Mestrado em Estudos Comparados - Lit. e Outras Artes | Master's Degree in Comparative Studies - Lit. and Other Arts - TMECLOA
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos Comparados - Lit. e Outras Artes | Master's Degree in Comparative Studies - Lit. and Other Arts - TMECLOA by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades:Línguas e Literaturas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As TIC como motivação para a leitura : um mundo para lá do impressoPublication . Oliveira, Maria Vicência Simões Braz; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraO objetivo deste trabalho é analisar as capacidades tecnológicas como ferramentas comunicativas a nível da leitura, escrita e os “novos géneros literários” e contexto de literatura digital. Passa também por apresentar algumas referências que podem ser um contributo para a evolução da leitura. Tem ainda a finalidade de abordar a temática relacionada com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), suportes informáticos, os formatos e a sua interação com a sociedade/comunidade que foi escolhida para este trabalho, com o propósito de saber qual a sua relação e interligação com as TIC, na sua utilização, práticas e conhecimento. Nesse sentido foram colocadas 3 questões principais, nomeadamente: 1ª-“O ebook irá sobrepor-se ao livro impresso?”, 2ª“As TIC serão um incentivo para a leitura?” e 3ª “Como são as novas formas de leitura e escrita na sociedade atual?”. Metodologicamente recorreu-se à elaboração de um questionário direto e pessoal que foi distribuído em Instituições de uma localidade situada na zona Centro e Interior de Portugal, abrangendo várias faixas etárias. Foram também selecionados alguns testemunhos na Internet, pelo youtube. Analisando as questões de investigação, entende-se que o ebook não se irá sobrepor ao livro impresso; as TIC são um incentivo para a leitura e; por fim, na utilização das novas formas de leitura é preponderante a utilização do computador e o portátil. Assim, concluiu-se também que as TIC são importantes para quem não mora nem se situa perto das áreas metropolitanas, que o ebook terá lugar e posição futura ao lado do livro, mas que o livro impresso não irá desaparecer, que as TIC são um incentivo para a leitura foi a resposta maioritária dos inquiridos.