Sociologia | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Sociologia | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Competências digitais de docentes da área da saúde no ensino superior privado em PortugalPublication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; Nunes, Catarina S.O reforço das competências digitais dos docentes do Ensino Superior é uma prioridade na Europa, especialmente em Portugal. Nesse contexto, investigadores da Universidade Aberta avaliaram as competências digitais dos professores de uma instituição privada da área da saúde. O estudo utilizou o questionário DigCompEdu CheckIn, adaptado para Portugal, identificando fragilidades, especialmente na competência pedagógica. Os resultados destacam a necessidade de capacitação para elevar a proficiência digital docente e apoiar a transformação digital no ensino.
- Educação a distância em foco: elementos essenciais para a qualidade da modalidade sob a perspetivaPublication . Fonseca, Maria Aparecida Rodrigues; Henriques, Susana; Alves, Jeferson LisboaEste artigo analisa criticamente os fundamentos que sustentam a qualidade da educação superior a distância, com base em estudo desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em Educação a Distância Brasil Internacional. A pesquisa adotou a técnica Delphi, aplicada por especialistas de Moçambique, Argentina, México, Honduras, Brasil e Portugal, com o objetivo de identificar os elementos estruturantes da qualidade da modalidade. Os resultados revelam significativa convergência em torno de aspectos como infraestrutura tecnológica adequada, práticas pedagógicas qualificadas, políticas de inclusão digital, formação docente contínua e institucionalização sólida da Educação a Distância (EaD). Apesar das especificidades culturais e institucionais de cada país, observa-se que esses elementos são reconhecidos como centrais na consolidação da modalidade. A análise, no entanto, aponta que a qualidade da EaD não pode ser dissociada das disputas em torno dos projetos de sociedade, sendo marcada por tensões entre a lógica mercantil e o compromisso com a emancipação dos sujeitos. Conclui-se que a legitimação de uma qualidade social da EaD exige políticas públicas articuladas, ancoradas na equidade, na valorização da formação docente e na promoção de práticas pedagógicas transformadoras.
- Impacto da avaliação externa de escolas na melhoria do processo de autoavaliação: estudo de casoPublication . Costa, Luís; Abelha, Marta; Henriques, SusanaEm Portugal, o referencial de Avaliação Externa de Escolas remete para a articulação com os processos de Autoavaliação das Escolas. Assim, a presente investigação pretendeu analisar se a atividade de Avaliação Externa teve impacto no processo de Autoavaliação e se promoveu melhorias organizacionais e educativas num Agrupamento de Escolas. Apresentam-se dados de um estudo de caso, tendo sido realizada numa primeira fase, a análise de documentos internos do agrupamento, seguindo-se a aplicação de um inquérito por questionário a professores da educação pré-escolar ao ensino secundário e, por último, a realização de entrevistas semiestruturadas a agentes relevantes. Os resultados evidenciam que a Avaliação Externa de Escolas funcionou como catalisadora de mudança, tendo contribuído para a consolidação de práticas de autoavaliação mais sistemáticas, para o reforço da liderança distribuída, para a criação de novos mecanismos de comunicação interna e para uma maior articulação entre equipas pedagógicas. Foi também identificado um impacto positivo na flexibilização curricular, no trabalho colaborativo entre docentes e na apropriação do plano de melhoria por parte da comunidade educativa. Conclui-se que a Avaliação Externa de Escolas teve um papel relevante na dinamização da autoavaliação e no desenvolvimento organizacional da escola, configurando-se como uma oportunidade para a construção de uma cultura de melhoria contínua.
- Interculturality, public health and health education: data report based on the Virtual Learning Environment of the Brazilian Health System (AVASUS)Publication . Cunha, Priscila; Batista, Natalia; Fernandes, Felipe; Barbalho, Ingridy; Romão, Manoel Honorio; Coutinho, Karla; Valentim, Janaína; Lacerda, Juciano; Dias, Aline de P.; Henriques, Susana; Valentim, Ricardo; Alves, Fátima; Coutinho, Karilany D.Interculturality is increasingly gaining conceptual and operational relevance, especially in public health, since the cultural diversity of population groups generates myriad needs and demands for health services. In this scenario, technology-mediated Massive Open Online Courses (MOOCs) have become innovative strategies for health training from an intercultural perspective. In Brazil, this is exemplified by the reinforcement of comprehensive Indigenous health care initiatives under primary health care. Prison health is also part of this spectrum of measures, as seen in the National Policy for Comprehensive Healthcare for People Deprived of Liberty. Hence, the prison population is a significant example of cultural and social diversity.
