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- Microbloguing e presença social no ensino aberto, a distância e em rede : estudo de casoPublication . Ramalheiro, Maria João da Cruz; Morgado, LinaHá atualmente uma grande variedade de formas e ferramentas de comunicação e publicação online, que construiu e alimenta o que tem sido chamado, entre outras designações, de Web social. Muitas dessas formas de comunicação requerem um investimento considerável de tempo e atenção, tanto em termos de preparação e produção do que é publicado e partilhado, bem como a respeito da interação (leitura, visualização de digitalização) do que é partilhado por outros utilizadores. O Twitter lançou uma nova forma de publicar e comunicar online através de mensagens curtas (140 caracteres), agora conhecido como microbloguing. Desde então, outras formas "curtas" de publicar e compartilhar conteúdo têm aparecido, como Pinterest, Vine (6 segundos) ou vídeos Tumblr. A vantagem que estas ferramentas ou serviços fornecem tem a ver, por um lado, com o relativo baixo investimento de tempo e de esforço em termos de produção e de publicação, por outro lado, com a sua boa integração nas plataformas móveis (smartphones e tablets). Em termos de aprendizagem, estas formas de interagir potenciam a criação de conteúdo, contribuem para o desenvolvimento de um PLE (Personal Learning Environment) e, enquanto ferramenta de comunicação, potenciam a presença social. Muitos estudos já demonstraram a importância da presença social para aumentar a aprendizagem efetiva nos contextos de ensino a distância. Esta dissertação tem como objetivo apresentar e discutir um estudo de caso sobre a integração pedagógica do microbloguing em cursos online abertos e massivos (MOOC)como potenciador da presença social e interação neste tipo de cursos. Enquadrado pelo modelo pedagógico português para MOOCs – iMOOC- e o modelo europeu sMOOC, estudámos a integração do uso do microbloguing nas atividades como uma ferramenta de comunicação entre os facilitadores e os participantes, dando espaço para a socialização e crescimento da comunidade de aprendizagem. A análise centrou-se na primeira semana dos MOOCs (BootCamp).
- MOOC na formação profissional docente : estudo de casoPublication . Silva, Sérgio Filipe Duarte da; Teixeira, AntónioOs cursos MOOC, enquanto cursos massivos e online, têm vindo a apresentar um impacto na educação em prol de uma formação e atualização de conhecimentos. Podem apresentar diferentes tipologias conforme os seus princípios: cMOOC (baseado no princípio conectivista), xMOOC (baseado na pedagogia behaviorista) e os híbridos (baseado no princípio sócio construtivismo). A disciplina de educação tecnológica é uma disciplina promotora de uma cultura tecnológica, em torno de uma aprendizagem sobre as técnicas, tecnologia e arte. A tecnologia não deve ser confundida como se fosse unicamente a tecnologia da informação e da comunicação e está relacionada com a sociedade, política, economia e o ambiente e não deve ser descurada de uma ética. Na educação, a disciplina promove e desenvolve, nos alunos, a aprendizagem da uma cultura tecnológica em torno de projetos e/ou produtos, que não devem ser reduzidos a trabalhos manuais. Esta disciplina permite fluir e desenvolver a imaginação, competências e atitudes nos alunos, nos variados domínios da tecnologia e das técnicas. As tecnologias da informação e da comunicação são uma ferramenta que deve estar ao serviço da aprendizagem e a formação de professores de educação tecnológica uma exigência que nunca deve ser deixada à deriva, independentemente dos motivos, em que a modalidade MOOC pode ser um contributo na sua formação. Este estudo tem o objetivo em analisar o contributo dos cursos MOOC na formação de professores de educação tecnológica. A amostra deste estudo foi realizada através de questionários aplicados a um curso iMOOC (A Educação Tecnológica no 3º ciclo: Práticas e desafios da atualidade), junto da Universidade Aberta, do projeto europeu EcoLearning e do Centro de Formação da Escola Secundária das Laranjeiras. Os resultados levam a concluir que os curso MOOC, especificamente a modalidade híbrida sMOOC/iMOOC, contribuíram para a formação e atualização de conhecimentos dos professores de educação tecnológica, no 3º ciclo, e dos interessados pela tecnologia em geral. No final do estudo são apresentadas recomendações para futuras investigações.