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- Implementação do Balanced Scorecard na Direção-Geral de Recursos da Defesa NacionalPublication . Pina, Lúcio Horta de; Bernardo, Maria de Rosário MatosNos últimos anos, a administração pública tem trabalhado de forma consistente para se aproximar dos cidadãos, assumindo como um de seus principais objetivos oferecer um serviço público o mais eficiente possível, no entanto, tem enfrentado desafios relacionados aos recursos humanos, materiais e financeiros. Para enfrentar estes desafios, a administração pública deverá fazer uso das melhores metodologias de gestão estratégica. A implementação do Balanced Scorecard, em conjunto com outras metodologias, pode ser uma excelente opção para assegurar a eficácia, eficiência e qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos. O presente trabalho de projeto teve como objetivo avaliar de que forma a adaptação do Balanced Scorecard ao setor público pode contribuir para um maior alinhamento com a estratégia da organização. Foram entrevistados dirigentes, da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, com o intuito de identificar a melhor abordagem para a implementação do Balanced Scorecard neste organismo público. O trabalho de projeto inicia-se com a descrição do problema, seguida da revisão da literatura sobre administração pública e gestão estratégica, elementos que fundamentam a aplicação do Balanced Scorecard. A metodologia é então justificada, e, posteriormente, apresenta-se a proposta de um mapa estratégico integrado ao Balanced Scorecard. Em suma, o estudo demonstrou que a adoção do Balanced Scorecard na administração pública é eficaz quando a organização promove um alinhamento claro entre a sua missão, visão e o compromisso dos seus colaboradores, permitindo que a ferramenta impulsione o alcance dos objetivos estratégicos.
- Conversas Abertas na Universidade. Projeto IPVPublication . Universidade AbertaNesta emissão falamos de modelos de aprendizagem inovadores nas áreas da tecnologia, da indústria e da saúde. Destinado a jovens e adultos, o Projeto Impulsiona e Inclui estimula o enriquecimento curricular através da aprendizagem ao longo da vida e promove o empreendedorismo e a capacidade de trabalho em equipa e o espírito crítico. No âmbito deste projeto, já foram diplomados mais de 1700 jovens e 700 adultos, com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência. Uma parte do financiamento está a ser utilizado na aquisição de equipamento de ponta nas áreas da tecnologia, robótica e dispositivos médicos, outra na formação e, ainda, na construção de um novo espaço para a Escola Superior Agrária de Viseu. Participação de: Eduardo Santos (Professor do Instituto Politécnico de Viseu) Teresa Sousa (Formanda do Instituto Politécnico de Viseu) Regina Freiro (Formanda do Instituto Politécnico de Viseu) Mauro Mota (Professor do Instituto Politécnico de Viseu) Mariana Nascimento (Aluna da Escola Superior de Saúde de Viseu) Leonor Silva (Aluna da Escola Superior de Saúde de Viseu) Cláudia Cardoso (Colaboradora da Escola Superior de Saúde de Viseu) António Madureira (Professor do Instituto Politécnico de Viseu) Helena Vala (Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Viseu) João Silva (Formando do Instituto Politécnico de Viseu) João Costa (Formando do Instituto Politécnico de Viseu) Cristina Wanzeller (Professora do Instituto Politécnico de Viseu) Diana Sousa (Formanda do Instituto Politécnico de Viseu) Cândido Roque (Formando do Instituto Politécnico de Viseu) Na segunda parte, a jornalista Teresa Botelheiro entrevista Dulce Forte, da Associação Economia Solidária Sustentável - AESS.
