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- EduDombos: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superiorPublication . Dava, Ednilson Agostinho Bambo; Rocio, VítorCom o avanço significativo das novas tecnologias de informação e comunicação, têm sido atualmente desenvolvidas novas ferramentas para a construção do conhecimento. Conceitos como m-learning agregam características na educação formal ou informal como a mobilidade, portabilidade, conectividade e ubiquidade, tornando-a uma importante tecnologia educacional para os estudantes. Neste contexto, o presente trabalho de investigação baseia-se na análise de aplicação móvel m-learning para os estudantes do Instituto Superior Dom Bosco, Moçambique, pode contribuir para processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior. Na persecução deste objetivo, foi aplicada a metodologia Design Science Research (DSR) para o desenvolvimento de uma aplicação denominada EduDombos e testada pelos estudantes para aferir a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem. Neste âmbito foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre m-learning, observações assistemáticas de aplicativos móveis de aprendizagem existentes em Moçambique e estudos empíricos qualquantitativos com os estudantes e docentes por amostras não probabilísticas. Ao analisar os resultados deste trabalho, verificou-se que os alunos mostraram interesse na utilização da aplicação devido à facilidade de acederem rapidamente a informações sobre serviços académicos. Os professores manifestaram satisfação porque a EduDombos permitiu uma maior participação dos estudantes, visto que há uma grande utilização de dispositivos móveis entre eles, em detrimento dos computadores.
- Heterossexismo em obstetrícia: a (in)visibilidade de famílias 'não' normativas por profissionais de saúdePublication . Rosário, Vera Alexandra Mota Cardoso do; Joaquim, TeresaSão notórios os avanços que se sentem socialmente na promoção da equidade e igualdade de oportunidades para a constituição e reconhecimento das famílias plurais, no entanto “Será que através da perpetuação do heterossexismo, nos cuidados de saúde em obstetrícia, as famílias não normativas são consideradas por profissionais de saúde na sua prática?”. Para responder à pergunta de investigação, recorreu-se a um estudo exploratório quantitativo (com análise estatística High Level), complementado por três entrevistas semiestruturadas para uma melhor compreensão do fenómeno. Obtiveram-se 458 respostas ao inquérito por questionário de profissionais de saúde (médicos/as e enfermeiros/as de várias especialidades) que prestam cuidados de saúde a mulheres. Os resultados obtidos (ainda que em número insuficiente para inferir o fenómeno de um modo global) mostram que a maioria dos/as inquiridos/as não considera depreender sobre a orientação sexual das mulheres de quem cuida, acreditando que não há discriminação nos cuidados de saúde em obstetrícia, apesar de raramente a mesma ser questionada às mulheres. Assim, as famílias não normativas continuam a permanecer na invisibilidade na maioria dos ambientes de cuidados. A desconstrução do heterossexismo é, assim, essencial para a visibilidade de formas familiares plurais nos cuidados de saúde em obstetrícia, bem como para a luta contra a discriminação de género e para a equidade em saúde.
- A narrativa pessoal audiovisual como ferramenta de identidade e afirmação socioculturalPublication . Marcos, AdéritoDe entre os milhões de pequenas narrativas pessoais audiovisuais criadas todos os dias com o clássico telefone portátil, um número crescente destas incide sobre aspectos da vida pessoal e da comunidade onde se inserem os seus intervenientes. Quando partilhadas em contexto e na rede global, estas pequenas histórias podem constituir-se como instrumentos ad hoc de afirmação pessoal, social, étnica e cultural - fragmentos fundamentais para a promoção e salvaguarda da diversidade cultural e das minorias. Esta palestra apresenta uma reflexão crítica acerca da importância da narrativa pessoal em vários contextos, dando especial ênfase à intervenção social e a promoção e salvaguarda da diversidade cultural à luz do desenvolvimento humano sustentável previsto na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural da UNESCO.