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- Conversas Abertas na Universidade. Povoado Fortificado de LeceiaPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Branco, MauroTeresa Botelheiro conversa com João Luís Cardoso, arqueólogo e professor catedrático da Universidade Aberta, acerca do povoado fortificado de Leceia localizado no concelho de Oeiras. Como arqueólogo, o professor João Luís Cardoso estudou durante mais de duas décadas a história deste povoado, organizando campanhas de escavação e estudando os resultados obtidos. Os materiais recolhidos neste povoado podem ser vistos na Fábrica da Pólvora, também ela própria objeto de pesquisa pelo professor João Luís Cardoso, premiado pela Academia de História pela publicação de um estudo histórico e arqueológico sobre o local onde se fabricava armamento por ordem régia.
- Contributos para uma compreensão da formação contínua em avaliação externa do desempenho docente: um estudo de casoPublication . Marques, Eliane Moreira; Mouraz, Ana; Paz, JoãoO presente estudo objetivou a formação contínua em Avaliação Externa do Desempenho Docente ministrada num Centro de Formação de Associação de Escolas do norte do país a partir de 2012, ano em que foi instituída a obrigatoriedade de observação de aulas para avaliação externa da dimensão científico-pedagógica aos docentes integrados nos 2.º e 4.º escalões da carreira docente. O estudo abrange também a formação contínua proporcionada centralmente pelo Ministério da Educação através da Direção-Geral da Administração Escolar. A matriz orientadora da investigação visou a compreensão da formação contínua em Avaliação Externa do Desempenho Docente nas suas várias modalidades, estruturando-se a análise nos vértices currículo-operacionalização-avaliação, bem como na pertinência e adequação da formação sob a ótica dos avaliadores externos. Na revisão da literatura abordaram-se os quadros normativos que determinaram a evolução do modelo de avaliação em paralelo com o incremento de políticas de accountability do setor público, convocaram-se os conceitos de supervisão pedagógica e de “bom professor”, reportou-se à génese dos Centros de Formação de Associação de Escolas e da Formação Contínua, e discorreu-se sobre os critérios de seleção, perfil e (i)legitimidade do avaliador externo. Este Estudo de Caso englobou a realização de entrevistas semiestruturadas, a análise documental e a utilização de dados estatísticos recolhidos pelos proponentes da formação, constituindo-se, como informantes-chave, duas formadoras, seis ex-formandas e a Diretora. Conclui-se por uma homogeneidade curricular transversal a todas as modalidades de formação derivada do primeiro currículo concebido centralmente pela Direção-Geral de Administração Escolar, bem como por uma ministerialização da Formação Contínua que relega para um plano inferior, através do não financiamento, a formação em Avaliação Externa do Desempenho Docente, privando-a de 12 horas curriculares a partir de 2019, e, consequentemente, da sua dimensão prática, com repercussões na capacitação dos avaliadores externos. Apurou-se que a avaliação da dimensão externa da componente científico-pedagógica se tem operado – tanto no que respeita à formação como aos procedimentos burocráticos inerentes ao processo de observação de aulas – como um receituário pronto a aplicar, perpetuando, por isso, a discussão sobre a competência e legitimidade dos avaliadores externos e, consequentemente, sobre as finalidades da Avaliação de Desempenho Docente. Finalmente, apresentam-se recomendações para a formação contínua em Avaliação Externa do Desempenho Docente e discute-se o estatuto dos avaliadores externos.