autónoma, não sendo implicada na leitura literária considerada obrigatória. Temos por isso na escola dois espaços e duas leituras: uma na sala de aula, a leitura obrigatória, e outra na biblioteca escolar, a leitura autónoma. Ao delimitar espaços e leituras, incorre-se o risco da leitura literária ser excessivamente escolarizada no 1º CEB, uma vez que a metodologia aplicada é comum a outras tipologias textuais. Por outro lado, ao reduzir a biblioteca à leitura autónoma, não se reconhece a competência dos seus profissionais e os meios de que esta dispõe, para promover a leitura independentemente do seu carácter, natureza e suporte. Este é igualmente um aspeto relevante: reconhecendo o investimento realizado, os interesses e as necessidades dos seus utilizadores, a biblioteca escolar poderia ser perspetivada, como um espaço de encontro entre diferentes gerações, livros e leitores. Do nativo ao imigrante digital, do impresso ao digital, o importante é saber ler e ler por prazer... e isso na biblioteca acontece. Partindo deste contexto, realizou-se um estudo de caso que cruzou diversos elementos de recolha de dados: observação participante, inquéritos e análise documental. Os resultados obtidos evidenciam como um trabalho articulado entre professores e professores bibliotecários é possível e desejável.
- O uso das redes sociais nas práticas de literacia da informação : um estudo com alunos do ensino secundárioPublication . Paixão, José Manuel Lopes; Bastos, GlóriaA Web 2.0, promove uma maior interatividade com/entre os utilizadores, através da disponibilização de uma série de serviços e de ferramentas, como por exemplo, as redes sociais, que são bastante utilizadas pelos estudantes, nomeadamente os do ensino secundário. A utilização de novos tipos de terminais móveis, como os computadores portáteis, ou outro tipo de terminais ainda mais facilmente transportáveis, nomeadamente os smartphones ou os tablets, que permitem aceder facilmente à Internet, quer através de planos de dados ou de redes de wireless, potenciou a utilização, pelos cidadãos, onde se incluem os jovens, das diversas ferramentas disponibilizadas pela Web 2.0, para acesso ou partilha de informação, em qualquer tipo de actividade. A aquisição de competências em literacia da informação, através do recurso à utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), tornou-se fundamental pelo facto de habilitar os cidadãos à utilização das TIC, permitindo-lhes recuperar informação e aceder ao conhecimento, assim como movimentar-se nos atuais ambientes digitais, o que lhes permite o acesso a um enorme volume de informação. Este novo paradigma alterou a forma dos utilizadores recuperarem e disponibilizarem informação, tornando-os parceiros/construtores da rede e do conhecimento. Este trabalho foca-se na análise das práticas da literacia da informação dos estudantes, nomeadamente os do ensino secundário, através da análise da informação que disponibilizam e recuperam nas redes sociais. O conhecimento da forma como os estudantes do ensino secundário utilizam as redes sociais tem impacto para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, promovendo a alteração de algumas práticas dos docentes e também influenciando o trabalho das bibliotecas escolares, contribuindo para atuar na melhoria do sucesso escolar da generalidade dos alunos.