Browsing by Author "Santos, Carla"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretoresPublication . Santos, CarlaO tema da liderança educacional e da autonomia das escolas tem vindo a ser alvo de acesas discussões na esfera educativa portuguesa. Progressivamente, o Estado português tem vindo a apresentar um conjunto de medidas de caráter legislativo que visam a atribuição da autonomia aos estabelecimentos de ensino públicos. Porém, todo este processo é muito lento, quer pela falta de consciencialização política, espírito democrático, conhecimento da problemática educacional portuguesa e regional, quer pelo desconhecimento dos problemas locais onde se insere a escola. Neste artigo apresentamos uma investigação direcionada para a identificação dos estilos de liderança dos diretores de duas escolas (escola de sede e outra de menor dimensão) do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Machico, da Região Autónoma da Madeira e procurámos saber se os projetos por eles liderados promovem a autonomia em construção. Tivemos como eixo estruturante desta investigação as políticas educativas no âmbito da liderança e da autonomia da escola que resultaram das várias reformas que têm vindo a ser implementadas, após um período marcante para a história da democracia em Portugal, o 25 de abril de 1974. A nossa motivação foi compreender as razões que estão na origem de alguns constrangimentos que revestem a prática da liderança e contribuir, se possível, para a realização de desígnios realistas que permitam uma transformação significativa da atuação do líder e dos seus colaboradores na celebração dos contratos de autonomia que subscreveram. A natureza complexa do fenómeno da liderança educacional e o facto de termos analisado com profundidade a realidade de duas escolas do 1.º ciclo do concelho de Machico, fez- -nos optar, do ponto de vista metodológico, pela abordagem ao estudo de caso múltiplo, de natureza qualitativa, tendo sido adotados a entrevista e o questionário como técnicas de recolha de dados. Os resultados evidenciam que o estilo que mais se destaca na liderança dessas diretoras é o transformacional e que estas desempenham um papel central na orientação, moderação e decisão em matéria de prática de autonomia educativa.
- Satellite meeting ISI-committee on risk analysis and XI Workshop on Statistics, Mathematics and Computation: book of abstractsPublication . Oliveira, Amilcar; Grilo, Luís; Carapau, Fernando; Dias, Cristina; Santos, Carla; Oliveira, Teresa A.This Book includes the abstracts of the talks presented at the 2017 Satellite Meeting ISI-CRA in honour of Professor David Banks, jointly with the 11th Workshop on Statistics, Mathematics and Computation (WSMC11), hosted at the Politechnic Institute of Portalegre and Universidade Aberta. The location of the meeting was at Universidade Aberta in Lisbon and Politechnic Institute of Portalegre in Portalegre.The meeting organizers celebrated the continued success of WSMC12 and the Satellite Meeting of ISI-CRA. The Executive Committee was constituted by: Teresa Oliveira (Portugal), Lidia Filus (USA), Christos Kitsos (Greece) and M. Ivette Gomes (Portugal).