LE@D | Mestrados
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Browsing LE@D | Mestrados by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais:Ciências da Educação"
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- Um estudo sobre as lideranças intermédias : conceções e práticasPublication . Cabral, Maria Alexandra da Ponte de Lemos; Oliveira, IsolinaEste estudo reflete, a partir da legislação em vigor, sobre as funções supervisivas e de coordenação do coordenador de departamento e as práticas de trabalho colaborativo. Tem, também, em consideração algumas outras referências legislativas que permitem observar a evolução das políticas no que concerne às lideranças intermédias, não só no contexto em que foi elaborado o estudo, mas também acompanhar o caminho que ultimamente tem vindo a ser delineado. O presente trabalho teve como finalidade perspetivar o papel do coordenador de departamento, no contexto das estruturas de liderança intermédia, estabelecendo uma relação com as práticas de trabalho colaborativo. Consiste num estudo de caso de índole qualitativa, numa perspetiva etnográfica, a partir de catorze entrevistas em profundidade a professores de uma escola básica e secundária não agrupada, na região da Grande Lisboa. Os dados resultantes das entrevistas foram cruzados e confrontados com documentos de escola, notas de campo elaboradas a partir da observação do quotidiano e de reuniões formais e não formais (Woods,1999). Para a análise e interpretação dos resultados foram convocados os conceitos de cultura de escola, de colegialidade e trabalho de professores, formas de colaboração e de supervisão e liderança pedagógica. Os resultados apontam para a diferença de olhares que perspetivam o perfil e o desempenho das lideranças, a configuração hierárquica das lideranças e as interações a nível organizacional e supervisivo. Questionamo-nos, também, sobre a evolução das práticas de trabalho colaborativo, considerando a estrutura organizacional da escola, a legislação que tem vindo a ser promulgada e o pendor reflexivo e democrático inerente à verdadeira colegialidade, conforme é defendida por vários autores.
- MOOC na formação profissional docente : estudo de casoPublication . Silva, Sérgio Filipe Duarte da; Teixeira, AntónioOs cursos MOOC, enquanto cursos massivos e online, têm vindo a apresentar um impacto na educação em prol de uma formação e atualização de conhecimentos. Podem apresentar diferentes tipologias conforme os seus princípios: cMOOC (baseado no princípio conectivista), xMOOC (baseado na pedagogia behaviorista) e os híbridos (baseado no princípio sócio construtivismo). A disciplina de educação tecnológica é uma disciplina promotora de uma cultura tecnológica, em torno de uma aprendizagem sobre as técnicas, tecnologia e arte. A tecnologia não deve ser confundida como se fosse unicamente a tecnologia da informação e da comunicação e está relacionada com a sociedade, política, economia e o ambiente e não deve ser descurada de uma ética. Na educação, a disciplina promove e desenvolve, nos alunos, a aprendizagem da uma cultura tecnológica em torno de projetos e/ou produtos, que não devem ser reduzidos a trabalhos manuais. Esta disciplina permite fluir e desenvolver a imaginação, competências e atitudes nos alunos, nos variados domínios da tecnologia e das técnicas. As tecnologias da informação e da comunicação são uma ferramenta que deve estar ao serviço da aprendizagem e a formação de professores de educação tecnológica uma exigência que nunca deve ser deixada à deriva, independentemente dos motivos, em que a modalidade MOOC pode ser um contributo na sua formação. Este estudo tem o objetivo em analisar o contributo dos cursos MOOC na formação de professores de educação tecnológica. A amostra deste estudo foi realizada através de questionários aplicados a um curso iMOOC (A Educação Tecnológica no 3º ciclo: Práticas e desafios da atualidade), junto da Universidade Aberta, do projeto europeu EcoLearning e do Centro de Formação da Escola Secundária das Laranjeiras. Os resultados levam a concluir que os curso MOOC, especificamente a modalidade híbrida sMOOC/iMOOC, contribuíram para a formação e atualização de conhecimentos dos professores de educação tecnológica, no 3º ciclo, e dos interessados pela tecnologia em geral. No final do estudo são apresentadas recomendações para futuras investigações.