Sociologia / Sociology
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Browsing Sociologia / Sociology by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Cartografia social do território da Malcata: relatório territorializadoPublication . Alves, Fátima; Borges, Júlia; Castro, Paula; Gallo, Edmundo; Paula, Anabela; Vidal, Diogo GuedesO relatório "Cartografia Social do Território da Malcata" apresenta os resultados de um projeto colaborativo entre a Universidade de Coimbra e o Observatório Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que resultaram de um trabalho participativo assente numa metodologia de cartografia social implementada na região da Serra da Malcata. O objetivo principal foi mapear as percepções sobre as características biofísicas e sócio-culturais e económicas dos territórios em foco, identificar os desafios e as potencialidades desses territórios a partir da perspectiva das comunidades locais, de modo a apoiar a transição ecológica e o desenvolvimento sustentável. As dinâmicas envolveram localidades como Vilar Maior, Sabugal e Malcata, identificando questões como despovoamento, insegurança hídrica e oportunidades no turismo de base comunitária. O estudo conclui com a proposta de estratégias de governança participativa e valorização dos patrimónios locais como ferramentas essenciais para revitalização e sustentabilidade territorial.
- Competências digitais de docentes da área da saúde no ensino superior privado em PortugalPublication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; Nunes, Catarina S.O reforço das competências digitais dos docentes do Ensino Superior é uma prioridade na Europa, especialmente em Portugal. Nesse contexto, investigadores da Universidade Aberta avaliaram as competências digitais dos professores de uma instituição privada da área da saúde. O estudo utilizou o questionário DigCompEdu CheckIn, adaptado para Portugal, identificando fragilidades, especialmente na competência pedagógica. Os resultados destacam a necessidade de capacitação para elevar a proficiência digital docente e apoiar a transformação digital no ensino.
- Delphi methodology: qualitative methodsPublication . Henriques, SusanaDelphi Method is… Main Characteristics Aim Application Key questions Process Strengths and limitations Real life examples
- Desigualdades socyales y tecnologíasPublication . Henriques, Susana¿Con o sin tecnología? Tecnologías y sociedad digitales La ambivalencia de la tecnologia Tecnologías digitales y educación Paradoja: Infoexclusión / ‘Aluvión de información’ Alfabetización Digital Ejemplos en Portugal
- Educação a distância em foco: elementos essenciais para a qualidade da modalidade sob a perspetivaPublication . Fonseca, Maria Aparecida Rodrigues; Henriques, Susana; Alves, Jeferson LisboaEste artigo analisa criticamente os fundamentos que sustentam a qualidade da educação superior a distância, com base em estudo desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em Educação a Distância Brasil Internacional. A pesquisa adotou a técnica Delphi, aplicada por especialistas de Moçambique, Argentina, México, Honduras, Brasil e Portugal, com o objetivo de identificar os elementos estruturantes da qualidade da modalidade. Os resultados revelam significativa convergência em torno de aspectos como infraestrutura tecnológica adequada, práticas pedagógicas qualificadas, políticas de inclusão digital, formação docente contínua e institucionalização sólida da Educação a Distância (EaD). Apesar das especificidades culturais e institucionais de cada país, observa-se que esses elementos são reconhecidos como centrais na consolidação da modalidade. A análise, no entanto, aponta que a qualidade da EaD não pode ser dissociada das disputas em torno dos projetos de sociedade, sendo marcada por tensões entre a lógica mercantil e o compromisso com a emancipação dos sujeitos. Conclui-se que a legitimação de uma qualidade social da EaD exige políticas públicas articuladas, ancoradas na equidade, na valorização da formação docente e na promoção de práticas pedagógicas transformadoras.
- Elaboração de questionários online e sua análisePublication . Henriques, SusanaO processo de investigação (relembrar) Análise extensiva / quantitativa Operacionalização Amostragem Elaboração de questionários online Etapas Desenho Problemas Ferramentas Particularidades Análise dos dados
- Everything everywhere all at once”: a methodological framework for an inclusive ecological transition pathwayPublication . Vidal, Diogo Guedes; Freitas, Helena; Alves, Fátima; Filho, Walter Leal; Newman, Julie; Lange Salvia, Amanda; Viera Trevisan, Laís; Corazza, LauraThe narrative of an ecological transition is currently widespread, representing a significant challenge facing humanity. While the need for this transition is evident, our research proposal is centered around a fundamental question: How can we ensure that the ecological transition is not only environmentally responsible but also equitable and inclusive, considering the unique characteristics of various contexts to ensure that no one, whether human or non-human, is left behind in the process? Leveraging our expertise gained from the PHOENIX H2020 project, this study aims to introduce, discuss, and reflect upon a methodological framework designed to identify the biophysical, socio-cultural, economic, and legal aspects of a given territory. This comprehensive approach is intended to foster an equitable and inclusive transition. The research encompasses 11 pilot contexts across seven European countries and employs a mix of secondary and primary data sources. The application of the methodological proposal unfolds in 4 four main/distinct phases: (i) identification of the major socioenvironmental concerns and challenges related to the EGD transition pathway in each pilot territory according to stakeholder’s information; (ii) structures-level analysis to understand how Nature and Environment are represented within a country’s legal framework and to identify the biophysical characteristics of the territory, both acting as drivers or barriers to the ecological transition; (iii) agency/intersubjectivity analysis to analyse the social perceptions about Nature and the Environment of a diverse range of target groups, such as local authorities, civil society organizations, the scientific community, economic activity representatives, and citizens; (iv) cross-referencing the three previous information phases to identify the opportunities, risks and vulnerabilities for the ecological transition in each pilot. Through a thorough exploration of this methodological framework, and by addressing the challenges and potentials it presents, our goal is to provide a robust scheme that places value on the unique socio-cultural and biophysical characteristics of each context. By doing so, we aim to develop and propose a methodological framework that embrace a wide range of stakeholders, fostering an ecological transition that challenges the one-size-fits-all approach that has been traditionally employed, valuing the socio-cultural and biophysical specificities of each of the contexts in order to find participation tools that leave no one behind (humans and non-humans).
- From voices to action: empowering participatory governance (Third Policy Brief)Publication . Alves, Fátima; Vidal, Diogo GuedesEste policy brief surge num momento crucial em que os discursos sobre participação cidadã proliferam, mas os dispositivos institucionais ainda resistem a integrar verdadeiramente as vozes plurais da sociedade nos processos de decisão. A análise desenvolvida nas Comissões Territoriais para o Co-Design (TCCDs) revela não apenas o enorme potencial da participação pública para enriquecer e legitimar as políticas no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, mas também os seus desafios estruturais: Persistem lacunas de representação, sobretudo de jovens, comunidades rurais e grupos marginalizados; A fadiga participativa desafia a sustentabilidade dos processos deliberativos; Falta vinculação institucional real dos resultados dos processos participativos às políticas públicas. Mas há também sinais fortes de esperança: A participação ativa aumenta a literacia política e ecológica dos cidadãos; Processos colaborativos despertam sentido de pertença, responsabilidade cívica e confiança mútua; Os modelos híbridos (digital/presencial) ampliam a acessibilidade e inclusão, desde que haja suporte adequado. As recomendações avançadas são claras: Compensar a participação com tempo, transporte ou apoio social; Reforçar os canais de comunicação contínua e transparente; Integrar resultados nas decisões desde o início, com envolvimento político real; Promover uma cultura de avaliação reflexiva e adaptativa. Para que a transição ecológica seja justa, precisa também de ser democrática e co-criada.
- Interculturalidades, saúde e alterações climáticas: revisão sistemática sobre estratégias de diálogo intercultural na saúde num clima em mudançaPublication . Ponte, Nidia; Alves, Fátima; Vidal, Diogo GuedesA apresentação centrou-se numa revisão sistemática da literatura sobre estratégias de diálogo intercultural nos cuidados de saúde, com especial atenção aos desafios colocados pelos impactos das alterações climáticas na saúde. O estudo destacou a necessidade de práticas culturalmente situadas, capazes de promover relações mais equitativas entre médicos de cuidados primários e utentes de diversas origens socioculturais, sobretudo em contextos marcados por riscos ambientais e desigualdades em saúde. Com base numa análise crítica da produção científica nacional e internacional, salientaram-se os contributos de abordagens baseadas na comunidade e de formações em competências culturais para profissionais de saúde. As conclusões apresentadas visam não apenas aprofundar o conhecimento sobre esta intersecção temática, mas também contribuir para a formulação de políticas públicas mais integrativas e resilientes.
- Metodologia participativa para o diálogo intercultural em saúde no contexto das alterações climáticasPublication . Ponte, Nidia; Alves, Fátima; Vidal, Diogo GuedesO E-poster intitulado "Metodologia Participativa para o Diálogo Intercultural em Saúde no Contexto das Alterações Climáticas", da autoria de Nídia Ponte*, Fátima Alves* e Diogo Guedes Vidal*, foi aceite e apresentado no Encontro Ciência 2025, que decorreu entre os dias 9 e 11 de julho, em formato híbrido, no Campus de Carcavelos da Universidade Nova de Lisboa. Este trabalho parte do reconhecimento de que as alterações climáticas intensificam desigualdades em saúde, afetando de forma desproporcionada grupos sociais vulneráveis. Em resposta a este desafio, é proposta uma abordagem metodológica participativa que visa o desenvolvimento de estratégias de diálogo intercultural entre profissionais de saúde dos cuidados primários e utentes de diferentes origens socioculturais. Enformado por uma metodologia mista, o estudo visa promover a resiliência comunitária e reforçar a justiça cognitiva. Os autores defendem que apenas através de metodologias sensíveis à diversidade cultural será possível contribuir para políticas públicas integrativas e sistemas de saúde mais preparados para responder aos impactos das alterações climáticas.