Browsing by Author "Santos, Maria Ligia Rangel"
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- Aprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de LisboaPublication . Santos, Maria Ligia Rangel; Ramos, NatáliaO estado da arte das práticas de educação a distância e e-learning tem sido questionado em diversos países, ao considerar o descompasso entre a velocidade da emergência das novas tecnologias e o ritmo de sua incorporação nas atividades educativas e de gestão acadêmica nas instituições de ensino, bem como a sua qualidade e impacto sobre a aprendizagem, em todo o mundo. Várias publicações têm surgido, buscando delinear e problematizar teorias e métodos que fundamentam as práticas pedagógicas, as escolhas tecnológicas, os processos de ensino-aprendizagem, a qualidade e impacto. Este trabalho trata das principais contribuições da Universidade de Lisboa (UAb-PT) ao conhecimento da aprendizagem móvel em contexto intercultural, através do estudo da produção científica em nível de pós-graduação realizada nesta universidade, delineando-se os principais objetos, teorias, métodos e conclusões da pesquisa nessa temática. A relevância de um estudo que focalize a produção desta instituição, pioneira em educação a distância em Portugal, é evidenciada pelas características das sociedades no mundo globalizado em constante movimento, tornando o contato e convivência, mediados pelas tecnologias, entre os povos e culturas uma marca nunca vista em outros tempos da história de humanidade. Aprender é ao mesmo tempo necessidade e consequência desse modo de estar no mundo.
- Educação permanente em saúde no Brasil na modalidade EAD: produção científica em periódicosPublication . Santos, Maria Ligia Rangel; Ramos, Natália; Queiroz, Giovanna SantanaAções educativas para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil devem se basear na Educação Permanente em Saúde (EPS), com vistas a colocar o trabalho como centro do processo ensinoaprendizagem. O Ministério da Saúde, em 2010, criou o Sistema UNA-SUS para ampliar a EPS, incorporando novas tecnologias educacionais a distância (EAD). Este trabalho objetiva analisar a produção científica brasileira publicada em periódicos sobre a EPS na modalidade EaD no SUS, no período de 1999 a 2015, através de um estudo exploratório e descritivo e de revisão crítica da literatura científica, identificada mediante buscas na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Portal CAPES. Os resultados apontam o crescimento do número de publicações ao longo dos anos, embora seja escassa a publicação científica sobre a EaD na área da saúde. Os estudos na área da saúde não parecem sintonizados com o extenso debate que ocorre na área de educação acerca da educação a distância, principalmente a partir da utiização das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) na EaD, evidenciado a partir da fragilidade da sua produção cientifica.
- Polifonia e inovação nas práticas educativas no ensino superiorPublication . Santos, Maria Ligia Rangel; Ramos, NatáliaEste estudo focaliza a experiência do modelo pedagógico e-learning na Universidade Aberta de Lisboa, Portugal (UAb-Pt), mediante a análise das vozes dos sujeitos das práticas educativas. A teoria dialógica de Bakhtin direciona o estudo às vozes que compõem a polifonia: o discurso acadêmico / científico, o discurso oficial dessa universidade, e o discurso dos sujeitos da prática. A metodologia envolveu revisão da literatura, análise de documentos e realização de entrevistas semi-estruturadas com docentes e tutores. Ao nível dos resultados tentou compreender-se como os sujeitos interpretam e desenvolvem o modelo e como este se traduz em inovações, dificuldades, facilidades e desafios na prática educativa para a realização dos objetivos do projeto político pedagógico, na situação europeia atual. Ao nível das considerações finais conclui-se que o ensino na modalidade a distância tem contribuído para o sucesso educacional e para a inclusão social por meio da educação, aspecto que ganha relevância nas vozes estudadas.
- Práticas pedagógicas e escolhas tecnológicas na Universidade Aberta ‐ PortugalPublication . Santos, Maria Ligia Rangel; Ramos, NatáliaEste estudo trata da polifonia em torno do modelo pedagógico e-learning praticado na Universidade Aberta de Lisboa, Portugal (UAb-Pt). Realiza-se a análise das vozes dos sujeitos das práticas educativas, à luz da teoria dialógica de Bakhtin. A metodologia envolveu revisão da literatura, análise de documentos e realização de entrevistas semiestruturadas com docentes e tutores. Ao nível dos resultados tentou compreender como os sujeitos interpretam e desenvolvem o modelo e como este se traduz em dificuldades, facilidades e desafios na prática educativa para a realização dos objetivos do projeto político pedagógico, na situação europeia atual. Ao nível das considerações finais conclui-se que o ensino na modalidade a distância tem contribuído para o sucesso educacional e para a inclusão social por meio da educação, aspecto que ganha relevância nas vozes estudadas.
