Browsing by Author "Silva, Celestina"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Um focus group em webconferênciaPublication . Santos, José Rui; Silva, CelestinaHoje o mundo está impregnado de tecnologias. Elas inscreveram-se nas nossas rotinas diárias moldando a forma como percecionamos o mundo e no próprio código genético do homem do século XXI. As potencialidades que lhes estão subjacentes são múltiplas e inumeráveis. E, se outros méritos não tivessem, por mais tecnofóbica que seja a forma como as olhamos, reconhecemos-lhes o mérito de permitirem a aproximação e comunicação em tempo real entre indivíduos ainda que situados nos lugares mais recônditos do planeta. Neste cenário, estranho seria pois que as tecnologias não estivessem presentes na investigação em ciências sociais. Com efeito, nos dias de hoje, a investigação em geral e a investigação qualitativa em particular, não podem manter-se alheadas do recurso às tecnologias da informação e da comunicação, quer porque são parte constituinte do comportamento coletivo do homem de hoje, quer porque a comunicação eletrónica se impôs como uma ferramenta que os investigadores podem usar para recolher dados, para lhes dar um sentido e para os representar. O facto de as tecnologias de informação e comunicação, por um lado, poderem ser utilizadas como meio de recolha de dados e, por outro lado, possibilitarem a superação das dificuldades de reunião entre indivíduos geograficamente afastados, permitiu a concretização do focus group realizado em cenário virtual proporcionado pela plataforma Blackboard Collaborate, de que se fala neste artigo.
- O tempo da escola e o tempo do homem: uma aproximação mediada pelo elearningPublication . Santos, José Rui; Silva, Celestina; Silva, Andréa; Oliveira, RicardoO ritmo acelerado e frenético com que hoje se vive, a sociedade cada vez mais exigente, egoísta e distante do humanismo pré-Era Industrial que parece ter ficado definitivamente amarrado nesse longínquo passado, não permitem ao homem dispor do seu tempo como o fazia outrora. As exigências da Sociedade da Informação são profundamente seletivas e ao homem pouco mais resta senão aprender para continuar incluído. Mas como aprender se a própria sociedade não lhe dá tempo para isso? Na verdade, o tempo da escola já pouco ou nada se coaduna com o tempo do homem e este vê-se obrigado a procurar novas formas, novos modelos, para aprender. É para este homem que o elearning se constitui como resposta às suas necessidades de formação e aprendizagem ao longo da vida. É de elearning e da aproximação do tempo da escola ao tempo do homem que ele permite, que se fala neste artigo.