Browsing by Issue Date, starting with "2024-04-12"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Improving social engineering resilience in enterprisesPublication . Ribeiro, Ricardo Alexandre Bentes; São Mamede, Henrique; Coelho, Nuno MateusA Engenharia Social é um problema significativo para as empresas. Os cyber-criminosos continuam a desenvolver novos e sofisticados métodos para ludibriar indivíduos, levando-os a divulgar informações confidenciais ou a conceder acesso não autorizado a sistemas de infraestruturas. Estes ataques continuam a constituir uma ameaça significativa para os sistemas empresariais, apesar dos investimentos significativos em arquitetura técnica e medidas de segurança. A formação e sensibilização dos funcionários, entre outras intervenções comportamentais, são fundamentais para melhorar a resiliência à Engenharia Social. Os programas de formação e educação dos funcionários são cruciais para a redução da probabilidade destes ataques. O cumprimento das políticas e procedimentos de segurança é significativamente melhorado através de formação baseada na educação. Uma cultura de segurança envolvendo todas as partes é também essencial, uma vez que uma comunicação aberta e honesta por parte da direção pode aumentar a consciência dos funcionários sobre potenciais ameaças. Os preconceitos e características emocionais como o medo, confiança e curiosidade têm também impacto na suscetibilidade a este tipo de ataques, mas, no entanto, as características pessoais que tornam os indivíduos vulneráveis exigem uma investigação profunda. Esta dissertação tem como objetivo fornecer uma avaliação abrangente do estado do conhecimento neste campo e propor uma Framework, identificando as melhores práticas para melhorar a resiliência à Engenharia Social nas empresas, enquanto apoia o desenvolvimento de novos estudos de investigação para abordar esta questão. O seu objetivo é ajudar as empresas de qualquer dimensão a utilizar esta Framework para reduzir o risco de ataques bem-sucedidos de Engenharia Social e melhorar a sua cultura de sensibilização para a segurança.
- Implementation of a Learning Management System (LMS) in an organizational contextPublication . Vicente, João Pedro Capelo Serra; Santos, ArnaldoOs Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS) estão se a tornar cada vez mais populares para empresas que procuram alternativas que facilitem a educação e o desenvolvimento de competências de recursos humanos. Como uma aplicação de software que fornece uma plataforma para gerir, fornecer e analisar processos de aprendizagem online, o LMS fornece às empresas uma solução económica para a disponibilização de programas de treino mais flexíveis e personalizados. Para explorar os aspetos essenciais do LMS, avaliar o grau de resposta às necessidades de aprendizagem das empresas e estudar os requisitos técnicos envolvidos, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e uma investigação com a aplicação da metodologia de Design Science Research (DSR). Pretende-se, com esta dissertação, investigar as características inerentes à implementação de um LMS personalizado em contexto organizacional, de forma a servir como um possível modelo de instalação e consequentes linhas de orientação para uma solução concreta. Após identificar e justificar o problema de investigação, definiram-se os requisitos do artefacto, efetuou-se o design e desenvolvimento de uma plataforma LMS personalizada e de conteúdos de formação para colaboradores de uma empresa real. Os resultados foram demonstrados e avaliados através da aplicação de um inquérito por questionário para 86 pessoas em contexto real de implementação, com a extração e análise de dados respetiva. O processo de implementação concluiu numa plataforma eficaz e útil para processos de aprendizagem, com uma correlação direta entre o conteúdo e aplicação em contexto laboral, destacando-se pela sua usabilidade e impacto positivo na promoção do desenvolvimento de conhecimento e conformidade organizacional.