Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP
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Browsing Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências da Educação: Pedagogia"
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- O estágio supervisionado na formação inicial dos educadores de infância : estudo de casoPublication . Serpa, Vanessa Belo; Henriques, SusanaEste trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica, oferecido pela Universidade Aberta, produto de uma busca incessante de informação, tem por intuito analisar e procurar entender qual o impacto dos estágios supervisionados na formação inicial dos educadores de infância. Tendo em conta o conjunto de diversos fatores que influenciam as práticas pedagógicas, este estudo procurará clarificar alguns aspetos inerentes aos mesmos. Deste modo, o objetivo geral desta investigação é analisar a relevância dos estágios pedagógicos para o processo de formação dos futuros educadores de infância e qual o contributo/influência dos/as educadores/as cooperantes, enquanto supervisores/as neste processo. Delineamos, com este fim, alguns objetivos específicos: Conhecer a realidade atual do curso de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico oferecido pela Universidade dos Açores; Compreender o plano implementado pela Instituição, no que concerne às práticas pedagógicas; Perceber se existe um apoio por parte das educadoras cooperantes; Compreender qual a articulação existente entre os diversos agentes formativos; Conhecer o regime de avaliação dos formandos. Optámos por um estudo de natureza qualitativa, tendo, para o efeito, selecionado como população-alvo os alunos do mestrando em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano de 2014/2015 da Universidade dos Açores - Pólo de São Miguel, Região Autónoma dos Açores, e as respetivas educadoras cooperantes. A recolha de dados foi efetuada através da realização de entrevistas semiestruturadas, tanto aos alunos, como às educadoras cooperantes. Como principais resultados, pudemos concluir a existência de uma fraca articulação entre as Educadoras Cooperantes e a escola de formação, assim como uma supervisão quase nula, por parte dos orientadores da universidade, aos alunos estagiários. Por sua vez, a relação estabelecida entre os estagiários e a Educadora Cooperante foi, em geral, boa, sendo esta fundamental para uma prática de supervisão favorável.