REA | Ciências da Educação
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Ciências da Educação" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | Ciências da Educação by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- AmostragemPublication . Silva, Ana Isabel Mateus da; Esteves, Denise; Cipriano, António; Sousa, Fátima; Paixão, ClaúdiaExistem várias definições de amostragem. Vamos definir de acordo com Carmo e Ferreira (2008) em que definem amostragem como o processo pelo qual um grupo de pessoas ou uma porção da população é escolhido de maneira a representar uma população inteira. Assim, podemos dizer que a amostragem é o procedimento usado para escolher um conjunto de pessoas que representam as características da população que se pretende estudar e que serão usadas para obter informações que permitam fazer inferências sobre essa população. As amostras podem ser probabilísticas ou não probabilísticas. Para (Carmo; Ferreira, 2008 e Gil, 1995) as amostragens probabilísticas implicam que a seleção dos elementos que vão fazer parte da amostra seja feita aleatoriamente. Procede-se à seleção de amostras probabilísticas com o objetivo de poder generalizar à totalidade da população os resultados obtidos com o estudo dos elementos constituintes da amostra, devendo assim ser estes representativos dessa população. Dentro da amostragem probabilística podemos distinguir: amostragem aleatória simples, amostragem estratificada, amostragem de cachos ou clusters, amostragem por etapas múltiplas, amostragem sistemática. Sobre a dimensão da amostra, irão encontrar várias maneiras de determinar a mesma (Gil, 1995). Por exemplo, temos fórmulas matemáticas para populações finitas e fórmulas para populações infinitas. Todavia, não pretendemos que nesta unidade curricular procedam a tais cálculos.
- Delphi methodology: qualitative methodsPublication . Henriques, SusanaDelphi Method is… Main Characteristics Aim Application Key questions Process Strengths and limitations Real life examples
- Desigualdades socyales y tecnologíasPublication . Henriques, Susana¿Con o sin tecnología? Tecnologías y sociedad digitales La ambivalencia de la tecnologia Tecnologías digitales y educación Paradoja: Infoexclusión / ‘Aluvión de información’ Alfabetización Digital Ejemplos en Portugal
- Elaboração de questionários online e sua análisePublication . Henriques, SusanaO processo de investigação (relembrar) Análise extensiva / quantitativa Operacionalização Amostragem Elaboração de questionários online Etapas Desenho Problemas Ferramentas Particularidades Análise dos dados
- Globalização e desenvolvimento: perspectivas históricas e contemporâneas na economia mundial (Parte III)Publication . Jacquinet, MarcA globalização representa um dos fenómenos mais complexos e controversos da economia mundial contemporânea, estabelecendo conexões multidimensionais entre desenvolvimento económico, integração de mercados e transformações sociais. O presente estudo examina criticamente as inter-relações entre processos globalizadores e trajectórias de desenvolvimento, utilizando uma abordagem histórica comparativa que integra perspectivas teóricas diversificadas. Através da análise de evidências empíricas e da revisão de literatura especializada, este trabalho argumenta que a globalização contemporânea apresenta características sui generis que requerem uma reavaliação das teorias tradicionais de desenvolvimento, particularmente no contexto das assimetrias persistentes entre economias desenvolvidas e em desenvolvimento.
- Liderança e factor humano na gestão de PME: capítulo 2Publication . Jacquinet, MarcA gestão de pequenas e médias empresas (PME) apresenta particularidades distintivas que exigem uma abordagem específica no que concerne à liderança e ao factor humano. Contrariamente às grandes corporações, onde os processos de gestão podem ser altamente estruturados e hierarquizados, as PME caracterizam-se por uma proximidade maior entre líderes e colaboradores, recursos limitados e uma necessidade acrescida de adaptabilidade e flexibilidade (Drucker, 2001; Mintzberg, 2009). O factor humano assume, neste contexto, uma relevância particular, dado que o sucesso organizacional depende significativamente da capacidade de mobilizar, motivar e reter talentos numa estrutura empresarial de menor dimensão (Robbins & Judge, 2019). A liderança eficaz em PME não se limita à aplicação de modelos teóricos tradicionais, mas requer uma compreensão profunda das dinâmicas específicas que caracterizam estas organizações (Yukl, 2020). Este capítulo propõe-se analisar criticamente as dimensões da liderança e do factor humano no contexto específico das PME, explorando as teorias contemporâneas de liderança, os desafios específicos enfrentados pelos líderes de pequenas e médias empresas, e as estratégias de gestão de recursos humanos mais adequadas a este segmento empresarial.