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- From Humboldt to Netflix: examples of how to promote student agency in higher educationPublication . Casanova, DiogoStudent agency is becoming widely discussed in higher education, particularly in response to a sector that is increasingly becoming dominated by ’new managerialism’ approaches influenced by massification, competition and marketisation. Reflecting on this existing context, this chapter aims to discuss the role of the student in higher education. The chapter starts with a brief contextualisation of Humboldtian ideals of higher education and how these connect with student agency. We reflect on how agency is being portrayed into the system as part of ‘policy technology’, which does not fully empower the students´ role. At this stage, the notion of ´power’ balance is introduced which will add to the discussion of how this ‘power’ shapes the concept of lecturer and student agency at different stages of university practices. We then discuss how student agency can be promoted in higher education by looking at learning environments, assessment, and the curriculum. We provide examples and case studies drawn from the literature. Within the curriculum we finalise by discussing a Netflix approach to higher education based on blockchain technology and personalisation of learning. This provocative scenario aims to foster readers to reflect on possible changes into higher education pillars, particularly those related to curriculum design and quality mechanisms. The paper ends with a short reflection on how cultural aspects in different higher education institutions may shape the level of students’ ownership and self-regulation of their learning process.
- A alteridade na revisitação de um Portugal setecentista: as “Mémoires pour servir à l’histoire de ma vie” de Giuseppe GoraniPublication . Avelar, Ana PaulaNeste ensaio examina-se o Portugal setecentista descrito nas Mémoires pour servir à l᾽histoire de ma vie de Giuseppe Gorani (1811-16). Parte-se do conceito seminal de representação de Louis Marin, e através da sua reflexividade e transitividade perscrutasse as relações sociais. A par da análise da representação de diferentes realidades e formas de estar no mundo reflecte-se sobre a “condição histórica” do autor. Gorani elaborou um discurso memorialista autobiográfico, expondo o seu percurso de vida, detalhando como entre 1765-67 se vivia em Portugal. Assim, contextualiza-se um autor e o seu tempo e analisa-se a sua revisitação de Portugal, revelando-se a alteridade plasmada nas Mémoires deste cidadão das “Luzes“.
- Populações migrantes em tempos de pandemia da covid-19: desafios psicossociais, comunicacionais e de saúdePublication . Ramos, NatáliaO texto discute e analisa os inúmeros impactos da pandemia Covid-19 no mundo atual, ao nível individual e coletivo, bem como no plano psicológico, físico e social, como confirmados pela evidência científica. Destaca como esta pandemia global, aumentou vulnerabilidades, riscos e problemas psicossociais, de saúde mental e pública, doença, mortalidade, medos, angústia, ansiedade, isolamento e sofrimento psicológico, nas populações nacionais e migrantes, sobretudo das mais vulneráveis e em situação de exclusão, em que estão incluídos alguns indivíduos e grupos, nomeadamente idosos, crianças e jovens, migrantes e refugiados. Veio acentuar desigualdades sociais e de saúde já existentes, no âmbito dos nacionais e, em particular, dos migrantes, sobretudo dos imigrantes em situação irregular, agravando as condições socioeconómicas e sanitárias e os riscos de infeção e doença das populações mais desfavorecidas e dificultando o acesso à informação sobre os riscos e a medidas de proteção. No contexto atual, em que o mundo se vê confrontado com uma pandemia global, com impactos a vários níveis, o texto salienta ainda a importância de promover a solidariedade e os direitos humanos fundamentais; de assegurar o acesso equitativo e universal aos serviços básicos e aos cuidados de saúde, incluindo à saúde mental, ao apoio psicossocial e psicoterapêutico da população, em particular dos migrantes e refugiados; de desenvolver estratégias e políticas preventivas e interventivas de informação e comunicação culturalmente competentes, que promovam a proteção e a diminuição dos riscos e impactos da Covid-19 e favoreçam a qualidade de vida, a saúde, o bem-estar e a resiliência de todos, sobretudo dos mais vulneráveis.
- Metacognitive challenges to support self-reflection of students in online software engineering educationPublication . Pedrosa, Daniela; Fontes, Mario Madureira; Araújo, Tânia; Morais, Ceres Germanna Braga; Bettencourt, Teresa; Pestana, Pedro Duarte; Morgado, Leonel; Cravino, JoséSoftware engineering education requires students to develop technical knowledge and advanced cognitive and behavioral skills, particularly in the transition from novice to proficient. In distance learning, the hurdles are greater because students require greater autonomy, adopting strategies of self and co-regulation of learning. Facing these challenges, the SimProgramming approach has been transposed into the context of DL: e-SimProgramming. In the second iteration of e-SimProgramming implementation (2019/2020), one adaptation was inclusion of metacognitive challenges (MC) to promote students’ self-reflection on their learning process. We explain the design of the two types of implemented MCs. We provide qualitative and quantitative analysis of: 1) evolution of MCs submission throughout the semester, identifying regularity and completion within deadlines and their relationship to student success; 2) students’ perceptions of MCs. Results show a positive correlation between high MC submission and student success, greater interest and involvement of students in type 2 MCs and positive perceptions of students about MCs.
- Escalonamento de pedidos no paradigma Fog Computing: proposta de um modelo sensível ao contexto e avaliação do seu desempenhoPublication . Barros, Celestino Lopes de; Rocio, Vitor; Sousa, André; Paredes, HugoOs pedidos de execução de aplicações na arquitetura cloud e no paradigma fog são geralmente heterogéneos e o escalonamento nessas arquiteturas é um problema de otimização com múltiplas restrições. Neste artigo, fizemos um levantamento sobre os trabalhos relacionados com o escalonamento na arquitetura cloud e no paradigma fog, identificamos as suas limitações, explorarmos perspetivas de melhorias e propomos um modelo de escalonamento sensíveis ao contexto para o paradigma fog. A solução proposta utiliza a normalização Min-Max, para resolver a heterogeneidade e normalizar os diferentes parâmetros de contexto. A prioridade dos pedidos é definida através da aplicação da técnica de análise de Regressão Linear Múltipla e o escalonamento é feito utilizando a técnica de Otimização de Programação Não Linear Multiobjetivo. Os resultados obtidos a partir de simulações no kit de ferramentas iFogSim, demonstram que a nossa proposta apresenta um melhor desempenho em comparação com as propostas não sensíveis ao contexto.
- Composição corporal, ingestão nutricional e perceção da influência da alimentação na prática desportiva em atletas praticantes de futsal: um estudo exploratórioPublication . Brum, Sílvia; Moura, Ana Pinto de; Franchini, BelaO futsal é uma modalidade desportiva relativamente recente e, embora seja uma modalidade em crescimento, até ao momento não existem recomendações nutricionais para praticantes de futsal. Contudo sabe-se que a alimentação influência significativamente o rendimento desportivo, dada a alimentação ser o veículo de obtenção de energia e nutrimentos. A presente investigação procurou avaliar a composição corporal, a ingestão nutricional e hábitos de sono e de treino de atletas de futsal Sénior Masculinos do Campeonato Nacional da II Divisão de Futsal - Série Açores, bem como avaliar a perceção destes atletas da influência da alimentação na prática desportiva. Recorreu-se à antropometria para avaliação da composição corporal (n=68) e à aplicação de questionários às 24 horas anteriores em 3 dias distintos para avaliação da ingestão alimentar (n=20) utilizando o programa informático Nutrium® e à entrevista como técnica de recolha de informação para avaliação da perceção (n=20), utilizando o programa informático QSR Nvivo 10®. Embora a maioria dos atletas apresente uma composição corporal saudável, detetou-se elevada prevalência de excesso de peso, sobretudo nos atletas que participaram da avaliação da ingestão nutricional e perceção. Da avaliação da ingestão nutricional verificou-se inadequação, isto é, baixa em energia e hidratos de carbono e elevada em lípidos e álcool. Do discurso dos atletas demonstrou-se que os mesmos entendem o conceito de alimentação saudável, embora a maioria admita poder melhorar a sua alimentação, sendo que a falta de tempo e a dificuldade em abandonar os alimentos preferidos foram os principais obstáculos identificados à prática de uma alimentação saudável. Em relação ao desempenho, os atletas referiram poder melhorá-lo, através de certos alimentos a evitar ou a promover. Uma minoria dos atletas consumia suplementos para melhoria do desempenho.
- What is the relation between circular economy and sustainability?: answers from frontrunner companies engaged with circular economy practicesPublication . Walker, Anna Maria; Opferkuch, Katelin; Roos Lindgreen, Erik; Raggi, Andrea; Simboli, Alberto; Vermeulen, Walter J. V.; Caeiro, Sandra; Salomone, RobertaThe circular economy (CE) concept has become a major interest for companies, promising new business opportunities and a decrease in environmental impacts. Though research on circular business models has recently increased, few scholars have investigated how companies engaged with CE view the connection between CE and sustainability. To address this gap, this paper uses a semi-quantitative survey and semistructured interviews conducted with companies based in Italy and the Netherlands. Purposive sampling was employed to target firms associated with national and international CE networks, as these companies already engage with CE practices. The survey was distributed online to over 800 firms, of which 155 provided information on their understanding of the CE concept and its relationship with sustainability. The survey results are complemented through findings from 43 interviews with a subset of the survey respondents. The survey answers show that companies view CE as one of the tools to achieve sustainable development, particularly in the environmental domain, where the focus lies on environmentally friendly resource use. Yet, the respondents are less confident whether CE increases economic and social benefits of firms. Interviews show that a majority of respondents position sustainability as the overarching concept. However, most companies advocate that the private sector should strive for both sustainability and circularity, though the distinction between the two concepts in daily business operations seems synthetic and futile to some. These findings provide an important stepping stone for better understanding how firms could apply CE practices to move towards a more sustainable society.
- Media locativos digitais como instrumentos mediadores do contacto com a natureza: estudo de caso sobre a aplicação de um programa de geolocalizaçãoPublication . Jenkins, Anabela Pimentel da Silva; Aires, LuísaA presente investigação visa analisar as perspetivas de uma comunidade de utilizadores sobre o papel mediador dos jogos locativos digitais no contacto com a natureza. Este estudo foi desenvolvido no contexto do destacamento militar dos Estados Unidos da América em Joint Base McGuire-Dix-Lakehurst, sendo mais concretamente integrado no âmbito do programa de atividades recreativas denominado Outdoor Recreation. O público-alvo é uma comunidade militar no ativo e na reserva, seus familiares diretos e pessoal civil com acesso à instalação, independentemente da idade. Na base desta escolha temática assenta a necessidade de criar um jogo locativo digital capaz de promover aprendizagens ubíquas no contacto com a natureza, através do uso das tecnologias móveis. Neste sentido, prosseguimos à formulação da questão que norteia este trabalho: Como podem os media locativos digitais promover o ócio e, particularmente, o contacto com a natureza? No seguimento desta questão, pretendemos atingir os seguintes objetivos: a) desenvolver um programa de geolocalização mediado por media locativos digitais; b) analisar de que forma o recurso às tecnologias digitais móveis contribui para o desenvolvimento de atividades ao ar livre e consequente reaproximação à natureza; c) explorar as potencialidades dos jogos locativos digitais na aprendizagem ubíqua; d) analisar as experiências e conhecer as perspetivas dos utilizadores do programa. A nível de orientação metodológica, apresentamos um Estudo de Caso orientado pelos princípios do Design-Based Research com recurso a uma metodologia predominantemente qualitativa, pretendendo-se estudar as perspetivas dos utilizadores sobre o uso do jogo locativo baseado na atividade de Geocaching no contexto de uma base militar. Através da implementação de um programa protótipo de geolocalização criado para este propósito pretendemos compreender o papel mediador dos meios locativos para a promoção do contacto com a natureza, numa perspetiva de desenvolvimento humano.
- Interactive FAQ system in e-learning environment using chatbotPublication . Wesley, Anila; Rocio, VitorDurante os primeiros dias na universidade em um ambiente virtual de aprendizagem, os alunos terão muitas dúvidas e confusão sobre o modelo pedagógico, notas de aprovação e vários outros fatores. Essas perguntas tendem a se repetir a cada ano e um tutor responde a essas perguntas individualmente. O aluno pode obter uma resposta após um número mínimo de dias. Para resolver este problema, pretendemos criar um chatbot para responder às FAQs durante os primeiros dias do semestre e fornecer o suporte necessário para os alunos durante a fase de transição. As vantagens deste chatbot é que ele pode atender os alunos instantaneamente 24 horas, 365 dias, independentemente do local, dia e fuso horário do aluno. Outra vantagem é que aumenta a interação, o que proporciona uma sensação de apoio aos alunos. Chatbot é criado usando IBM Watson. Os diálogos necessários são alimentados no Watson na forma de intents. Em seguida, um sistema de diálogo é projetado para se comunicar com os alunos, conectando as intenções. Este serviço é então integrado ao ambiente virtual de aprendizagem por meio de um plugin para ajudar os alunos a obter respostas dentro do próprio ambiente de aprendizagem.
- Atos de fala e estratégias de delicadeza no desenvolvimento da competência pragmática de alunos de Português Língua Não Materna no contexto de ensino alemãoPublication . Lajewski, Leda; Almeida, Carla Aurélia deO presente trabalho de investigação insere-se no âmbito do Mestrado Português Língua Não Materna da Universidade Aberta. Pretende-se refletir a respeito das realizações dos atos ilocutórios diretivos, comissivos, expressivos e assertivos e das estratégias de delicadeza positiva e negativa a partir da constituição e delimitação de um corpus composto por vinte e três diálogos de produção oral realizados por dezessete alunos dos níveis A1.2/A1.3 e B1/B2 de Português em Hamburgo, na Alemanha. A pesquisa fundamenta-se nos estudos do campo da Pragmática Linguística. Analisamos o desenvolvimento da competência pragmática a partir da realização de atos ilocutórios em interações desenvolvidas em contextos específicos com o objetivo de verificar de que maneira os atos de fala e as estratégias de delicadeza são produzidos pelos alunos de Português Língua Não Materna. Além disso, desenvolvemos uma Ficha Sociolinguística com informações a respeito do perfil sociológico, linguístico e cultural dos alunos. A partir da recolha e da análise dos resultados obtidos, constatamos que a maioria dos alunos não apresenta dificuldades em formular atos de fala, principalmente indiretos, e utiliza estratégias de delicadeza principalmente em atos de convite e atos expressivos.