Browsing by Author "Morais, Armindo"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Iniciação ao português L2 a distância: um desafio possívelPublication . Dias, Helena Bárbara; Manuelito, Helena; Morais, ArmindoA distância pode constituir um espaço privilegiado para o ensino de línguas desde que haja condições para proporcionar um ambiente confortável e flexível para a sua aprendizagem. De facto, partindo do que hoje conhecemos sobre aquisição de uma língua não materna (LNM), é possível, através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), construir ambientes didáticos para uma aprendizagem dinâmica, nos quais cada estudante pode, dentro de alguns parâmetros, ser construtor e gestor do seu próprio ambiente de aprendizagem. A Universidade Aberta está a desenvolver um Curso de Iniciação ao Português (LNM) baseado em tarefas, totalmente a distância, correspondendo ao nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Nesta comunicação pretende-se não apenas mostrar as potencialidades das TIC mas também o modelo em que todo o Curso assenta.
- Narrativas conversacionais : a introdução de enunciados narrativos em situação de interacção oralPublication . Morais, Armindo; Batoréo, HannaNo dia-a-dia somos produtores e consumidores prolíficos de histórias. Subscrevendo a posição de Ochs & Capps (2001:2), cremos que o acto de narrar socialmente cria um espaço fundamental para o desenvolvimento de esquemas explicativos que permitem compreender acontecimentos e reflectir colaborativamente sobre situações específicas e sobre o seu papel na biografia de cada um. Mas o próprio processo de narração, associado às estratégias activadas pelos locutores para a construção da narrativa, conduz ao estabelecimento de um conhecimento partilhado e reforça o sentido de proximidade entre indivíduos, promovendo uma comunhão de crenças e valores. O actual estudo descreve as Narrativas Conversacionais como partes desta interacção social. Assim, elas não são concebidas como representações fixas ou prédeterminadas de acontecimentos passados, mas como reconstituições e reconstruções das suas memórias sob uma perspectiva específica que se adapta ao contexto da sua produção, no qual adquirem uma função comunicativa própria. Como se procurará demonstrar, os narradores reconstroem verbalmente memórias de acontecimentos ou de outras histórias com uma intenção particular e tendo presente um público determinado (Capítulo 2). É ainda objectivo do presente trabalho estabelecer a forma como as Narrativas Conversacionais surgem e interferem no fluxo da conversação onde são realizadas. Ao observar a sua produção no seio de interacções orais foi possível identificar a existência de actividades comunicativas que são responsáveis pela transição entre a narrativa e o cotexto não-narrativo que as rodeia. É nossa intenção mostrar como os narradores, no quadro do desenvolvimento tópico da conversação, recorrem a Actividades Introdutórias como Anúncios e Resumos, para se apoderar do espaço/tempo enunciativos de forma legitimar a sua introdução (Capítulo 3). Por último pretende-se demonstrar como os narradores transformam uma sequência temporal de acontecimentos, organizada de uma forma mais ou menos previsível, num acto narrativo intencionalmente marcado. Neste caso, focalizar-se-á a análise nas estratégias discursivo-pragmáticas que revelam as atitudes, sentimentos, interesses e envolvimento do locutor com o tópico do enunciado narrativo, com a própria narração e / ou com a interacção com o(s) seu(s) interlocutores. (Georgakoupoulou, 1977; Smith, 2004 [2003]) Como se pretende demonstrar, estas estratégias de envolvimento ajudam a organizar o acto de narração, asseguram a sua compreensão e conduzem a sua interpretação. Propomos, assim, acrescentar a uma descrição estrutural da sequência narrativa uma micro-análise das estratégias avaliativas utilizadas pelo narrador com o intuito de desenvolver uma possível retórica da narrativa conversacional (Capítulo 4).
- Português de viva voz : curso em e-learning de português língua não maternaPublication . Dias, Helena Bárbara; Manuelito, Helena; Morais, ArmindoO curso Português de Viva Voz, desenvolvido na Universidade Aberta de Portugal de acordo com os primeiros níveis (A1, A2, B1) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), estrutura-se num ambiente de aprendizagem próprio, que combina as vantagens das tecnologias de e-learning com uma conceção de competência comunicativa plural, em que os diversos aspetos que a compõem - linguísticos, socioculturais e pragmático-discursivos - surgem integrados numa aprendizagem baseada em tarefas.
- Quando e porquê contamos uma história? Narrativa e argumentação: o caso das narrativas conversacionaisPublication . Morais, Armindo; Batoréo, HannaIn the present paper we pretend to search an answer to the initial question presented in our title, asking when and why we tell stories within oral interaction. Based on the analysis of the conversational narratives from the corpus Morais (2011), and rooted in our previous research (Batoréo 2005, Morais 2006, Morais 2011, Morais & Batoréo 2012), we show that in nearly sixty per cent of all Conversational Narratives included in the analysed corpus stories are used in oral interaction as mere argumentative strategies, being either of (i) illustrative or of (ii) foundational character. While interacting verbally with others, the narrator uses his/her story as a discursive strategy, in order to exercise his/her verbal power and authority on other interveners, involving them emotionally in the interaction process.
- A violação do protocolo do contrato comunicacional narrativoPublication . Morais, Armindo