CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação e saúde: perspectivas contemporâneasPublication . Rangel, Maria Lígia; Ramos, NatáliaA obra reúne investigadores brasileiros e portugueses, oriundos de diferentes instituições e áreas do conhecimento, que se debruçam sobre as relações entre comunicação e saúde na contemporaneidade, nas suas múltiplas interfaces teórico-metodológicas e práticas e inter/transdisciplinares. A comunicação e saúde nos diversos contextos de intervenção, configura-se a partir de complexidades derivadas dos processos de globalização, da multi/interculturalidade, de novas problemáticas e configurações saúde/doença e da crescente integração e utilização de tecnologias de comunicação e informação nos sistemas e serviços de saúde e nos meios de comunicação, implicando um olhar reflexivo e crítico sobre inovações técnicas e metodológicas neste âmbito. A obra organizada em quatro partes e vinte capítulos, dialoga com experiências de pesquisa e produção científica em Portugal e no Brasil, destacando universais, mas também diversidades, especificidades e complementaridades e proporcionando a visibilidade de diversas perspetivas de pesquisa nesta área. São analisadas e discutidas questões relativas à saúde nos meios de comunicação e à utilização da comunicação como recurso educativo e de informação em saúde e na mudança comportamental; e à importância da comunicação relacional e organizacional nos cuidados e serviços de saúde, bem como ao desenvolvimento de competências comunicacionais e interculturais na prevenção e na promoção de boas práticas de saúde em contextos de saúde e culturais diversificados. Esta obra destina-se a profissionais de saúde, de ciências sociais e de comunicação interessados em estudos na interface Comunicação e Saúde. Os capítulos resultam das experiências de pesquisa e diálogos entre o Grupo de Pesquisa de Educação e Comunicação em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva/ISC da Universidade Federal da Bahia/UFBA, Brasil e o Grupo de Investigação em Saúde, Cultura, Comunicação e Desenvolvimento, do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais/CEMRI, da Universidade Aberta, Portugal.
- Comunicación en la salud e interculturalidad: para una mejor intervención en salud en el contexto de diversidad culturalPublication . Ramos, NatáliaLa comunicación en la salud envuelve el análisis y la utilización de procesos y estrategias de comunicación con el objetivo de informar e influenciar los comportamientos y las decisiones de los individuos, de los grupos y de las comunidades, en el sentido de la promoción de la salud, el bienestar y la prevención de las situaciones de la enfermedad, del riesgo y de la vulnerabilidad. La creciente multiculturalidad que se verifica en los diferentes contextos de la vida pública exige esfuerzos en la reformulación de estrategias y políticas, con el objetivo de mejorar la información, la comunicación, la salud, la calidad de vida y el acceso a los servicios públicos de los diferentes grupos que cohabitan en el mismo espacio. Las políticas sociales y los cuidados de salud a nivel local, nacional e internacional, tienen que ser humanizados y sensibles a las necesidades y a las aspiraciones de los individuos, de los grupos y de las comunidades y culturalmente competentes.
