Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-24"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Missão e organização da escola na perspetiva dos professores e dos alunos : um estudo num agrupamento de escolas no concelho de ViseuPublication . Rodrigues, Marco André Gonçalves; Henriques, SusanaA investigação subjacente a esta dissertação centra-se num estudo de caso num Agrupamento de Escolas do Concelho de Viseu e tem como objetivo avaliar o grau de satisfação dos alunos e professores relativamente ao funcionamento da escola que frequentam. Ao apresentar o “ponto de vista”/perceção de alunos e professores, atores centrais da escola, pensamos estar a contribuir para a mudança cultural escolar, a criação de novas dinâmicas nas organizações escolares e, consequentemente, melhoria no serviço que prestam. Mais especificamente, procura-se identificar e hierarquizar os pontos fortes e aspetos menos positivos da escola, para que o diagnóstico da organização escolar permita potenciar futuras intervenções de melhoria do Agrupamento. Esta reflexão pretende também comparar as realidades dos estabelecimentos de ensino básico com 2º e 3º ciclos do Agrupamento, visando obter informação mobilizável para o processo de construção da cultura organizacional. Para a sua concretização recorremos a uma abordagem quantitativa, aplicando um inquérito por questionários aos alunos e aos docentes. Através deste estudo foi possível recolher sugestões que poderão contribuir para a melhoria do funcionamento e do serviço prestado pelo Agrupamento. Os resultados obtidos permitiram ainda concluir que, tanto alunos como professores, fazem uma apreciação bastante positiva do serviço prestado pelas escolas, sendo de notar, no entanto, que o facto de integrarem uma escola e não a outra tem influência nas opiniões dos inquiridos.
- Criação, desenvolvimento e avaliação de um sistema de gestão de aprendizagem para formação empresarial onlinePublication . Polainas, Ana Cláudia Gordo; Moreira, J. AntónioNuma sociedade cada vez mais competitiva e exigente, onde a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação é cada vez mais uma realidade incontornável, torna-se fulcral criar condições para que as empresas e os profissionais possam apostar fortemente no desenvolvimento das suas competências digitais. Desta forma, as comunidades de prática, os ambientes de aprendizagem colaborativa e o eLearning podem assumir um papel preponderante e fulcral no desenvolvimento dessas competências. Verificando-se a crescente utilização das TIC e o aumento da competitividade empresarial, acompanhada pela dificuldade na realização de formação em formato tradicional, surge a necessidade de desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem que colmate as diversas barreiras existentes. O presente estudo teve como principal objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de uma plataforma de aprendizagem online, tendo-se optado pela metodologia de Development Research e pela incorporação das fases do modelo ADDIE. Para a concretização do estudo foram aplicados testes de usabilidade, inicialmente a peritos e, posteriormente aos utilizadores da amostra. Concluiu-se o estudo com a aplicação de um questionário de satisfação. Após a análise de todos os fatores verificou-se que o protótipo cumpre os requisitos de usabilidade propostos por Nielsen – capacidade de aprender, eficiência, capacidade de memorizar, erros e satisfação.
