Browsing by Issue Date, starting with "2011-09"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Comportamentos de saúde e doença numa comunidade Cabo-Verdiana em LisboaPublication . Bäckström, BárbaraO objetivo foi compreender como os indivíduos se comportam em termos de saúde e o que fazem em caso de doença. Análise comparativa realçou semelhanças e divergências de práticas de saúde ou em caso de doença. O estudo foi efetuado numa amostra de 40 cabo-verdianos da primeira geração residentes na região de Lisboa, dividida em subgrupos: grupo social, geração e genero. Baseou-se em metodologia qualitativa com entrevistas semi-estruturadas. As práticas analisadas foram agrupadas em preventivas e de saúde, práticas utilizadas em episódios de doença, recursos para prevenção e tratamento, utilização de remédios caseiros e outros recursos ou terapeutas. Indivíduos experimentaram, ao nível das práticas, três sistemas de saúde que coexistiam em Cabo Verde, oficial, popular e tradicional e o recurso à religião. O discurso acerca das práticas de saúde e de doença demonstrou existirem diferenças, em alguns aspectos, entre grupos sociais e entre generos e gerações. Práticas de saúde destes imigrantes são idênticas às dos portugueses em contextos socioeconomicos semelhantes. Resultados sugerem existência de diferenças entre grupos sociais relativamente às práticas, na esfera da saúde e da doença. Mais que cultura e etnicidade, que se moldam às condições materiais de existência, neste estudo, o nível socioeconomico determinou as maiores diferenças a interferir nas práticas de saúde e doença, de grupo com cultura de base comum. Em geral, os indivíduos sobrevalorizaram sua identidade étnica e cultura de origem. Pertencimento a grupos sociais diferentes dá origem a partilha do sentimento de pertença cultural, mas não a comportamentos e práticas idênticos.
- Sistema pericial em PROLOG no diagnóstico do potencial agrícola de solosPublication . Siqueira, Jucilene de Medeiros; Rocio, VitorAs análises laboratoriais de amostras de solo ocupam lugar de destaque como instrumento diagnóstico do potencial produtivo. Estas análises podem estimar as propriedades físicas, químicas e nutricionais dos solos, tornando-se a base para manejo do solo e recomendação de corretivos e fertilizantes destinados a agricultura. Um perito em ciências do solo é capaz de estimar tais propriedades. Por outro lado, considerando o avanço da tecnologia da informação, é possível realizar operações inferenciais automáticas. A substituição do perito pela inteligência artificial visa automatizar o processo de diagnóstico. Tal fato sugere o desenvolvimento do sistema pericial aplicado à ciência do solo suportado pela programação em lógica (linguagem PROLOG), baseado em regras com raciocínio difuso, possibilitando a utilização do conhecimento dos peritos declarados em literatura e armazenadas na base de conhecimento do sistema. Este trabalho apresenta o sistema pericial PROLOGCC, com a elaboração de um protótipo, obtendo como resultado a viabilidade funcional do sistema pericial com raciocínio difuso em PROLOG, no diagnóstico do potencial agrícola de solos. O sistema pericial proposto sugere a construção de um sistema que pode ser introduzido na engenharia de biossistemas com maior complexidade, visando automatizar as análises periciais nas ciências do solo.
- Recensão crítica : Pedro Tamen : um teatro às escurasPublication . Coelho, Paula Mendes
- The impact of learning marine biodiversity “by doing”, in 8th school year studentsPublication . Seixas, Sónia; Gonçalves, Susana; Diniz, Olavo; Fonseca, Ana; Seabra, CláudiaFor Students from the 8th school year of the Portuguese educational system, Natural Sciences and Project Area units are mandatory. With the objective of learning marine biodiversity “by doing”, an activity involving both units was implemented during 6 months. Firstly students were given a conference by external experts. Secondly students worked in the field (intertidal platform - protect Biophysics of Avencas) collecting animals and registering the biodiversity. Thirdly, in the lab, they tried to identify the species collected. Finally, at the classroom, students prepared different types of works: models, posters, films, PowerPoint’s, etc. The best works were submitted to the national contest KIT MAR. To evaluate the impact on students, surveys were implemented before and after. Results demonstrated that students appreciated the methodology and knowledge has improved.
- Recensão crítica : Récits et mythes de fondation dans l'imaginaire culturel occidentalPublication . Dias, Isabel de Barros
- A Web 2.0 no ensino da psicologia do desenvolvimento : desenvolvimento de competências em técnicos de educaçãoPublication . Costa, Angelina; Mocho, Helena; Morgado, LinaAs TIC e as ferramentas Web 2.0 são especialmente indicadas para incorporar nos currículos do ensino superior e poderem ser usadas quer para ensinar quer para aprender. Este processo implica uma nova abordagem da parte dos professores e dos estudantes. Este artigo apresenta a experiência desenvolvida numa unidade curricular de psicologia do desenvolvimento dirigida à formação de técnicos de educação no ensino superior. A finalidade é, através dos modelos e perspectivas da psicologia do desenvolvimento, desenvolver um conjunto de competências técnicas e instrumentais de intervenção em educação, bem como competências de desenvolvimento pessoal como as metacognitivas. Embora seguindo um modelo pedagógico virtual para o ensino a distância, o desenho do processo de aprendizagem está fortemente ancorado na inovação e exploração de novas abordagens ao ensino. Contextualizada num ambiente virtual de aprendizagem controlado e fechado (Moodle) a actividade dos estudantes é desenvolvida com o suporte dum conjunto de ferramentas Web 2.0. O processo de aprendizagem é orientado por actividades onde os estudantes desenvolvem tarefas significativas e produzem artefactos digitais que publicam em espaços pessoais usando para isso uma variedade de ferramentas e serviços como blogues, prezi, avatares, mapas conceptuais, linhas do tempo entre outros.