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- Pragmatismo, design-based research e investigação-açãoPublication . Pereira, Alda; Oliveira, IsolinaNeste artigo as autoras analisam e refletemsobre as caraterísticas de duas abordagens ligadas a uma epistemologia da prática: Design-Based Research e Investigação-Ação e o seu enquadramento no Paradigma Pragmático da investigação em Educação.A Design-Based-Research engloba um conjunto de abordagens com o objetivo de produzir novas teorias, artefactos e práticas com impacto na aprendizagem em contextos naturais; a Investigação-Açãoé orientada para a ação ou ciclos de ações que os membros de uma organização/comunidade, podendo incluir constituintes externos, desenvolvem em torno de uma situação problemática visando o melhoramento de práticas.As raízes e a evolução das duas abordagens são distintas, porémpartilham assunções fundamentais e traduzem olhares investigativos sobre a prática com subtis diferenças. A análise dos respetivos traços ontológicos, epistemológicos e metodológicos a elas subjacentes justificam a sua inclusão no Paradigma Pragmático de Investigação em Educação
- Como acolher os estudantes ciganos na escola pública?: do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatóriosPublication . Caetano, Pedro; Mendes, Maria Manuela; Magano, OlgaNo quadro europeu de uma aposta estratégica em sociedades cada vez mais escolarizadas e inclusivas, o desafio da presença de diferentes culturas nas escolas requer a implementação de políticas que promovam a não discriminação. No entanto, os ciganos Portugueses constituem-se ainda como um grupo cultural e étnico aparentemente imune aos objetivos destas políticas, em virtude do enorme preconceito social e histórico que impende sobre os seus membros. Neste sentido, foi realizada uma investigação visando colocar à prova um conjunto de possibilidades relativas à melhor forma de acolher estudantes ciganos na escola pública. Foram inquiridos 700 alunos não ciganos de 3 escolas do ensino médio da Grande Lisboa. Seguindo a perspetiva de uma sociologia eminentemente compreensiva, foi mobilizado um questionário baseado em cenários com o objetivo de captar junto dos estudantes não ciganos a forma mais conveniente da escola acolher estudantes ciganos discriminados numa outra escola. Os resultados mostram que, para a maioria dos inquiridos, os ciganos devem ser socializados através de procedimentos táticos, ou individualizados por meio de dispositivos morais ou funcionais de modo a serem convenientemente assimilados.
- A escrita poliédrica de Ana Hatherly: caminhos de um território reinventadoPublication . Milheiro, Dalila Maria Teixeira; Vila Maior, DionísioAtravés do nosso estudo, pretendemos investigar os contornos e as particularidades de algumas facetas da escrita literária de Ana Hatherly, comprovando que constituem novos caminhos que originam uma escrita singular, com criações originais e registos híbridos, em constante reinvenção. Como corpus literário, selecionamos três obras hatherlyanas que se apresentam mais representativas da temática em estudo e que abarcam a variedade da sua escrita: O Mestre (1963), na linha da narrativa de ficção experimental, Anacrusa – 68 sonhos (1983), enquanto escrita onírica, e 463 Tisanas (2006), compilação das suas criações poéticas em prosa. Ambicionamos confirmar que as palavras na obra literária hatherlyana tomam diferentes formas e sentidos e, nesta perspetiva, destacamos os processos de experimentação discursiva e as reinvenções da linguagem em sintonia com a Autora que vê a escrita como o seu território de investigação e de improvisação. No nosso ponto de vista, a escrita hatherlyana visa criar outras escritas, fornecendo pistas para desvendar o conhecimento e a aprendizagem. Tal como Ariadne dá o fio a Teseu para este encontrar a saída do labirinto, também Ana Hatherly, através do ato criador/criativo da sua escrita/das suas palavras, dá ao leitor a ponta do novelo para encontrarmos o sentido labiríntico da escrita, uma escrita com muitas vertentes e riquezas. Ao dar-nos o fio, a Autora concede-nos igualmente a memória (o passado) e, portanto, o reconhecimento do caminho para a sua escrita enquanto território fértil de desafios e reinvenções. Assim, o nosso desejo é encontrar o sentido em aberto que une os fios/as linhas da escrita/dos textos à semelhança de Ariadne.
- Inovação pedagógica em escolas de educação básica da rede pública de ensino do distrito federal – BrasilPublication . Costa, Catarina Fontoura; Neves, Cláudia; Jesus, José Sérgio deTrata-se da Dissertação do Mestrado em Administração e Gestão Educacional que aborda o tema inovação pedagógica, com a análise empírica nas escolas públicas do Distrito Federal brasileiro, buscando responder à seguinte questão: Como ocorre a inovação pedagógica em escolas de Educação Básica da rede pública de ensino do Distrito Federal? Tem como objetivo geral analisar a implementação de projetos pedagógicos inovadores na Educação Básica da rede pública de ensino do Distrito Federal. O trabalho está estruturado inicialmente com o seu enquadramento geral que permite a contextualização do tema, questões de investigação, objetivos e a sua justificação. Em um segundo momento, é realizado o enquadramento teórico, com a discussão dos constructos: escola tradicional, inovação pedagógica e modelos pedagógicos, que sustentam e fundamentam o trabalho de campo. O percurso metodológico é descrito sob uma perspectiva qualitativa da investigação, tendo em vista que foi realizada a análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos de duas escolas públicas do Distrito Federal consideradas inovadoras pela Secretaria de Educação do Distrito Federal e recolhidos dados por meio de entrevistas com as diretoras e coordenadora pedagógicas. Os dados gerados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os Projetos Político-Pedagógicos foram fruto de uma construção coletiva que culminou na eleição da gestão das escolas para implementação de um modelo pedagógico inovador, estruturado a partir de uma comunidade de aprendizagem. A percepção das gestoras aponta que o processo de implementação das ações pedagógicas inovadoras se encontra em estágio avançado em ambas as escolas e que os dispositivos pedagógicos propostos no projeto estão implantados, em sua maioria, e presentes no cotidiano escolar e na cultura organizacional. A participação dos atores sociais é efetiva no processo decisório e há uma prática coletiva no fortalecimento da missão e valores propostos para as escolas. Conclui-se que a comunidade de aprendizagem possui efetividade e que houve avanços consideráveis a partir da implementação do novo modelo pedagógico. Para pesquisas futuras, percebe-se a necessidade de ampliar a recolha de dados com outros membros da comunidade escolar como pais, alunos e parceiros, bem como estender a investigação para um número maior de escolas.
- Açorianos na terra da abundância: diálogos multiculturais a partir de Álamo Oliveira, Marcolino Candeias e Onésimo AlmeidaPublication . Rosa, Duarte Manuel Gonçalves da; Vila Maior, Dionísio
- A supervisão pedagógica na política e na prática educativa: o olhar da avaliação externa das escolas em PortugalPublication . Seabra, Filipa; Mouraz, Ana; Henriques, Susana; Abelha, MartaA Avaliação Externa das Escolas (AEE) tem sido reconhecida, em Portugal, como um importante mecanismo de produção de mudanças nas escolas do ensino não superior, muito embora essas mudanças nem sempre pareçam atingir o cerne da ação educativa – a sala de aula. Atualmente no seu terceiro ciclo de implementação, a AEE privilegia o foco nos processos, concretamente nos processos de ensino. Tal justifica que prestemos um olhar atento à forma como processos orientados para a melhoria da prática letiva, como é o caso da supervisão pedagógica, são conceptualizados nos referenciais que orientam a AEE e nos relatórios que dela resultam. O estudo realizado baseou-se na análise documental dos referenciais dos 3 ciclos de AEE, dos relatórios do 3.º ciclo de AEE e, quando possível, e de forma complementar, de relatórios das mesmas escolas avaliadas em ciclos anteriores, numa lógica diacrónica. O corpus documental foi sujeito a análise de conteúdo. Os resultados salientam a presença de referências à supervisão desde o 1º ciclo de AEE, e uma tendência, sobretudo nos relatórios do 3.º ciclo, para valorizar uma supervisão pedagógica de matriz colaborativa, bem como para considerar que essa prática ainda não está completamente implementada nas escolas.
- Geoconservation in the Cabeço da Ladeira Paleontological Site (Serras de Aire e Candeeiros Nature Park, Portugal): exquisite preservation of animals and their behavioral activities in a Middle Jurassic carbonate tidal flatPublication . Machado, Susana; Mergulhão, Lia; Pereira, Bruno Claro; Pereira, Pedro; Carvalho, Jorge M. F.; Anacleto, José António; Carvalho, Carlos Neto de; Belo, João; Paredes, Ricardo; Baucon, AndreaThe Cabeço da Ladeira paleontological site in central Portugal became known as the “Jurassic Beach”. Formerly an active quarry, the site was protected in order to preserve the large exposures of a Middle Jurassic (early? Bajocian) carbonate tidal flat with an outstanding fossil record. This multidisciplinary paleontological work involving experts from several national and international research and geoconservation institutions was carried out under the umbrella of the Institute for Nature Conservation (ICNF), since this geosite is located within the Serras de Aire e Candeeiros nature park. Cabeço da Ladeira has provided exquisitely preserved body fossils, especially echinoderms, together with the exceptional preservation of their, and other, animal’s behaviors. It is also a hotspot to understand the diversity of bivalves in the Middle Jurassic. Due to the large area of the geosite, the international relevance of the findings, and the risk of weathering and destruction of the fossils, a geoconservation plan has been developed by ICNF with the support of local authorities. After several years of being open to visitors without proper control, the Cabeço da Ladeira paleontological site is now conditioned to organized groups of researchers, schools, and tourists. Some body fossils were collected for studies and included in the national collections of the Geological Museum (Lisbon). Moreover, casts have been made to protect holotypes of trace fossils, also providing ways to replicate this fossil record in temporary exhibitions. A long-term experimental study to conserve the limestone bedding plane exposures and their fossil contents was started in order to develop the best geoconservation strategy with an aim to reduce the damage produced by the increasing tourist demand on natural sites. Cabeço da Ladeira and other geosites in protected areas are key to communicating an evolutionary approach to environmental education, and their geoconservation must be a priority to improve their long-term use as (geo)tourism attractions.