Browsing by Author "Naime, Eduardo Harb"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Gestão em educação a distância: desenvolvimento do material didático em ensino a distância numa universidade corporativaPublication . Naime, Eduardo Harb; Afonso, Ana Paula; Vieira, MárciaA mudança ocorrida, a partir da utilização das tecnologias de informática e comunicação, alteraram de forma significativa o modelo até então existente no processo de ensino-aprendizagem e da gestão do conhecimento a partir da maior utilização do EaD como novo modelo de aprendizagem, pela mudança no formato pelo qual o estudo passou a ser feito – de livros, apostilas e cadernos para sites, blogs e pesquisa em link’s e hiperlink’s da internet. O objetivo principal desta pesquisa é conhecer o Modelo de Desenvolvimento do Material Didático em EaD adotas nas Universidades Corporativas nas empresas estatais no Brasil com base no modelo pedagógico proposto por Behar (2009) e de desenvolvimento de design instrucional desenvolvido por Filatro (2008), face ao desafio de manter as equipes motivadas e atualizadas em relação aos novos produtos, serviços e conhecimentos necessários para a sustentabilidade empresaria. A pesquisa proposta tem como base a abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, com disponibilização de pesquisa por questionário online para os coordenadores/gestores das universidades corporativas definidas para preenchimento. Buscamos conhecer a evolução ocorrida no processo de educação corporativa, da universidade corporativa e do material didático em EaD, desafios e oportunidades. A pesquisa procura, além colaborar no desenvolvimento da Educação Corporativa e da Universidade Corporativa e do desenvolvimento do material didático sob em EaD, permitir que haja uma maior reflexão quanto a importância deste material como facilitador do processo de aprendizagem. A principal cooperação deste trabalho está na ampliação do debate que deve ocorrer quando da tomada de decisão quanto ao material a ser disponibilizado considerando as questões que envolvem a qualidade dos cursos, objetivos a serem alcançados, estímulo a continuidade da busca do conhecimento e crescimento pessoal e profissional.
- Reflections on distance education management in Brazil: case studies on the development of didatic material in distance education in corporate universitiesPublication . Naime, Eduardo Harb; Afonso, Ana Paula; Vieira, Márcia de FreitasThe development of didactic material in Distance Education has been discussed in an incipient way in academic circles, through research focused on design models, and ways of using new technologies - videos, blogs, and social networks among others - with greater emphasis on public universities, thus neglecting the corporate universities. This paper presents the research conducted to identify the Management Model for the Development of Didactic Material in Distance Education adopted in Corporate Universities in state-owned companies in Brazil.The research carried out is based on a qualitative approach, focused on the analysis of multiple case studies. The data collection used the literature review and the online questionnaire for the coordinators/managers of the selected corporate universities. The data analysis leads to the conclusion that the 3 universities under study use the open and contextualised instructional design models, but do not use the ADDIE model in the development of the courseware. As for the model of management of the development of the teaching material, it was concluded that it is closed and defined by the company. This research has triggered new questions that need to be answered: i) what difficulties prevent the application of the ADDIE model in the development of instructional design in Corporate Universities?, ii) what future for corporate universities in Brazil's education system?