Psicologia / Psychology
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Psicologia / Psychology by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação sociocultural e regulação emocional de emigrantes portugueses no MéxicoPublication . Rodrigues, Charles; Figueiredo, Paula Carvalho de ; Ramos, NatáliaA adaptação sociocultural das comunidades migrantes envolve a aquisição de competências socioculturais aquando do contacto com uma nova cultura, nomeadamente, no envolvimento com a comunidade, na comunicação interpessoal e intercultural e nas diligências públicas. Este processo implica um ajustamento psicológico que condiciona o bem-estar dos indivíduos. Este estudo tem como objetivo analisar o modo como a adaptação sociocultural influência a regulação emocional dos emigrantes portugueses no México. A pesquisa, de abordagem transversal e descritiva, utilizou uma metodologia quantitativa com 79 participantes selecionados por conveniência; avaliados pela Escala de Adaptação Sociocultural (SCAS-Sociocultural Adaptation Scale), a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (DASS-21-Depression, Anxiety and Stress Scale) e um questionário com variáveis sociodemográficas e situacionais migratórias. Os principais resultados indicam que com o aumento da idade há uma diminuição significativa das competências de adaptação sociocultural, que as mulheres e indivíduos com experiências interculturais anteriores apresentam maior envolvimento com a comunidade e que mais diligencias públicas e o envolvimento com a comunidade estão associadas ao aumento dos níveis de stress, ansiedade e depressão. Conclui-se que, embora esta comunidade desenvolva competências interculturais que decorrem da aprendizagem cultural, a interação com a sociedade de acolhimento pode intensificar os níveis da regulação emocional, afetando a saúde mental dos emigrantes.
- Canções de embalar: comunicação intergeracional, desenvolvimento humano e património culturalPublication . Ramos, Natália; Ed. ColibriAs canções de embalar, cantos de embalar, acalentar, acalantar, arrular, rular, arrolar, ninar, nanar, como são designadas em países lusófonos, particularmente Portugal e Brasil, continuam vivas no imaginário individual e coletivo, constituindo um valioso património comunicacional, educacional, afetivo, musical, poético, familiar e cultural, transmitido sobretudo pelas gerações femininas, em particular pelas avós e mães. A sua universalidade através dos tempos e dos espaços, evidencia que a humanidade reconhece o valor estruturante destes rituais de tradição imemorial, destes gestos e ritmos ancestrais, primários e universais de acalentar para o adormecimento, a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento do ser humano. Transmitidos através da cultura oral, de geração em geração, no seio das famílias e das culturas, os cantos de embalar constituem expressão de amor, de proteção, de segurança, da criatividade e da sensibilidade individual e familiar, bem como da cultura e tradição de cada sociedade. Na cultura portuguesa, valoriza-se a importância dos gestos, vozes e ritmos de embalar, deste envelope postural e sonoro, nas atividades de maternagem, na comunicação e relação dos adultos com as crianças, particularmente das avós e das mães, com as crianças de tenra idade, proporcionando um espaço afetivo e protetor, de desenvolvimento, de harmonia e de reconforto e um meio para acalmar e adormecer a criança de tenra idade.
- Cinema e mise en scène: histórico, método e perspectivas da pesquisa interculturalPublication . Ramos, Natália; Serafim, José FranciscoDestaca-se neste texto a importância, características e vantagens da metodologia fílmica na pesquisa e na interdisciplinaridade. Salientam-se igualmente alguns princípios e procedimentos metodológicos, técnicos e analíticos sobre a utilização da imagem documental na pesquisa. Após um rápido panorama histórico e metodológico sobre o filme documentário, desde o surgimento do cinematógrafo em 1895 em França, passando por dois de seus maiores representantes, Robert Flaherty e Dziga Vertov, busca-se mostrar o interesse deste suporte metodológico. Este inclui a imagem estática e em movimento nos trabalhos acadêmicos e foi iniciado pelos pesquisadores Margaret Mead e Gregory Bateson nos anos 1930, seguidos por pesquisadores franceses tais como Marcel Griaule e Jean Rouch, nos anos 1930 e 1940, vindo a se tornar uma disciplina, no sentido amplo do termo, quando a pesquisadora Claudine de France publica o texto Cinema e Antropologia no final dos anos 1970. A partir deste momento, esta nova disciplina, a antropologia fílmica, começa a ser um instrumental valioso para a compreensão do Homem e das atividades humanas em situação de pesquisa.
- Destinos do adolescer face ao declínio do poder parental, à ordem geracional e à construção de ideiasPublication . Teixeira, Leonia Cavalcante; Ramos, Natália; Souza, Carla Braga de; Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Brasil, Universidade Federal da Paraíba/UFPBO texto objetiva tratar a adolescência e o sujeito adolescente a partir da construção da subjetividade que se dá entre o singular e o social, considerando fundamental contextualizar o sujeito adolescente como singular num espaço coletivo, social e cultural. Discute as vicissitudes do poder parental na contemporaneidade, em relação à adolescência na atualidade, a partir do referencial teórico da psicanálise e das suas articulações com as ciências sociais.
- Estudiantes extranjeros en la enseñanza superior en situación de prácticas: acogida, integración y relaciones interculturalesPublication . Ramos, Natália; Zânia Maria Rios Aguiar Vieira; Franken, IedaLa movilidad de estudiantes internacionales en la educación superior constituye una de las manifestaciones más evidentes de la internacionalización académica. Este artículo tiene como objetivo presentar parte de un estudio más amplio sobre las vivencias de estudiantes en movilidad internacional en pasantías curriculares y extracurriculares en una universidad pública brasileña, con enfoque en los temas de acogida, integración y relaciones interculturales en el ambiente de pasantía. La investigación se caracteriza como un estudio de campo, de enfoque cuantitativo y descriptivo, con el objetivo de explorar las vivencias de estudiantes extranjeros en situaciones de pasantía. Participaron 14 estudiantes extranjeros, de los cuales el 71% eran del sexo masculino. El análisis de los datos reveló que estos estudiantes, jóvenes y solteros, enfrentan un contexto marcado por múltiples desafíos que trascienden las exigencias académicas, abarcando dimensiones psicosociales, culturales y económicas. Se concluye que los estudiantes migrantes enfrentan una realidad compleja, que exige la implementación de políticas públicas e institucionales orientadas a la promoción de la equidad, la salud mental, el bienestar y la valoración de la diversidad en el ambiente universitario y de pasantía. El estudio presenta limitaciones: su naturaleza descriptiva y transversal, basada en cuestionarios autoaplicados, puede introducir sesgos de respuesta y limitar la profundidad del análisis. El número reducido de participantes, predominantemente de origen africano, restringe la generalización de los resultados a otros contextos educativos o regiones. Para futuras investigaciones, se sugiere la adopción de diseños metodológicos más amplios, incluyendo enfoques cualitativos y multicéntricos, que permitan una comprensión más integral de las experiencias de estudiantes migrantes en diferentes contextos.
- Menopausa e implicações no relacionamento conjugalPublication . Presado, Helena; Ramos, Natália; Hita -Yáñez, , Eva; Díaz-Román,, Amparo; Ramiro, , Maria TeresaIntrodução: Com o objetivo de compreender a influência do climatério/menopausa no relacionamento conjugal realizou-se um estudo descritivo simples recorrendo à pesquisa empírica e aplicação de escalas de autopreenchimento para avaliar a satisfação em áreas da vida conjugal em 116 casais residentes na região de Lisboa (Portugal), cujas mulheres se encontravam no climatério. Os dados foram analisados utilizando o programa SPPS 19 e análise de conteúdo das questões abertas. Resultados: indicam que todas as dimensões da satisfação em áreas da vida conjugal apresentam valores satisfatórios, os homens apresentam uma perceção mais positiva do casamento e a satisfação conjugal diminui com a idade, variando com o tempo de conjugalidade; dos discursos sobressaem a comunicação, a negociação, a aceitação desta fase com naturalidade e a sexualidade como fatores considerados importantes na dinâmica conjugal e no relacionamento do casal. Conclusão: não podemos afirmar que a transição para a menopausa seja o único motivo a interferir no relacionamento conjugal. É preciso aprender a viver esta fase da vida com qualidade e bem-estar. Os profissionais de saúde precisam de investir mais na promoção da saúde e apoio às mulheres e casais a vivenciarem esta etapa da vida.
- Representação da migração e do trabalho no cinema documentárioPublication . Ramos, Natália; Ramos, Maria Conceição; Serafim, José Francisco; Serafim, José Francisco; Coelho , Sandra Straccialano; Carvalho, Ludmila Moreira MacedoAs questões relacionadas com os processos migratórios não são recentes e a mobilidade populacional através do mundo sempre ocorreu ao longo dos tempos, sendo bastante diversos os motivos que fazem com que indivíduos e famílias decidam viver noutro local que não aquele onde nasceram. A crise social e política atual, bem como as catástrofes ambientais e os conflitos políticos, étnicos e armados que o mundo enfrenta têm intensificado os fluxos migratórios, sobretudo no contexto europeu, particularmente em Portugal, pelo que muito se tem escrito e discutido sobre esta temática, incluindo a produção de filmes sobre migrações internacionais, esta constituindo uma problemática fundamental da globalização da interculturalidade e da contemporaneidade. O texto traz uma reflexão sobre a questão do binómio migração e trabalho e a sua representação através do cinema documentário. Alguns filmes documentários realizados no mundo e em Portugal nestes últimos anos, procuram representar a situação vivenciada por migrantes nas suas variantes e/imigração. A título de exemplo, o filme documentário “Lisboetas” (Sérgio Tréfaut, 2004) visa contribuir para a elaboração de uma discussão sobre a complexa questão do deslocamento de pessoas que, por razões muito variadas, se veem obrigadas a deixar os seus países de origem em busca de melhores condições de vida e de trabalho em países de acolhimento, designadamente em Portugal.