Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-20"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa VistaPublication . Duarte, Helena Margarida Casal; Bastos, GlóriaEste trabalho é o resultado de uma aventura que teve início aquando da identificação de um problema: a existência do espaço de uma Biblioteca ao abandono, que provocava o descontentamento de uma inteira comunidade educativa. Na linha mais positivista do pensamento humano, problemas são desafios e esse foi o ponto de viragem no destino da Biblioteca onde decidimos intervir. No percurso investigativo que construímos, abordamos inicialmente um conjunto de elementos que enquadram a problemática, nomeadamente o papel e a importância da biblioteca escolar e aspetos relacionados com os desafios educativos de um jovem país como Cabo Verde. No estudo empírico apresentamos os procedimentos seguidos para o percurso de transformação da biblioteca: análise da situação da biblioteca (análise SWOT) e propostas de melhoria, aplicação de um questionário aos professores e desenvolvimento de algumas atividades de promoção da biblioteca. Os dados recolhidos mostram que a mudança necessária para termos uma Biblioteca Escolar, no liceu em estudo, está ao alcance de uma estreita colaboração entre a direção, o corpo docente e os parceiros adequados.
- O papel da biblioteca escolar na promoção e motivação da leitura: implementação do projeto Voluntários de LeituraPublication . Matos, Marta; Bastos, GlóriaA atual conjuntura social, cultural e económica, não enfraqueceu, de modo algum, o papel da leitura no mundo do conhecimento, pelo contrário, tornou-a uma atividade essencial na vida do cidadão do século XXI. Estamos conscientes do quão fundamental é a leitura, enquanto ferramenta que possibilita o acesso ao saber e ao conhecimento do Eu, do Outro e do Mundo, que possibilita o desenvolvimento de um caminho de liberdade, de abertura ao conhecimento e à reflexão, que conduz à formação de cidadãos críticos e interventivos. Assim, reconhecemos ser importante desencadear meios e implementar estratégias que permitam promover nos nossos alunos hábitos de leitura e, sobretudo, o gosto pela leitura. O ponto de partida para o estudo em curso prende-se com a intenção de refletir sobre a problemática da leitura, dado que a leitura se apresenta como um dos desafios da sociedade, em geral, e da Escola e da Biblioteca Escolar, em particular. A leitura é encarada como tema que nos permite conciliar uma abordagem de duas vertentes essenciais no contexto de trabalho da biblioteca escolar: o seu papel na motivação e promoção da leitura e os contributos na formação cidadã dos alunos. Nesta investigação analisou-se a abordagem a uma estratégia em particular: a implementação do Projeto Voluntários de Leitura “Amigos a ler” que tem como atores principais os próprios alunos. Na base da implementação deste projeto está a intenção de cativar, partilhar, envolver e comprometer, que são, em suma, conceitos que vemos como pilares fundamentais para a cultura do prazer de ler em articulação com os propósitos mais gerais do voluntariado.
- Influência da religião na alimentação nas comunidades Católicas e Adventistas do Sétimo Dia em Cabo Verde: um estudo exploratórioPublication . Semedo, Daniel António Tavares Varela; Moura, Ana Pinto deA alimentação é um fator imprescindível para a manutenção da vida e faz parte da rotina diária das pessoas. A nível individual, a escolha alimentar é influência por diversos fatores, destacando-se o sensorial, o preço, a conveniência, a saúde/bem-estar, bem como a sustentabilidade ambiental ou a religião este último inserido na cultura de um povo. A presente investigação visa avaliar de que modo a religião influência a alimentação, nomeadamente junto de comunidades Católicas e Adventistas do Sétimo Dia, em Cabo Verde. Para o efeito, utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo-se a entrevistas semiestruturadas. Através da análise dos relatos discursivos aos 30 participantes, mediante a categorização dos mesmos, foi possível identificar três grandes categorias: i) relação do participante com a sua religião; ii) influência da religião na alimentação; e iii) avaliação das práticas alimentares propostas pela religião para a saúde/bem-estar. Verificou-se que os participantes Adventistas do Sétimo Dia estão mais envolvidos com a religião, do que os participantes Católicos. Por outro lado, verificou-se que para os Adventistas do Sétimo Dia, a religião influência diariamente as escolhas alimentares, ao nível da compra e do consumo, enquanto que essa influência faz-se notar nos Católicos principalmente em momentos pontuais (Quarta-feira de Cinzas e nas Sextas-feiras que precedem a Páscoa). Finalmente, os Adventistas do Sétimo Dia destacam que a prática da sua religião trás benefícios para a sua saúde e bem-estar, contrapondo com os Católicos que não identificaram benefícios diretos para a saúde pelo facto de praticarem esta religião, embora tenham referido que a mesma contribui para o seu bem-estar.