Browsing by Issue Date, starting with "2008-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Competências para a formação docente : metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competênciasPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira do; Silva, Dirceu da; Dominguez Garrido, Maria Concepción; García García, Francisco; Biaanchini, David; Garbin, Mônica Cristina; Medina Rivilla, AntonioOs ambientes virtuais de aprendizagem podem ser compreendidos como espaços técnicos e pedagógicos de trabalho educativo. Possuem ferramentas que são utilizadas e substituem as interações do ensino presencial. Além dessa perspectiva nosso objetivo neste artigo é analisar os ambientes de aprendizagem identificando quais os elementos técnicos e pedagógicos de uma metodologia de uso desse espaço virtual, especificamente para facilitar o desenvolvimento de competências e habilidades docentes. A metodologia de pesquisa utilizada sob o enfoque qualitativo foi puramente descritiva e nos possibilitaram chegar a resultados de grande valor para o uso dos ambientes de aprendizagem, delineando uma sequência metodológica e didática de uso.
- Transformação do comércio do Vinho do Porto (e dos Vinhos de Lisboa, Setúbal e Algarve) com o Brasil, 1780-1833Publication . Jacquinet, MarcEntre 1780 e 1833, o sector do vinho em Portugal atravessou uma grande transformação, não só ao nível da produção e do comércio como ao nível da regulação do próprio sector. As invasões francesas perturbaram a produção de vinho, o seu comércio, a sua organização e o seu ambiente empresarial. As invasões são ainda um tema controverso enquanto ao seu verdadeiro impacto e ao seu significado específico. A época é de grande mudança, passamos, em pouco mais de quatro décadas, do sistema pombalino ao advento do liberalismo. Sugerimos algumas e três contributos concretos. Primeiro, qual foi o impacto quantitativo e qualitativo das invasões napoleónicas? Segundo, na base da literatura de economia empresarial, formulamos quatro hipóteses: (l) renovação do tecido empresarial, (2) modificação da organização da exportação de vinho para o Brasil, (3) modificação dos comportamentos dos empresários, e (4) estabilização do sector na década de 1830. Terceiro, ligamos a realidade empresarial e a situação política do país à transformação da regulação do sector.
- Novas dimensões do marketing (parte 1)Publication . Jacquinet, MarcRecurso de estudo para a uc 61041 de Gestão de PME contendo alguns elementos de estudo sobre as transformações da função de marketing.
